• 1. Apresentar e discutir com os alunos as condições demográficas, sócio-econômico-políticas e culturais que determinaram o envelhecimento populacional brasileiro 2. Discutir os conceitos e determinantes de saúde e doença da população idosa 3. Discutir as políticas públicas específicas e as práticas de cuidado à população idosa à luz da Promoção da Saúde 4. Discutir experiências de Promoção de saúde e envelhecimento: criação de espaços de apoio à promoção da saúde; fortalecimento da participação comunitária e re-orientação dos serviços de saúde. 5. reconhecer e analisar criticamente os recursos formais e informais na lógica da Promoção da Saúde e das Políticas Públicas de Atenção e Proteção à pessoa idosa
  • O Curso tem por objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de: · Analisar historicamente os conceitos que tem orientado os trabalhos de saúde com a comunidade no Brasil e as metodologias utilizadas nestas experiências; · Apresentar a Promoção como novo paradigma da Saúde Pública; · Relacionar Educação, Comunicação, Participação e Segurança Alimentar como instrumentos de Promoção à Saúde; · Relacionar Saúde e Meio Ambiente; · Contextualizar o papel do profissional de Nutrição em programa de Promoção da Saúde junto à comunidade; · Refletir sobre a possibilidade de desenvolver atividades pertinentes à sua área de especialização junto à população excluída.
  • Propiciar condições para que o pós-graduando: - analise historicamente o papel da educação na orientação de trabalhos em saúde e em meio ambiente no Brasil e na América Latina. - identifique e interprete as relações entre educação, saúde e meio-ambiente; -analise criticamente diferentes tendências pedagógicas, presentes na prática da educação em saúde; - discuta questões referentes à participação popular e empowerment; - reflita sobre os conceitos de informação/educação/comunicação; - analise as possibilidades e limites de diferentes métodos utilizados na prática da educação em saúde;
  • Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de: - Explicar as condições sócio-econômicas-políticas e culturais que favoreceram a emergência e a integração da Promoção da Saúde com o Sistema Único de Saúde. - identificar e diferenciar os referenciais teóricos de promoção da saúde e prevenção de doenças relacionando-os aos resultados esperados pelas diferentes abordagens, - Analisar a relação Promoção da Saúde, equidade, intersetorialidade e participação política (movimentos e atores sociais); - Identificar e explicar os campos de ação da Promoção da Saúde (proposição de políticas públicas saudáveis, criação de espaços de apoio à promoção da saúde; desenvolvimento de habilidades pessoais, fortalecimento da participação comunitária e re-orientação dos serviços de saúde) relacionando aos modos de atuação (processo educativo, comunicação social e advocacia em saúde)