• Este curso tem como público-alvo acadêmicos do 5° semestre do curso de Nutrição - Noturno.

    São objetivos gerais deste curso:

    1. Prover um conhecimento introdutório das respostas orgânicas aos desvios funcionais e dos mecanismos básicos envolvidos na gênese de doenças.
    2. Familiarizar os alunos participantes com o vocabulário utilizado na descrição de processos de doença.

  • Os alunos terão conhecimento dos recursos tecnológicos existentes para prover serviços mediados por tecnologia, e serão treinados com conhecimentos que facilitarão a avaliação e desenvolvimento projetos envolvendo a aplicação da telemedicina e telessaúde como recurso de educação, assistência e pesquisa multicêntrica à distância. Aspectos éticos, estratégias de implementação e sustentabilidade de processos completarão a formação básica. Os alunos serão habilitados a: 1) estruturar uma aula baseada no modelo de teleducação interativa baseada na Internet, usando o Tutor Eletrônico; 2) elaborar casos clínicos integrados a leituras complementares e referências bibliográficas como aprendizado baseado em problema; 3) usar o sistema de ambulatório virtual e/ou webconferência para fins de segunda opinião formativa baseada na Internet; 4) conhecer as principais estratégias e recursos que propiciem o desenvolvimento de protocolos multicêntricos através da Internet; 5) ter experiência em fazer videoconferência como recurso de interação online à distância; 6) familiarizar-se com as principais opções de tecnologias computacionais portáteis e sistemas de telecomunicação para implementação de unidades móveis de teleassistência; 7) familiarizar-se com opções de banco de dados e conceitos de Datawarehouse e Datamining (gestão de informação); 8) verificar como são feitos os modelos de iconografia didática baseada em modelagem 3D (Projeto Homem Virtual); 9) usar o ambiente interativo para promover treinamento de não médicos em prevenção de doenças; 10) conhecer o projeto de Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde (Telemedicina e Telemática aplicada à Atenção Primária); 11) familiazar-se com Design de Comunicação Educacional.
  • Apresentar o campo do conhecimento da Informática Médica e as diferentes sub-áreas que o compõe, a partir de aulas teóricas e discussões de artigos recentes da literatura na área, propiciando ao estudante de mestrado e doutorado uma discussão crítica dos tópicos apresentados ao longo da disciplina.
  • Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos de Patologia Geral necessários para sua formação e atuação da saúde. Demonstrar ao aluno a importância e o apoio desempenhado pelo patologista aos demais elementos que atuam na área da saúde.
  • Apresentar o campo do conhecimento da Informática Médica e as diferentes sub-áreas que o compõe, a partir de aulas teóricas e discussões de artigos recentes da literatura na área, propiciando ao estudante de mestrado e doutorado uma discussão crítica dos tópicos apresentados ao longo da disciplina.
  • Aula 1 - Métodos Quantitativos: conceitos iniciais · Definir a "Pergunta Fundamental da Medicina"; · Estabelecer a rota de aquisição de conhecimento médico; · Diferenciar raciocínio dedutivo de indutivo; · Definir evidências em medicina; · Conceituar variabilidade biológica; · Diferenciar raciocínio tipológico de populacional; · Definir informação; · Listar as fontes de informação dados médicos; · Definir estatística; · Definir e classificar variáveis de interesse médico; · Definir população; · Definir amostra, medidas, escalas; e · Definir inferência e amostras aleatórias simples. Aula 2. Probabilidade: conceitos e leis · aplicar técnicas de redução de dados; · definir "tabela ordenada" e "intervalos de classes"; · calcular intervalos de classes; · definir distribuições de freqüência; · definir e calcular freqüências, freqüencias relativas e freqüencias acumuladas; · definir e construir histogramas; · definir e calcular média aritmética, mediana e moda; · definir e calcular variância, desvio padrão e erro padrão da média; · definir probabilidade; · conhecer as leis da probabilidade; · calcular a probabilidade para eventos dependentes e independents, utilizando os operadores lógicos ou e e. Aula 3. Distribuições estatísticas · definir distribuições de probabilidades; · descrever o processo de Bernoulli; · caracterizar a distribuição binomial; · definir e calcular combinações; · descrever os parâmetros da distribuição binomial; · caracterizar a distribuição de Poisson; · descrever o processo de Poisson; · descrever os parâmetros da distribuição de Poisson; · caracterizar as distribuições contínuas de probabilidade; · definir a função densidade de probabilidades; · caracterizar a distribuição normal; · descrever os parâmetros da distribuição normal; · descrever a função densidade de probabilidades da distribuição normal; · definir e calcular a distribuição normal padrão; · aplicar a tabela z. Aula 4. Inferência e Raciocínio Médico · definir o princípio de inferência estatística e sua aplicação no método científico; · definir erros sistemáticos e aleatórios, aprender a reconhecê-los e como evitá-los; · definir precisão e exatidão; · definir estimadores consistentes e eficientes; · definir hipóteses estatísticas (hipótese nula e alternativa); · diferenciar erros alfa e beta; · definir e diferenciar testes mono e bicaudais; · montar um procedimento para teste de hipóteses. Aula 5. Teste z · compreender os conceitos de distribuição z e erro padrão da média (EPM); · reconhecer as indicações de um teste z de uma amostra; · aplicar um teste z de uma amostra; · compreender o conceito de erro padrão das diferenças entre médias (EPMD); · reconhecer as indicações de um teste z de duas amostras; · aplicar um teste z de duas amostras; · reconhecer a diferença entre um teste z monocaudal e um bicaudal. Aula 6. Teste t · analisar se duas variâncias amostrais são similares pelo teste F · reconhecer as indicações de um teste t não pareado de duas amostras · aplicar um teste t de duas amostras · reconhecer as indicações de um teste t pareado · aplicar um teste t pareado Aula 7. Análise de Variância · Diferenciar comparação de apenas duas ou mais de duas médias amostrais; · Executar o teste F; · Conceituar espalhamento entre os grupos e dentro dos grupos; · Montar e realizar uma análise de variância. Aula 8. Bioestatística não Paramétrica Reconhecer e indicar situações para a aplicação dos três principais testes não-paramétricos apresentados nesta aula; Executar o teste U de Mann-Whitney e interpretar os resultados; Executar o teste de Wilcoxon e interpretar os resultados; Aula 9. Correlação e regressão · Definir diagrama de dispersão, retas de regressão, coeficiente de regressão, intercepto, equação de regressão e coeficiente de correlação; · Calcular o coeficiente de regressão e o intercepto; · Calcular o coeficiente de correlação; · Representar graficamente a relação entre as variáveis de um estudo e a reta de regressão a partir da equação de regressão obtida; · Testar a significância do coeficiente de correlação obtido em um estudo de regressão linear; · Executar o teste exato de Fisher e interpretar os resultados;. Aula 10. Qui Quadrado · Identificar problemas de categorização de dados com distribuição conhecida e tabelas de contingência 2x2. · Calcular freqüências esperadas nos 2 casos acima. · Identificar condições de aplicabilidade do teste Qui-quadrado. · Aplicar teste de proporcionalidade para uma amostra. · Aplicar teste de Qui-quadrado para tabelas de contingência 2x2, identificando-se a fórmula adequada para o cálculo do Qui-quadrado. · Consultar a tabela do Qui-quadrado. Aula 11. Teorema de Bayes em Medicina: definição e aplicações · calcular a probabilidade conjunta de eventos independentes; · calcular a probabilidade conjunta de eventos não independentes; · definir prevalência de um evento; · definir evidências em medicina; · definir a equação de Bayes; · definir "gold-standard" de um teste diagnóstico; · definir e calcular sensibilidade, especificidade, valor preditivo e razão de verossimilhança de testes diagnósticos; · definir curvas ROC. Aula 12. Matemática das Populações · definir transições demográfica e epidemiológica; · definir crescimento populacional exponencial; · definir taxa líquida de crescimento; · definir densidade-dependência; · definir capacidade de suporte do meio; · definir e calcular expectativa de vida; · definir valor reprodutivo de Fisher; · definir "DALY". Aula 13. Herança: Introdução à Genética Quantitativa · definir fenótipo, genótipo, e sua composição com o ambiente; · descrever os três modelos de interação entre genótipo e ambiente; · descrever a expressão gênica; · descrever as causas da diversidade gênica; · definir freqüência gênica e genotípica; · definir o teorema de Hardy-Weinberg; · descrever a ação das mutações; · definir recombinação gênica; · definir variância genética e ambiental; · definir herdabilidade. Aula 14.Teoria da Evolução Darwiniana em Medicina · definir microevolução; · definir macroevolução; · identificas as principais causas da evolução; · calcular a variação das freqüências gênicas; · calcular a variação total das populações; · definir valor seletivo relativo; · definir valor seletivo absoluto; · definir coeficiente de seleção; · calcular o tempo de evolução por mutação.
  • Apresentar o campo do conhecimento da Informática Médica e as diferentes sub-áreas que o compõe, a partir de aulas teóricas e discussões de artigos recentes da literatura na área, propiciando ao estudante de mestrado e doutorado uma discussão crítica dos tópicos apresentados ao longo da disciplina.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CADA AULA

    Aula 1 - ESTATÍSTICA DESCRITIVA

    · Estabelecer a rota de aquisição de conhecimento médico;
    · Diferenciar raciocínio dedutivo de indutivo;
    · Definir evidências em medicina;
    · Conceituar variabilidade biológica;
    · Diferenciar raciocínio tipológico de populacional;
    · Listar as fontes de informação dados médicos;
    · Definir estatística;
    · Definir e classificar variáveis de interesse médico;
    · Definir população;
    · Definir amostra, medidas, escalas;
    · Definir inferência e amostras aleatórias simples.
    · aplicar técnicas de redução de dados;
    · definir "tabela ordenada" e "intervalos de classes";
    · calcular intervalos de classes;
    · definir distribuições de freqüência;
    · definir e calcular freqüências, freqüencias relativas e freqüencias acumuladas;
    · definir e construir histogramas;
    · definir e calcular média aritmética, mediana e moda;
    · definir e calcular variância, desvio padrão e erro padrão da média;
    · definir probabilidade;
    · conhecer as leis da probabilidade;
    · calcular a probabilidade para eventos dependentes e independents, utilizando os operadores lógicos ou e e.

    Aula 2. INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

    · definir o princípio de inferência estatística e sua aplicação no método científico;
    · definir erros sistemáticos e aleatórios, aprender a reconhecê-los e como evitá-los;
    · definir precisão e exatidão;
    · definir estimadores consistentes e eficientes;
    · definir hipóteses estatísticas (hipótese nula e alternativa);
    · diferenciar erros alfa e beta;
    · definir e diferenciar testes mono e bicaudais;
    · montar um procedimento para teste de hipóteses.
    · definir distribuições de probabilidades;
    · descrever o processo de Bernoulli;
    · caracterizar a distribuição binomial;
    · definir e calcular combinações;
    · descrever os parâmetros da distribuição binomial;
    · caracterizar a distribuição de Poisson;
    · descrever o processo de Poisson;
    · descrever os parâmetros da distribuição de Poisson;
    · caracterizar as distribuições contínuas de probabilidade;
    · definir a função densidade de probabilidades;
    · caracterizar a distribuição normal;
    · descrever os parâmetros da distribuição normal;
    · descrever a função densidade de probabilidades da distribuição normal;
    · definir e calcular a distribuição normal padrão;
    · aplicar a tabela z.


    Aula 3. COMPARAÇÃO DE DUAS MÉDIAS

    · compreender os conceitos de distribuição z e erro padrão da média (EPM);
    · reconhecer as indicações de um teste z de uma amostra;
    · aplicar um teste z de uma amostra;
    · compreender o conceito de erro padrão das diferenças entre médias (EPMD);
    · reconhecer as indicações de um teste z de duas amostras;
    · aplicar um teste z de duas amostras;
    · reconhecer a diferença entre um teste z monocaudal e um bicaudal.
    · analisar se duas variâncias amostrais são similares pelo teste F
    · reconhecer as indicações de um teste t não pareado de duas amostras
    · aplicar um teste t de duas amostras
    · reconhecer as indicações de um teste t pareado
    · aplicar um teste t pareado


    Aula 4. TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS

    . Reconhecer e indicar situações para a aplicação dos três principais testes não-paramétricos apresentados nesta aula;
    . Executar o teste U de Mann-Whitney e interpretar os resultados;
    . Executar o teste de Wilcoxon e interpretar os resultados;


    Aula 5. COMPARAÇÃO DE MAIS DE DUAS MÉDIAS

    · Diferenciar comparação de apenas duas ou mais de duas médias amostrais;
    · Executar o teste F;
    · Conceituar espalhamento entre os grupos e dentro dos grupos;
    · Montar e realizar uma análise de variância.

    Aula 6. MEDIDAS DE ASSOCIAÇÃO PARA VARIÁVEIS CATEGÓRICAS

    · Identificar problemas de categorização de dados com distribuição conhecida e tabelas de contingência 2x2.
    · Calcular freqüências esperadas nos 2 casos acima.
    · Identificar condições de aplicabilidade do teste Qui-quadrado.
    · Aplicar teste de proporcionalidade para uma amostra.
    · Aplicar teste de Qui-quadrado para tabelas de contingência 2x2, identificando-se a fórmula adequada para o cálculo do Qui-quadrado.
    · Consultar a tabela do Qui-quadrado.



    Aula 7. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

    · Definir diagrama de dispersão, retas de regressão, coeficiente de regressão, intercepto, equação de regressão e coeficiente de correlação;
    · Calcular o coeficiente de regressão e o intercepto;
    · Calcular o coeficiente de correlação;
    · Representar graficamente a relação entre as variáveis de um estudo e a reta de regressão a partir da equação de regressão obtida;
    · Testar a significância do coeficiente de correlação obtido em um estudo de regressão linear;
    · Executar o teste exato de Fisher e interpretar os resultados;.


    Aula 8. MEDIDAS ESTATÍSTICAS DE VALIDADE

    · calcular a probabilidade conjunta de eventos independentes;
    · calcular a probabilidade conjunta de eventos não independentes;
    · definir prevalência de um evento;
    · definir evidências em medicina;
    · definir a equação de Bayes;
    · definir "gold-standard" de um teste diagnóstico;
    · definir e calcular sensibilidade, especificidade, valor preditivo e razão de verossimilhança de testes diagnósticos;
    · definir curvas ROC.

    Aula 9. MEDIDAS DE RISCO

    · Definir epidemiologia;
    · Definir e distinguir prevalência e incidência;
    · Definir risco absoluto e risco atribuído;
    · Definir e calcular o risco relativo (RR);
    · Definir e calcular a razão de chances (odds ratio, OR);
    · Distinguir os casos para a aplicação de RR ou OR;

    Aula 10. ANÁLISE MULTIVARIADA / AMOSTRAGEM

    · Definir amostragem e exemplificar;
    · Descrever a influência do EPM no cálculo da amostragem;
    · Descrever a influência de escolher-se a diferença de média a ser detectada no tamanho da amostra;
    · Definir e calcular o poder do teste;
    · Calcular o tamanho de uma amostra através de algum exemplo simples;
    · Definir análise multivariada e exemplificar;
    · Citar tipos de análise multivariada;
    · Indicar critérios para a escolha do método de análise multivariada;
    · Dar exemplo de regressão múltipla;
    · Dar exemplo de regressão logística;
  • Definir estatística; · Definir e classificar variáveis de interesse médico; · Definir população; · Definir amostra, medidas, escalas; e · Definir inferência e amostras aleatórias simples. Probabilidade: conceitos e leis · aplicar técnicas de redução de dados; · definir "tabela ordenada" e "intervalos de classes"; · calcular intervalos de classes; · definir distribuições de freqüência; · definir e calcular freqüências, freqüencias relativas e freqüencias acumuladas; · definir e construir histogramas; · definir e calcular média aritmética, mediana e moda; · definir e calcular variância, desvio padrão e erro padrão da média; · definir probabilidade; · conhecer as leis da probabilidade; · calcular a probabilidade para eventos dependentes e independents, utilizando os operadores lógicos "ou" e "e". Distribuições estatísticas · definir distribuições de probabilidades; · descrever o processo de Bernoulli; · caracterizar a distribuição binomial; · definir e calcular combinações; · descrever os parâmetros da distribuição binomial; · caracterizar a distribuição de Poisson; · descrever o processo de Poisson; · descrever os parâmetros da distribuição de Poisson; · caracterizar as distribuições contínuas de probabilidade; · definir a função densidade de probabilidades; · caracterizar a distribuição normal; · descrever os parâmetros da distribuição normal; · descrever a função densidade de probabilidades da distribuição normal; · definir e calcular a distribuição normal padrão; · aplicar a tabela z. Inferência e Raciocínio Médico · definir o princípio de inferência estatística e sua aplicação no método científico; · definir erros sistemáticos e aleatórios, aprender a reconhecê-los e como evitá-los; · definir precisão e exatidão; · definir estimadores consistentes e eficientes; · definir hipóteses estatísticas (hipótese nula e alternativa); · diferenciar erros alfa e beta; · definir e diferenciar testes mono e bicaudais; · montar um procedimento para teste de hipóteses. Teste z · compreender os conceitos de distribuição z e erro padrão da média (EPM); · reconhecer as indicações de um teste z de uma amostra; · aplicar um teste z de uma amostra; · compreender o conceito de erro padrão das diferenças entre médias (EPMD); · reconhecer as indicações de um teste z de duas amostras; · aplicar um teste z de duas amostras; · reconhecer a diferença entre um teste z monocaudal e um bicaudal. Teste t · analisar se duas variâncias amostrais são similares pelo teste F · reconhecer as indicações de um teste t não pareado de duas amostras · aplicar um teste t de duas amostras · reconhecer as indicações de um teste t pareado · aplicar um teste t pareado Análise de Variância · Diferenciar comparação de apenas duas ou mais de duas médias amostrais; · Executar o teste F; · Conceituar espalhamento entre os grupos e dentro dos grupos; · Montar e realizar uma análise de variância. Bioestatística não Paramétrica Reconhecer e indicar situações para a aplicação dos três principais testes não-paramétricos apresentados nesta aula; Executar o teste U de Mann-Whitney e interpretar os resultados; Executar o teste de Wilcoxon e interpretar os resultados; Correlação e regressão · Definir diagrama de dispersão, retas de regressão, coeficiente de regressão, intercepto, equação de regressão e coeficiente de correlação; · Calcular o coeficiente de regressão e o intercepto; · Calcular o coeficiente de correlação; · Representar graficamente a relação entre as variáveis de um estudo e a reta de regressão a partir da equação de regressão obtida; · Testar a significância do coeficiente de correlação obtido em um estudo de regressão linear; · Executar o teste exato de Fisher e interpretar os resultados;. Qui Quadrado · Identificar problemas de categorização de dados com distribuição conhecida e tabelas de contingência 2x2. · Calcular freqüências esperadas nos 2 casos acima. · Identificar condições de aplicabilidade do teste Qui-quadrado. · Aplicar teste de proporcionalidade para uma amostra. · Aplicar teste de Qui-quadrado para tabelas de contingência 2x2, identificando-se a fórmula adequada para o cálculo do Qui-quadrado. · Consultar a tabela do Qui-quadrado. Teorema de Bayes em Medicina: definição e aplicações · calcular a probabilidade conjunta de eventos independentes; · calcular a probabilidade conjunta de eventos não independentes; · definir prevalência de um evento; · definir evidências em medicina; · definir a equação de Bayes; · definir "gold-standard" de um teste diagnóstico; · definir e calcular sensibilidade, especificidade, valor preditivo e razão de verossimilhança de testes diagnósticos; · definir curvas ROC.
  • Definir estatística; · Definir e classificar variáveis de interesse médico; · Definir população; · Definir amostra, medidas, escalas; e · Definir inferência e amostras aleatórias simples. Probabilidade: conceitos e leis · aplicar técnicas de redução de dados; · definir "tabela ordenada" e "intervalos de classes"; · calcular intervalos de classes; · definir distribuições de freqüência; · definir e calcular freqüências, freqüencias relativas e freqüencias acumuladas; · definir e construir histogramas; · definir e calcular média aritmética, mediana e moda; · definir e calcular variância, desvio padrão e erro padrão da média; · definir probabilidade; · conhecer as leis da probabilidade; · calcular a probabilidade para eventos dependentes e independents, utilizando os operadores lógicos "ou" e "e". Distribuições estatísticas · definir distribuições de probabilidades; · descrever o processo de Bernoulli; · caracterizar a distribuição binomial; · definir e calcular combinações; · descrever os parâmetros da distribuição binomial; · caracterizar a distribuição de Poisson; · descrever o processo de Poisson; · descrever os parâmetros da distribuição de Poisson; · caracterizar as distribuições contínuas de probabilidade; · definir a função densidade de probabilidades; · caracterizar a distribuição normal; · descrever os parâmetros da distribuição normal; · descrever a função densidade de probabilidades da distribuição normal; · definir e calcular a distribuição normal padrão; · aplicar a tabela z. Inferência e Raciocínio Médico · definir o princípio de inferência estatística e sua aplicação no método científico; · definir erros sistemáticos e aleatórios, aprender a reconhecê-los e como evitá-los; · definir precisão e exatidão; · definir estimadores consistentes e eficientes; · definir hipóteses estatísticas (hipótese nula e alternativa); · diferenciar erros alfa e beta; · definir e diferenciar testes mono e bicaudais; · montar um procedimento para teste de hipóteses. Teste z · compreender os conceitos de distribuição z e erro padrão da média (EPM); · reconhecer as indicações de um teste z de uma amostra; · aplicar um teste z de uma amostra; · compreender o conceito de erro padrão das diferenças entre médias (EPMD); · reconhecer as indicações de um teste z de duas amostras; · aplicar um teste z de duas amostras; · reconhecer a diferença entre um teste z monocaudal e um bicaudal. Teste t · analisar se duas variâncias amostrais são similares pelo teste F · reconhecer as indicações de um teste t não pareado de duas amostras · aplicar um teste t de duas amostras · reconhecer as indicações de um teste t pareado · aplicar um teste t pareado. Análise de Variância · Diferenciar comparação de apenas duas ou mais de duas médias amostrais; · Executar o teste F; · Conceituar espalhamento entre os grupos e dentro dos grupos; · Montar e realizar uma análise de variância. Bioestatística não Paramétrica Reconhecer e indicar situações para a aplicação dos três principais testes não-paramétricos apresentados nesta aula; Executar o teste U de Mann-Whitney e interpretar os resultados; Executar o teste de Wilcoxon e interpretar os resultados. Correlação e regressão · Definir diagrama de dispersão, retas de regressão, coeficiente de regressão, intercepto, equação de regressão e coeficiente de correlação; · Calcular o coeficiente de regressão e o intercepto; · Calcular o coeficiente de correlação; · Representar graficamente a relação entre as variáveis de um estudo e a reta de regressão a partir da equação de regressão obtida; · Testar a significância do coeficiente de correlação obtido em um estudo de regressão linear; · Executar o teste exato de Fisher e interpretar os resultados. Qui Quadrado · Identificar problemas de categorização de dados com distribuição conhecida e tabelas de contingência 2x2. · Calcular freqüências esperadas nos 2 casos acima. · Identificar condições de aplicabilidade do teste Qui-quadrado. · Aplicar teste de proporcionalidade para uma amostra. · Aplicar teste de Qui-quadrado para tabelas de contingência 2x2, identificando-se a fórmula adequada para o cálculo do Qui-quadrado. · Consultar a tabela do Qui-quadrado. Teorema de Bayes em Medicina: definição e aplicações · calcular a probabilidade conjunta de eventos independentes; · calcular a probabilidade conjunta de eventos não independentes; · definir prevalência de um evento; · definir evidências em medicina; · definir a equação de Bayes; · definir "gold-standard" de um teste diagnóstico; · definir e calcular sensibilidade, especificidade, valor preditivo e razão de verossimilhança de testes diagnósticos; · definir curvas ROC. Aula