Disciplinas Interdepartamentais da FMRP
- Gerais: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compreender as principais tarefas de desenvolvimento do ciclo vital do ser humano, os efeitos de fatores de risco e recursos do contexto psicossocial sobre os indivíduos e ter atitudes compreensivas das suas necessidades psicológicas e de seus pacientes. Específicos: 1) Identificar, analisar e compreender as principais tarefas de desenvolvimento do ciclo vital do ser humano, incluindo as etapas evolutivas da pessoa nas fases da infância, adolescência, maturidade e envelhecimento; 2) Identificar e analisar os efeitos de fatores de risco e recursos do contexto psicossocial no desenvolvimento de indivíduos da população geral; 3) Ter atitudes clínicas compreensivas das necessidades psicológicas de seus pacientes; 4) Identificar e caracterizar os processos psicológicos e os comportamentos (facilitadores ou não) da relação médico-paciente na fase diagnóstica e terapêutica; 5) Reconhecer os processos psicológicos envolvidos na profissão médica e aprender estratégias de regulação dos mesmos.
- GERAIS: - Contribuir para que o acadêmico de Fisioterapia adquira conhecimento teórico sobre a Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório, bem como fornecer conhecimento sobre as principais Fisiopatologias Pulmonares. - Fundamentar conceitos e princípios fundamentais próprios da Fisioterapia Respiratória Ambulatorial e Hospitalar - Fornecer ao acadêmico conhecimento das técnicas de avaliação e tratamento em Fisioterapia Respiratória - Fornecer ao acadêmico de Fisioterapia o conhecimento da atuação na prevenção como no tratamento das pneumopatias. - Fornecer ao acadêmico fundamentação e embasamento científico da Fisioterapia Respiratória visando com isso despertar o senso crítico dos profissionais que atuam nesta especialidade. - Orientá-los, contribuindo para a formação ética deste futuro profissional ESPECÍFICOS: Espera-se que, após a conclusão do curso de Fisioterapia Respiratória, os alunos estejam aptos a: - Demonstrar conhecimento e habilidade em avaliar pacientes, por testes clínicos ou pelo manuseio de equipamentos de avaliação em Fisioterapia Respiratória. - Definir, planejar e executar o tratamento adequado aos pacientes com doenças pulmonares ou comprometimento pulmonar consequente a outras doenças e/ou disfunções. - Demonstrar habilidade em manusear os equipamentos e executar técnicas manuais aplicados em pacientes com doenças pulmonares ou comprometimento pulmonar consequente a outras doenças e/ou disfunções. - Dominar programas de Reabilitação Pulmonar. - Demonstrar domínio básico do uso tecnicamente correto dos equipamentos e técnicas utilizados em Ventilação Mecânica e Monitoração Respiratória.
- Docente: Anamaria Siriani de Oliveira
- Docente: Tainan de Castro Silva
- Docente: Cristine Homsi Jorge Ferreira
A disciplina irá introduzir os diferentes níveis de atenção à saúde com foco na equipe de saúde e na atuação do fisioterapeuta na atenção primária e secundária
- Ao término da disciplina o estudante deverá estar capacitado a: a) identificar os fatores pertinentes ao paciente, ao médico e ao meio ambiente que seja favorecedores ou inibidores da adequada relação médico-paciente; b) compreender os mecanismos envolvidos na comunicação entre o médico e o paciente; c) aplicar técnicas efetivas de entrevista médica, visando a obtenção de dados do paciente e de sua família; d) compreender a estrutura da anamnese convencional; e) identificar os sintomas mais comuns e os indícios de problemas ativos de saúde física e mental; f) realizar a anamnese em situações habituais; g) entender as particularidades e as dificuldades da comunicação com o paciente e sua família em situações especiais.
- Utilizar os princípios de mecânica, anatomia musculoesquelética e fisiologia neuromuscular para estudar o movimento humano abordando os diferentes segmentos do corpo (cabeça, tronco e membros) e estados e postura bípede e marcha
- 1. Ampliação do treinamento ambulatorial ao aluno de graduação do 5º ano médico no diagnóstico clínico e laboratorial e na definição de métodos terapêuticos das doenças endócrinas e metabólicas. 2. Contato dos alunos com métodos laboratoriais e de pesquisa utilizados em Endocrinologia e Metabologia.
- Ensino dos princípios básicos da oncologia clínica através de aulas expositivas sobre os fundamentos da epidemiologia, da fisiopatogênese e do tratamento do câncer. Atividades práticas com pacientes dos ambulatórios e das enfermarias envolvidas na assistência de pacientes oncológicos. Discussão de casos clínicos previamente selecionados que ilustrem as etapas envolvidas no diagnóstico, estadiamento, tratamento, monitoramento da resposta e manejo das principais complicações encontradas na oncologia. Discussão de temas científicos, éticos e legais relevantes a oncologia clínica.
- Gerais: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compreender as principais tarefas de desenvolvimento do ciclo vital do ser humano, os efeitos de fatores de risco e recursos do contexto psicossocial sobre os indivíduos e ter atitudes compreensivas das suas necessidades psicológicas e de seus pacientes. Específicos: 1) Identificar, analisar e compreender as principais tarefas de desenvolvimento do ciclo vital do ser humano, incluindo as etapas evolutivas da pessoa nas fases da infância, adolescência, maturidade e envelhecimento; 2) Identificar e analisar os efeitos de fatores de risco e recursos do contexto psicossocial no desenvolvimento de indivíduos da população geral; 3) Ter atitudes clínicas compreensivas das necessidades psicológicas de seus pacientes; 4) Identificar e caracterizar os processos psicológicos e os comportamentos (facilitadores ou não) da relação médico-paciente na fase diagnóstica e terapêutica; 5) Reconhecer os processos psicológicos envolvidos na profissão médica e aprender estratégias de regulação dos mesmos.