- Introduzir os alunos nos estilos tradicionais populares do Brasil de tradição oral e proporcionar acesso a meios de transcrição musicais.
As aulas de sexta à tarde não visam imediatamente a performance pública, embora seja uma etapa importante e final do estudo de repertório coral. Essas aulas têm como objetivo principal proporcionar ao aluno a vivência em situações de regência, de conhecimento e estudo do repertório coral: de Machaut a Brahms, Debussy, Stravinsky, brasileiros, etc.
A história do canto coral confunde-se com a história da música. Com exceção de Chopin e mais alguns outros poucos compositores europeus e ocidentais em geral, todos se dedicaram à escrita coral e é possível estudar suas diferentes linguagens através de sua obra coral.
O diferrencial das aulas de sexta à tarde reside no fato de o conteúdo não estar atrelado à performance — o que dá a liberdade de estudar sistematicamente a música coral através da história, sem a preocupação em atender a demandas externas.
O repertório estudado baseia-se num programa de curso, elaborado para que o aluno tenha contato com as mais diversas linguagens corais.
O resultado é a avaliação semestral em forma de apresentação pública, sempre na última terça musical do semestre.
- Objetivos - O curso tem por objetivo proporcionar aos alunos uma visão clara e objetiva da evolução da linguagem musical, situar a História da Música como parte integrante da História e buscar uma crescente compreensão da lógica e da dialética interna das grandes transformações musicais.
- Dotar o aluno de conhecimento básico sobre o desenvolvimento histórico da linguagem musical no período Clássico.
- Objetiva situar a Música Brasileira n contexto da história Nacional, estudando-a como parte integrante da História e Evolução da Música Ocidental. Apreciar e Analisar textos específicos do repertório musical brasileiro, fundamentando-os, como a variedade dos fatos históricos de relevo, com juízo crítico.