• A disciplina tem como objetivo principal introduzir o aluno nas principais abordagens sócio-ambientais e na reflexão que se faz necessária em torno das noções básicas que possibilitam uma visão sobre as interrelações entre as áreas de ciências humanas e o meio ambiente. As leituras estão centradas nos temas da sustentabilidade e da construção social, das transformações na natureza dos problemas ambientais, do papel dos diversos atores sociais envolvidos e das relações regulatórias do estado. O curso visa um aprofundamento no conhecimento das diferentes linhas de pensamento sociológico sobre a problemática ambiental, examinando seus pressupostos e quadro conceitual. O objetivo é de dotar os alunos de um instrumental que lhes permita compreender as lógicas dos diversos processos nas suas múltiplas abordagens face às complexidades e os aspectos contraditórios que decorrem do modelo de desenvolvimento prevalecente. Objetiva-se assim estimular os alunos a: - Debater conceitos que compõem a reflexão e pesquisa da sociologia política em sua relação com o meio ambiente- as implicações ambientais das instituições políticas e econômicas, a complexidade ambiental, a democracia ambiental e o desenvolvimento sustentável e o papel do ambientalismo. - Elaborar textos relacionando seus trabalhos de pesquisa à temática debatida durante a disciplina. - Análise, critica e debate por grupos responsáveis por leituras.
  • A disciplina tem como objetivo principal introduzir o aluno na reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente. O curso visa introduzir os alunos na leitura de autores e no aprofundamento dos principais conceitos. As leituras estão centradas em temas que permitam reforçar uma prática interdisciplinar que estimule debates sobre o papel da escola face aos problemas sócio-ambientais.
    O objetivo é de dotar os alunos de um instrumental que lhes permita aprofundar um processo de ensino-aprendizagem para o exercício da cidadania e da responsabilidade social, face aos riscos provocados pela degradação sócio-ambiental. Objetiva-se assim estimular os alunos a:
    - Debater conceitos que compõem a reflexão e pesquisa da educação na sua relação com o meio ambiente
    - Elaborar textos que apresentem reflexão e análise sobre temas abordados durante o curso
    - Apresentação de trabalhos por grupos de alunos responsáveis por leituras