• Introduzir os alunos no conhecimento da Pesquisa Científica, a fim de obter respostas a problemas referentes a sua área de atuação.
  • Analisar as diferentes Teorias da Comunicação em interação com os processos e práticas da comunicação digital. Identificar o impacto das tecnologias digitais no âmbito da produção do conhecimento na área de comunicação, sobretudo, em suas expressividades estéticas e tecnológicas. Relacionar a linguagem hipermidiática com os novos tipos de participação dos atores sociais no âmbito cultural, levando em consideração tanto a pesquisa de campo na área de Comunicação, quanto a diversidade das apropriações da tecnologia digital: a criação e expansão de redes sociais e a produção partilhada do conhecimento entre Comunidade e Universidade.
  • Analisar o surgimento do conceito de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na época moderna, procurar novas interpretações e teorias inéditas para compreender as suas novas tendências na sociedade contemporânea. Depois de apresentar uma breve analise histórica sobre o significado filosófico do “opinar” o curso se deterá no estudo do significado sociológico e político da opinião publica moderna. A partir do estudo dos processos de formação midiáticos analisar-se-á as principais teorias e as mais importantes visões surgidas na sociedade de massa. Na parte final o curso buscará problematizar, através do estudo das principais teorias da comunicação a função da opinião publica na época contemporânea, marcada pela superação das formas comunicativas de massa e pela difusão de formas digitais-interativas e simultâneas de trocas de informações.