• 1. conhecer e discutir as finalidades da educação e a política nacional para a educação inclusiva;
    2. discutir as contradições entre indivíduo e sociedade no âmbito da educação escolar;
    3. levantar questões relacionadas às barreiras atitudinais que impedem e/ou dificultam a inclusão escolar, e refletir sobre as possibilidades de superação das mesmas;
  • Conhecer e discutir a concepção de desenvolvimento humano, ciclos da existência e idades do homem.
    1) problematizar a contribuição da Psicologia para a compreensão das relações humanas e, em especial, a relação enfermeiro-paciente;
    2) discutir a concepção de ser humano na sociedade atual;
    3) conhecer os conceitos de preconceito, estereótipo e estigma e refletir sobre esses fenômenos presentes na relação com o “significativamente diferente” (étnica, social, cultural e corporalmente).
  • Conhecer e discutir a concepção de desenvolvimento humano, ciclos da existência e idades do homem. 1) problematizar a contribuição da Psicologia para a compreensão das relações humanas e, em especial, a relação enfermeiro-paciente; 2) discutir a concepção de ser humano na sociedade atual; 3) conhecer os conceitos de preconceito, estereótipo e estigma e refletir sobre esses fenômenos presentes na relação com o “significativamente diferente” (étnica, social, cultural e corporalmente).
  • 1. Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva; 2. Discutir as contradições entre indivíduo e sociedade no âmbito de educação escolar; 3. Problematizar as questões relacionadas às barreiras atitudinais que impendem e/ou dificultam a inclusão escolar, e refletir sobre as possibilidades de superação das mesmas; 4. Conhecer uma prática educativa contextualizada e identificar as várias formas de exclusão presentes nos diferentes momentos da rotina escolar; refletir sobre as possíveis intervenções tendo os princípios da educação inclusiva como elementos norteadores.
  • 1. Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva; 2. Discutir as contradições entre indivíduo e sociedade no âmbito de educação escolar; 3. Problematizar as questões relacionadas às barreiras atitudinais que impendem e/ou dificultam a inclusão escolar, e refletir sobre as possibilidades de superação das mesmas; 4. Conhecer uma prática educativa contextualizada e identificar as várias formas de exclusão presentes nos diferentes momentos da rotina escolar; refletir sobre as possíveis intervenções tendo os princípios da educação inclusiva como elementos norteadores.