Terapia Ocupacional Social - Conceitos e Implicações Metodológicas
(MFT0721)

 Visitantes podem entrar neste curso

TERAPIA OCUPACIONAL no campo social: conceitos e implicações metodológicas
MFTO 721-2011 Universidade de São Paulo

Número de créditos: 02 (30 horas)

Profa. Responsável:Denise Dias Barros - Tel: 11- 3865 0978 begin_of_the_skype_highlighting  11- 3865 0978 end_of_the_skype_highlightingmail: ddbarros@usp.br

Período: 3 horas semanais

Inicio: 15 de setembro Finalização: 24 de novembro

OBJETIVOS

-Discutir o papel dos terapeutas ocupacionais na atenção territorial e em situações multiculturais.

-Possibilitar uma reflexão crítica sobre o lugar social do terapeuta ocupacional através da caracterização da população assistida por esse profissional no contexto das respostas, revisando sua metodologia e instrumentos.

-Discutir o papel dos técnicos de saúde na hegemonização de valores sociais: o terapeuta ocupacional como operador de saúde e operador social.

data

tema

15/09

Apresentação programa

Aula 1- O social como construção e como luta política

Divisão dos seminários

Ref: Berger & Luckmann;

Paulo Freire

22/09

Aula 2 Reflexões sobre história e definição da TO Social

Tiy Reis

Ref:A Terapia Ocupacional Social: análise da produção científica do estado de São Paulo

29/09

Aula 3 - Redes sociais, identidades: a questão das vidas ligadas à rua

(Grupos sociais/pessoas alvo da atenção em TO social)

Débora Galvani

06/10

Aula 4 –

Leitura comentada - O Homem no pelourinho

partes 1 e 2 com roteiro

Grupo 1 Parte 1ª.

Grupo 2 Parte 2ª

13/10

Preparação de seminários 13/10

Atividade programada*

20/10

Aula 5 - Pesando a TO social com Paulo Freire

Seminário - Paulo Freire: [método (investigação temática, tematização, problematização]; conceitos [conscientização, contexto, processo, dialogia]

Grupo 3

Grupo 4

27/10

Aula 6 TO social e o SUAS

Marta Carvalho

Carla Soares

3/11

Aula 7

Seminário - sobre textos de Terapia Ocupacional social

Data final Entrega dos trabalhos escritos (todos os seminários)

Grupo 5

1) BARROS, D D. 2004.

2) BARROS, D.D.; ALMEIDA, M.C. de; VECCHIA, T.C. 2007.

3) BOTOSSO, B.M. e GUEDES, O.S. 2006.

Grupo 6

4) Galvani, 2008

10/11

Aula 8 Conversando com/sobre Terapia ocupacional social 1

TO social: educação e comunidades tradicionais

Grupo 7 (DUPLA)

17/11

Aula 9 Conversando com/sobre Terapia ocupacional social 2

TO social: diversidade e cultura

Data final Entrega dos trabalhos escritos (todos os grupos de das Mesas)

Grupo 8 (DUPLA)

Organização de estudantes

24/11

Avaliação

*2 dias de Atividades programadas – equivalendo a 1 dia de aula (3hs)

Atividades discentes para avaliação:

·Seminário com apresentação oral, resumo e 3 questões com suas respostas

·Participação nos seminários e nas aulas

·Organização de debates “Conversando com Terapeutas ocupacionais”

Bibliografia

ABRATO/METUIA Terapia Ocupacional na Assistência Social, 2011. (mimeo)

AUGÉ, M. O sentido dos outros. Petrópolis-RJ, Vozes, 1999.

BARROSD.D. Operadores de saúde na área social, Rev. Terap. Ocup. da USP, São Paulo,vol.1(1), 1991, p:11-16.

BARROS, D.D.; GHIRARDI, M. I. G.; LOPES, R. E. Terapia ocupacional e sociedade. Revista de Terapia Ocupacional da USP, São Paulo.

BARROS, D.D. Notas para uma epistemologia da terapia ocupacional social: o caminho se faz ao caminhar. In: Revista de Terapia Ocupacional da USP, v.15, n.3 p.90-142, 2004.

BARROS, D D. Terapia Ocupacional social: o caminho se faz ao caminhar. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo. v.15, n.3, p. 90-7, set./dez. 2004.

BARROS, D.D.; ALMEIDA, M.C. de; VECCHIA, T.C. Terapia ocupacional social: diversidade, cultura e saber técnico. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n. 3, p. 128-134, set./dez. 2007.

BERGER, P; LUCKMANN. T.A construção social da realidade. Petrópolis, 1999.

BOTOSSO, B.M. e GUEDES, O.S. Cultura como mediação de pertencimento ao espaço: um dos avessos da alienação. Revista Ágora: Políticas Públicas e Serviço Social, v.2, n.4, jul/2006.

CARVALHO, A.M.A.; BASTOS, A.C.S.B.; RABINOVICH, E.P. Vínculos e redes sociais em contextos familiares e institucionais: uma reflexão conceitual. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 589-598, set./dez. 2006.

BASAGLIA, F. &BASAGLIA, F. Los crímenes de la paz: investigación sobre los intelectuales y los técnicos como servidores de la opresión. México, Siglo XXI, 1977.

BASAGLIA F. &BASAGLIA F.O. O homem no pelourinho (mimeo), 1979.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei n.8069 de13/7/90. S. Paulo, Cortez, 1990.

BRASIL.Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Lei 8742, de 07.12.1993.Disponível on-linewww.congemas.org.br/loas.pdf

CASTEL, R. Da indigência à exclusão, à desfiliação. Precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: LACETTI A. (org.) SaúdeLoucura 4. São Paulo, Hucitec,1994, p.21-48.

CASTEL, R. A Dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a desfiliação. Cadernos CRH, n.26/27, p.19-40, 1997.

DONZELOT J. A polícia das famílias. Rio de Janeiro, Graal, 2aedição, 1986.

FOUCAULTM.Vigiar e punir. Nascimento da prisão,Petrópolis,Vozes, 1983.

Freire, M. Observação Registro Reflexão - Instrumentos Metodológicos I. São Paulo, espaço pedagógico, 1996.

Freire, P. Paulo Freire & educadores de rua: uma abordagem crítica. UNICEF/SAS/FUNABEM, 1987. FÓRUM CENTRO VIVO (org) Violações dos direitos humanos no centro de São Paulo: propostas e reivindicações para políticas públicas. São Paulo, 2006. Dossiê de Denúncia (cd-room)

GALVANI, D. Itinerários e estratégias na construção de redes sociais e identidades de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. 2008. 261 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.

LOPES R.E. et al. História de vida: a ampliação de redes sociais de suporte de crianças em uma experiência de trabalho comunitário. O Mundo da Saúde. v.26, n.3, p.426-434. 2002.

LOPES R.E.; MALFITANO, A.P.S., BORBA, P.L.O. O processo de criação de vínculo entre adolescentes em situação de rua e operadores sociais: compartilhar confiança e saberes. Quaestio (UN

Visitantes podem entrar neste curso