• Permitir ao aluno participante o conhecimento referente ao conceito de doença mental através do tempo. Dessa maneira, apresentar o fato de que esses transtornos caracterizam de maneira clara, a separação da concepção mágica da concepção científica, iniciada a partir do “Corpus Hipocraticum”, sendo sempre permeados pela necessidade de tentar minimizar a dor. Tenta assim, apresentar um panorama evolutivo da Saúde Mental, mostrando sua evolução no decorrer do tempo como aspecto característico da espécie no controle das doenças e no aumento de suas possibilidades adaptativas.
  • Justificar importância de análise de sessões para o estudo de mecanismos e processos de mudança em psicoterapia. Avaliar métodos de coleta e análise de dados de sessões de psicoterapia, verificando se estes conseguem identificar os efeitos que os comportamentos de um membro da díade terapeuta-cliente produz sobre o outro; se estes permitem a identificação de variáveis de controle; se estes permitem comparações entre estudos, de forma a promover generalidade dos resultados obtidos. Elaborar um projeto de pesquisa de análise comportamental de sessões de psicoterapia.
  • Compreender os conceitos apresentados por Skinner para analisar comportamento verbal, de modo a identificar, em sessões terapêuticas, formas de comportamento verbal descritas na obra. Analisar estudos já desenvolvidos na prática clínica comportamental que usam como referencial essa obra. Formular pergunta e método de pesquisa sobre comportamento verbal na clínica.
  • A disciplina objetiva examinar a construção de problemas metapsicológicos em psicanálise e as diferentes formas de abordá-los do ponto de vista clínico. A disciplina visa propiciar ao aluno a reflexão sobre eixos de problematização, legados por Freud: a teoria do sujeito, a noção de pulsão e a articulação entre o ponto de vista tópico, dinâmico e econômico. Procura-se introduzir elementos teóricos para que o aluno possa verificar o potencial crítico-ideológico da experiência psicanalítica, a evolução de seus paradigmas clínicos e a localização de seu projeto terapêutico no âmbito da cultura, tendo em vista a capacidade de sustentação e criação de problemas metapsicológicos em estreita reaferência clínica.
  • Pretende-se que o aluno seja capaz de:
    Desenvolver uma formação teórico-prática referente ao Diagnóstico como procedimento inerente ao atendimento em Psicologia Clínica, e como dimensão fundamental nos diferentes trabalhos realizados pelo psicólogo;
    Obter conhecimentos sobre os subsídios teórico-conceituais do Diagnóstico Psicológico e/ou Psicanalítico e os métodos de atendimento clínico.
    Adquirir uma formação prática através da supervisão do atendimento clínico de clientes inscritos na Clínica Psicológica Durval Marcondes do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP.
    Conscientizar-se da importância da relação psicólogo-cliente e da atitude ética no atendimento clínico.
    ncluira na reflexão critica do aluno, o conhecimento da diversidade sócio-cultural brasileira, de forma a poder melhor auxiliar a quem vem buscar ajuda na clínica-escola.
  • Objetivos: Capacitar o aluno a: Observar a produção do paciente e a partir dessa observação levantar hipóteses diagnósticas; Iniciar a avaliação e interpretação quantitativa e qualitativa dos instrumentos como recursos técnicos no atendimento clínico.