• Por meio de uma reconstrução histórica da experiência acadêmica moderna, a disciplina propõe a abordagem de um conjunto de aspectos sociológicos envolvidos no debate sobre as funções sociais da educação superior e os modelos institucionais de produção e reprodução da cultura e do conhecimento científico e tecnológico. Incorporando os termos do problema no âmbito da sociedade brasileira e explorando sua configuração contemporânea, em relação ao credenciamento profissional e ao estabelecimento da natureza (e das formas de produção e transmissão) do conhecimento legítimo, pretende-se que o trabalho no âmbito desta disciplina contribua para o entendimento sociológico das diferentes visões que se manifestam e se confrontam em políticas acadêmicas, políticas públicas, movimentos políticos e demandas sociais da atualidade.
  • Os movimentos sociais constituem uma das principais formas de mobilização coletiva nas sociedades ocidentais contemporâneas. Esta disciplina visa apresentar as principais correntes de interpretação dessas modalidades políticas de ação coletiva, particularmente as teorias dos movimentos sociais, bem como uma apresentação das variações empíricas do fenômeno, com foco no caso brasileiro. Ao oferecer uma introdução às principais teorias sociológicas que se dedicaram a explicar os movimentos sociais em par com suas diferentes ocorrências, o curso visa propiciar ao aluno a constituição de uma perspectiva crítica e comparada acerca do fenômeno.
  • Esta disciplina visa a introduzir os estudantes do Curso de Ciências Sociais nos procedimentos de pesquisa mais usuais nas Ciências Sociais e levá-los à compreensão do papel da pesquisa empírica no desenvolvimento científico.


  • Esta disciplina visa a introduzir os estudantes do Curso de Ciências Sociais nos procedimentos de pesquisa mais usuais nas Ciências Sociais e levá-los à compreensão do papel da pesquisa empírica no desenvolvimento científico.
  • Esta disciplina visa a introduzir os estudantes do Curso de Ciências Sociais nos procedimentos de pesquisa mais usuais nas Ciências Sociais e levá-los à compreensão do papel da pesquisa empírica no desenvolvimento científico.








  • Esta disciplina visa a introduzir os estudantes do Curso de Ciências Sociais nos procedimentos de pesquisa mais usuais nas Ciências Sociais e levá-los à compreensão do papel da pesquisa empírica no desenvolvimento científico.
  • O
    curso tem o objetivo principal de introduzir os alunos na discussão
    internacional sobre os racismos contemporâneos, para tanto se vale da comparação
    histórica entre alguns países selecionados. A versão 2012 do curso focalizará o
    Brasil, Cuba, Estados Unidos e França. O curso visa também familiarizar os
    alunos com a discussão internacional mais conceitual em torno de “raças”,
    classificações raciais, etnias e estigmas. Serão também revisados os principais
    estudos contemporâneos sobre o racismo nessas sociedades e as políticas antirracistas
    em prática ou em discussão nestes países. 

  • Objetivos: Apresentar ao aluno as principais características da reflexão sociológica, a partir das condições histórico-sociais de emergência da Sociologia e das principais correntes de pensamento, clássicas e contemporâneas, que formam a disciplina. Capacitar o aluno a pensar sociologicamente as possibilidades e impasses da vida social na atualidade por meio da discussão de temas como o da construção social do corpo na sociedade contemporânea.

    PROGRAMA

    Módulo I – Conceitos Fundamentais de Sociologia

    O primeiro módulo do curso apresenta uma discussão sobre a emergência histórica da reflexão sociológica tendo como pano de fundo a constituição da sociedade moderna e a especificidade da análise sociológica.

    - Contexto histórico do surgimento da sociologia
    - Principais chaves interpretativas
    - A sociedade como realidade objetiva.
    - A sociedade como realidade subjetiva.

    Módulo II – Ciências Sociais e o corpo

    O segundo módulo discute temas como o da relação indivíduo e sociedade, da identidade, do poder e da dominação tendo como perspectiva principal a questão da construção social do corpo na contemporaneidade.

    - A construção social do corpo na contemporaneidade
    - Lógicas sociais e culturais do corpo
    - Imaginários sociais do corpo
    - O corpo no espelho do social
  • O tema das desigualdades sociais tem se destacado como um dos principais temas do debate sociológico contemporâneo. O objetivo principal deste curso é propiciar aos alunos o entendimento deste tema a partir das seguintes questões: a) Qual o tratamento dado pela sociologia à temática da desigualdade com ênfase nas suas formulações conceituais e seus desdobramentos no campo da pesquisa; b) como se configura o debate sobre desigualdades no Brasil e c) quais são as perspectivas acerca do enfretamento das desigualdades.