- Os pós-graduandos deverão conhecer os fundamentos da ciência, o saber lidar com novas questões e ordená-las de modo produtivo para convertê-las em propostas de pesquisa, elaborando metodologia pertinente e sabendo dimensionar os recursos necessários para executar a pesquisa. Finalmente ordenar os resultados, saber interpretá-los e dar-lhes forma de comunicação científica. Treinamento prático e discussão dos aspectos relacionados à proposição e metodologia de projetos de pesquisa formulados pelo alunato, caracterização do projeto em suas várias etapas e relação orientador-orientado.
- A disciplina tem como objetivo desenvolver habilidades para redação de artigos completos, revisões de literatura, resumos para publicação em periódicos de Odontologia e áreas afins.
- O pós-graduando deverá estar progressivamente capacitado a entender, interpretar e criticar as informações científicas, os trabalhos experimentais, clínicos e as pesquisas de campo nas mais variadas formas de apresentação. Uma das formas de melhor assimilar tais conhecimentos, habilidades de análise e julgamento está na aquisição de igual competência para realizar experimentos. Numa primeira fase deve adquirir os fundamentos da ciência, o saber lidar com novas questões e ordená-las de modo produtivo para convertê-las em propostas de pesquisa, elaborar metodologia pertinente e saber dimensionar os recursos, de toda natureza para executar a pesquisa. Finalmente ordenar os resultados, saber interpretá-los e dar-lhes forma de comunicação científica. Treinamento prático e discussão dos aspectos relacionados à proposição e metodologia de projetos de pesquisa formulados pelos alunos, caracterização do projeto em suas várias etapas e as formas da relação orientador-orientado. Num segundo momento o aluno deverá conhecer e dominar a aplicação das diferentes metodologias empregadas nas pesquisas científicas de âmbito clínico, laboratorial e epidemiológico.
- Docente: Mary Caroline Skelton Macedo
- Docente: Celso Luiz Caldeira
- Docente: Leandro Augusto Costa
- Docente: Andrea Heloisa Morante Nazare
Objetivos - Durante o desenvolvimento do curso de Endodontia, o aluno de graduação em Odontologia deverá adquirir informações, habilidades e comportamentos específicos que o permitam decidir e atuar com segurança e propriedade no âmbito endodôntico: prevenção, urgência e tratamento. Objetivos específicos: 1. integrar o aprendizado da área básica e das disciplinas clínicas paralelas, com o conhecimento da Endodontia; 2. conhecer e identificar o que é normal e o que está alterado no âmbito endodôntico; 3. desenvolver e adotar medidas convenientes para a prevenção das doenças pulpares e periapicais; 4. determinar as necessidades endodônticas em relação ao tratamento integral do paciente, reconhecendo a interação entre os diversos procedimentos odontológicos; 5. efetuar julgamento clínico na seleção de casos para tratamento e, quando necessário, saber encaminhar a um profissional de maior qualificação; 6. estabelecer plano de tratamento endodôntico, estimando seu prognóstico; 7. adquirir domínio detalhado da técnica endodôntica; 8. adaptar os procedimentos endodônticos adquiridos às realidades sócio-econômicas; 9. estabelecer senso crítico para avaliar propostas endodônticas outras que tenha a oportunidade de conhecer; 10. desenvolver senso crítico para exigir de si mesmo sempre mais, valendo-se dos recursos de educação continuada e leituras; 11. desenvolver uma relação humana com o paciente, ressaltando os aspectos éticos, de respeito e compreensão.