• Analisar e produzir material didático escrito e experimental.
  • Esta página é destinada a postagem de textos e informes aos alunos de Práticas em Ensino de Física, bem como a discussão entre estes alunos sobre assuntos relacionados a esta disciplina.

    Proposta do Curso:

    Capacitar os alunos para desenvolver, com autonomia, a integração dos conteúdos de Física e pedagógicos, iniciando-os em práticas profissionais. Promover, planejar, organizar e acompanhar atividades de ensino de Física, a serem realizadas pelos alunos do Curso de Licenciatura, como momentos de iniciação profissional. Essas atividades podem incluir, por exemplo, a proposição de seminários, mini-cursos, oficinas, mini-simpósios ou outros eventos, em escolas, centros de formação e/ou atividades vinculadas a projetos de formação continuada de professores. O objetivo da disciplina é, portanto, o de acompanhar as atividades de estágio em um total de 120 horas, distribuidas em horas-aula e horas-atividade. As características das atividades de estágio deverão corresponder às orientações apresentadas do Programa de Formação de Professores da USP.

  • Programa
    Consta de um conjunto de experiências escolhidas em função dos objetivos gerais do curso. As experiências devem cobrir as leis de conservação da mecânica: energia, momento linear e momento angular, os conceitos de atrito de escorregamento e viscoso, o conceito de trabalho de uma força e tópicos de Física Térmica.