Planejar e desenvolver atividades práticas ligadas ao ensino de Botânica adequadas para serem aplicadas no Ensino Médio.
- Docente: Fungyi Chow Ho
- Docente: Jose Rubens Pirani
- Docente: Estela Maria Plastino
- Docente: Veronica Angyalossy
- Docente: Flavio Augusto de Souza Berchez
Apresentar um panorama amplo da diversidade de organismos fotossintetizantes com cloroflia a, fornecendo subsídios para o reconhecimento e caracterização morfológica dos principais grupos e de sua importância biológica e evolutiva, situando-os em contexto filogenético.- Abordar aspectos teóricos e práticos para o entendimento das respostas metabólicas das algas frente a fatores abióticos e bióticos, por meio da integração de abordagens fisiológicas, bioquímicas e moleculares. Fornecer fundamentos básicos para o delineamento de experimentos em laboratório e a análise estatística de dados biológicos.
- Apresentação dos conceitos e objetivos da educação ambiental no contextomundial do Século XXI; 2 - Apresentação da evolução da educação ambiental nos ecossistemas marinhos do Brasil; 3 - Treinamento em técnicas de programação e implantação de atividades de Educação Ambiental; 4 - Treinamento nas habilidades necessárias para implantação da atividade prática escolhida, dentre as opções oferecidas dentro do Projeto Trilha Sub-aquática.
- Docente: Jose Rubens Pirani
- Docente: Lucia Garcez Lohmann
Analisar a diversidade nos grupos de plantas vasculares (traqueófitas). Explorar aspectos da evolução de caracteres morfológicos, químicos e biológicos. Consolidar a compreensão da sistemática das Tracheophyta em um contexto filogenético, usando várias fontes de evidências (dos atributos morfológicos aos macro e micromoleculares). Fornecer meios para reconhecimento dos grupos desde os níveis hierárquicos mais inclusivos (p.ex., Lycophyta, Monilophyta, Cycadophyta, Pinophyta, Magnoliophyta) até família em alguns clados (ênfase nas angiospermas).- 1. Apresentação e discussão dos temas: diversidade de metabólitos secundários nas angiospermas, atividades biológicas das principais classes de metabólitos secundários, abordagens que possibilitam atalhos na busca de substâncias naturais biologicamente ativas (etnofarmacologia, quimiotaxonomia),fármacos de origem vegetal atualmente importantes na produção de medicamentos, pesquisas recentes voltadas à produção biotecnológica de fármacos; 2. Atividades em laboratório de fitoquímica envolvendo obtenção de extratos, separação cromatográfica de frações e determinação de atividade antioxidante.
- Docente: Antonio Salatino
- Docente: Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
- Docente: Claudia Maria Furlan
Fornecer aos alunos uma abordagem moderna sobre o metabolismo vegetal, em especial os metabólitos secundários, sua diversidade e distribuição entre os vegetais, bem como mostrar dentro da área de recursos econômicos, a importância desses metabólitos nos vários setores da indústria, principalmente.- Analisar a diversidade nos grupos de plantas vasculares (traqueófitas). Explorar aspectos da evolução de caracteres morfológicos, químicos e biológicos. Consolidar a compreensão da sistemática das Tracheophyta em um contexto filogenético, usando várias fontes de evidências (dos atributos morfológicos aos macro e micromoleculares). Fornecer meios para reconhecimento dos grupos desde os níveis hierárquicos mais inclusivos (e.g. Lycophyta, Monilophyta, Cycadophyta, Pinophyta, Magnoliophyta) até família em alguns clados (ênfase nas angiospermas).
- 1. Apresentação dos grandes grupos de algas marinhas componentes do bentos; 2. apresentação das comunidades de algas bentônicas no contexto dos fatores ambientais bióticos e abióticos que determinam sua estrutura; 3. Distribuição geográfica e ecológica das algas marinhas bentônicas; 4. recursos marinhos vegetais - principais usos e maricultura.