Museu Paulista
  • DISCIPLINA: FOTOGRAFIAS EM ACERVOS MUSEOLÓGICOS

    Docentes: Profas. Dras. Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho.

    Divisão de Acervo e Curadoria/Museu Paulista da USP

     

    EMENTA

    Fornecer aos alunos noções básicas de curadoria de acervos fotográficos, demonstrando o potencial do documento para o desenvolvimento de problemáticas históricas no campo das representações sociais e introduzí-los no universo técnico e instrumental do tratamento documental em Museus de História. A aproximação de abordagens próprias da pesquisa historiográfica com procedimentos técnicos almeja discutir a relevância dos critérios de processamento de documentos fotográficos para a produção de conhecimento e apontar para um amplo campo profissional para o futuro historiador.

     

     

    PROGRAMA

     

    AULA 1 (17/08)

    Apresentação do curso e dos textos para seminários e aulas. Formação de grupos de seminário.

    Apresentação do filmeUma vida iluminada.

    Título Original: Everything is Illuminated,  100 minutos, EUA, 2003.
    Site Oficial:
    http://wip.warnerbros.com/everythingisilluminated
    Direção: Liev Schreiber / Roteiro: Liev Schreiber, baseado em livro de Jonathan Safran Foer  / Música: Paul Cantelon / Fotografia: Matthew Libatique.

    AULA 2 (24/08)

    Aula teórica: Fotografia e noção de veracidade.

     

    AULA 3 (31/08)

    Aula teórica: Processos técnicos fotográficos praticados no século XIX e início do XX.

    Convidado: Marcos Roberto Dias (fotógrafo especializado em processos fotográficos do século XIX, ateliê Brasil Oriente/SP).

     

    AULA 4 (14/09)

    Aula teórica: A conservação de acervos fotográficos.

    Convidada: Leandro Lopes (SENAC/SP)

    Seminário:

    FIGUEIREDO, Stela Horta; MOSCIARO, Maria Clara; SILVA, Ivy. Conservação da coleção de álbuns fotográficos do Museu da Imagem e do Som de Goiás In: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 15, número 1, jan-jun 2007, p. 281-302.

    EASTOP, Dinah. Material Culture in Action: Conserving Garment Deliberately Concealed within Building. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 13, jan-jun 2005, p. 187-206.

    AULA 5 (21/09)

    Aula teórica: Tratamento documental de acervos fotográficos I.

     

    AULA 6 (28/09)

    Aula teórica: Tratamento documental de acervos fotográficos II.

    Seminário:

    LOPEZ, André Porto Ancona. La clasificación archivística como actividad previa para la descripción de documentos imagéticos. In: AGUAYO, Fernando & ROCA, Lourdes (coord). Imágenes e investigación social. México: Instituto Mora, 2005, p.243-270.

    SEGALA, Lygia. A coleção fotográfica de Marcel Gautherot. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 13, ju-dez, 2005, p. 73-134.

     

    AULA 7 (05/10)

    Aula teórica: O fenômeno do colecionismo e a narrativa do objeto.

    Seminário:

    MENESES, Ulpiano T. Bezerra. “Memória e Cultura Material: Documentos Pessoais no Espaço Público”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.11, n.21, 1998, p.89-103.

    SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Souvenir de ma carrière artistique. Uma autobiografia de Julieta de França, escultura acadêmica brasileira. In: Anais do Museu Paulista, n. 1, v.15, jan-jun, 2007, p. 249-278.

     

    AULA 8 (19/10)

    Aula teórica: Coleções digitais e cultura visual

    Seminário:

    SASSON, Joanna. Photographic materiality in the age of digital reproduction. In: EDWARDS, Elizabeth & HART, Janice. Photographs objects histories. On the materiality of images. London & New York: Routledge, 2003.

    AGUAYO, Fernando & ROCA, Lourdes (coord.) Apresentação e análise do site http://lais.mora.edu.mx/ff

     

    AULA 9 (26/10)

    Aula teórica: Coleções institucionais e curadoria: a fotografia nos museus de arte.

    Convidada: Helouise Costa (Museu de Arte Contemporânea/USP)

    Seminário:

    KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: O Fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, pp. 40-59.

     

    AULA 10 (09/11)

    Aula teórica: Tratamento documental de acervos fotográficos III.

    Seminário:

    MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento – Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, n.14, jan.-jun. 2003, p. 131-151.

     

    AULA 11 (16/11)

    Aula teórica: Coleções institucionais e curadoria: estudo de caso - padrões temáticos e formais em séries de retratos.

    Seminário:

    BAITZ, Rafael. Imagens da América Latina na revista The National Geographic magazine (1895-1914). São Paulo, 2004, 210 p Tese (Doutorado).

     

    AULA 12 (23/11)

    Aula teórica: Os campos de circulação da fotografia e as operações de sentido.

    Seminário:

    KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

     

    AULA 13 (30/11)

    Aula teórica: O que é imagem digital? 

    Professor Convidado: Thales Trigo (fotógrafo, diretor da escola de fotografia Fullframe/SP).

    Seminário:

    DUBOIS, Philippe. De la verosimilitud al index. Pequeña retrospectiva histórica sobre la cuestión del realismo en la fotografia. In DUBOIS, Philippe. El acto fotográfico: de la reproducción a la recepción. Barcelona: Ediciones Paideia, 1986, p. 20-51.

     

    AULA 14 (23/11)

    Prova escrita.  

     

    AULA 15 (30/11)

    Entrega das notas e comentários sobre as provas.


     

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA

     

    ACERVO. Número especial sobre Fotografia. Revista do Arquivo Nacional Rio de Janeiro, v. 6, n1-2. Jan-dez, 1993.

    ANAIS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL , v. 32, 2000

    ANAIS DO MUSEU PAULISTA DA USP, v. 6/7, 1998-1999 (editado em 2003).

    ANAIS DO MUSEU PAULISTA DA USP, v. 12, 2004.

    CARVALHO, Vânia Carneiro de; FILIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de. Tratamento de fotografias. Projeto como Fazer. São Paulo: AAB, 1998.

    CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Maria Cristina Rabelo de; RODRIGUES, Tânia Francisco. “Fotografia e história: ensaio bibliográfico”. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo. N.S. v.2. p.253-300.jan/dez.1994.

    COSTA, Helouise. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo : Cosac Naify, 2004.

    FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia – Usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.

    FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil, 1840-1900. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte/fundação Nacional Pró-Memória, 1985.

    FREUD, Gisèle. La fotografía como documento social. Barcelona: Grafos, 1983.

    GASTAMINZA. Félix Del Valle. La fotografia como objecto desde la perspectiva Del análiseis documental. In: AGUAYO, Fernando & ROCA, Lourdes (coord). Imágenes e investigación social. México: Instituto Mora, 2005, 219-242.

    KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no século XIX. São Paulo: MEC/FUNARTE, 1981.

    KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

    KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

    MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo/Rio de Janeiro: Brasiliense/Instituto Nacional da Fotografia, 1984.

    PAVÃO, Luis. Conservação de colecções de fotografia. Lisboa : Dinalivro, 1997.

    SMIT, Johanna. “Análise da imagem: um primeiro plano”. In: SMIT, Johanna V.(org.). Análise documentária: análise da síntese. Brasília: MCT/CNPq/IBICT, 1987.p.99-11.

    SONTAG, Susan. O Mundo-Imagem. In: ____ Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 169-195.