Prática Supervisionada III - Terapia Ocupacional Social
(MFT0792)
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Curso: Terapia |
Disciplina: MFT0792 - |
O PROJETO METUIA é um grupo interinstitucional de
estudos formação e ações pela cidadania de crianças, adolescentes e adultos em
processos de ruptura das redes sociais de suporte – realiza ações de ensino,
pesquisa e extensão com adultos em situação de rua e em processos de
fragilização de redes sociais desde 2002 na cidade de São Paulo. Um dos
objetivos deste projeto de extensão universitária tem sido a construção de
metodologia (tecnologia) de abordagem do social, campo da terapia ocupacional
alicerçada na interação entre diferentes perspectivas e apreensão do real. Trata-se de adotar universo cultural e a
participação dos usuários como eixos e guias para a produção do conhecimento e
para a formulação de projetos pessoais e coletivos. Atualmente existem dois
núcleos do Projeto Metuia vinculados aos Cursos de TO da USP e da UFSCar.
O desenvolvimento de novas práticas e o crescimento
da produção de conhecimento em terapia ocupacional social trouxeram novos
desafios e complexificaram este campo de ação e reflexão, permitindo,
inclusive, que a TO fosse reconhecida como profissão que compõe as equipes dos
serviços da Política de Assistência Social. Sendo assim, desde 2010, o núcleo da USP do Projeto
Metuia ampliou suas ações de extensão no intuito de enriquecer a formação
prática dos estudantes e fortalecer as ações neste campo.
Um dos projetos de extensão está vinculado às ações
desenvolvidas junto ao CRAS/CREAS Butantã (coordenadas por Carla Soares e Marta
C. de Almeida), no qual propõe-se uma visita à este grupo de estudantes. O
Ponto de Encontro e Cultura e as ações com a população adulta em situação de
rua de interface entre as Políticas de Cultura e da Assistência Social
(coordenadas por Debora Galvani e Denise Dias Barros), serão o foco deste
estágio.
Informações gerais
Denise Dias Barros
Supervisão e orientação
Debora Galvani
Colaboração
Associação RedeRua, OCAS, Ponto Cultural OCAS, freqüentadores do Ponto de Encontro e Cultura.
Objetivos gerais
- Sensibilizar a/o estudante de Terapia
Ocupacional para as graves situações sociais na qual vive uma grande
parcela dos brasileiros, através do contato e aproximação com a demanda; - Sensibilizar a/o estudante para o
trabalho no campo social com ênfase na atenção territorial/comunitária,
permitindo contato direto com a demanda atendida, seus circuitos pela
cidade, suas redes de suporte,
entre outros; - Discutir as contribuições da Terapia
Ocupacional na ação social e na intervenção em contextos marcados pela
diversidade cultural, sobretudo nos projetos e serviços ligados à Política
da Assistência Social e à Política de Cultura; - Possibilitar à/ao estudante instrumentos
para uma aproximação com a problemática de grupos da população que por
razões sociais, culturais e históricas encontram-se em ruptura de rede de
suporte sociais e afetivas.
Objetivos específicos
1. Conhecer, participar e colaborar com a construção das ações do
Projeto Metuia no Ponto de Encontro e Cultura (PEC);
2. Compreender e participar de
circuitos dos participantes do PEC, desvelando suas formas de pertencimento na
cidade e colaborando para seu fortalecimento;
3. Possibilitar a vivência em
situações nas quais se desenvolve a prática profissional em TO social e
experimentar as primeiras ações práticas
em contato direto com a população;
4. Orientar a/o estudante na
organização e registro da prática e, também, do percurso realizado durante o
estágio com elaboração de sua experiência;
5. Preparar a/o estudante para
atuar no território, em instituições/projetos que atendem “populações em
situação de desfiliação”, buscando equacionar necessidades a partir da escuta e
do diálogo.
Período e carga horária
15/08 Término: 05/12
Carga
horária total: 90h
Carga
horária semanal: 6h (pode variar de
acordo com a programação)
Segunda-feira: 13h30 às 15h30 (a definir)
Segunda
-feira: 17h - 21h (PEC)
Sábado: dois encontros no semestre (a definir)
Domingo: um
encontro no semestre (a definir)
Supervisão e discussões temáticas (1 vez ao
mês)
Sexta-feira: 14h -16h ou 13h30 às 15h30 (CDP-USP)
Obs: as/os
estudantes serão divididos em dois grupos.
Conteúdo programático
- Contato, reflexão e elaboração sobre a vida na rua, as
pessoas em situação de rua e suas redes de suporte; - Contato e reflexão acerca das práticas em terapia
ocupacional social e dos projetos em que o aluno se insere. - Desenvolvimento de estudos e práticas no contexto do
projeto proposto. - Reflexão sobre a formação e ação do terapeuta ocupacional
frente às demandas sociais.
Atividades discentes
1. Participação no
planejamento, organização e desenvolvimento das atividades junto aos terapeutas
ocupacionais, participantes do PEC, e profissionais do Ponto Cultural;
2. Leitura programada e
discussão de textos: ler os textos indicados e preparar-se para discussão
conjunta.
3. Visitas
institucionais e circuitos pela cidade: espera-se que os/as estudantes
colaborem na organização de tais atividades e tenham uma postura ativa para sua
concretização;
4. Registro das
atividades e apoio na organização do banco de dados Projeto Metuia: colaborar
com a organização e preenchimento da lista de presença e das fichas de
inscrição dos participantes das atividades organizadas pelo Projeto Metuia.
Colaborar com registro de imagens sempre que necessário e possível;
5. Trabalhos a serem entregues
a) Relatório mensal: elaboração da experiência pessoal no estágio
(auto-observação) e reflexões sobre os projetos/atividades das quais participou.
b) Relatório final: refletir sobre a sua
experiência pessoal de estágio; articular as discussões teóricas com a
experiência realizada; avaliar seu
processo de estágio; propor alternativas/sugestões para problemas
identificados, para melhoria e continuidade do trabalho.
Avaliação
A avaliação
compreende a análise do processo de trabalho desenvolvido pelo estagiário
considerando:
- Qualidade das relações desenvolvidas com usuários,
supervisores e equipe; - Iniciativa e contribuição pessoal ao trabalho
desenvolvido; - Freqüência, pontualidade e postura profissional;
- Participação, iniciativa e interesse nas atividades
práticas, nas discussões e leituras; - Qualidade dos relatórios e cumprimento dos prazos de
entrega;
Bibliografia
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Bibliografia
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Acesso em:
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BARROS, D. D. ; UCHIDIMARI, I. Y. . A terapia ocupacional social nos congressos
brasileiros (1997-2007): desafios e debates de um campo emergente. Rev. Ter.
Ocup. Univ. São Paulo, v. 21, 2010. p. 11-120
SATO, M. ;
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na Casa do Migrante em São Paulo. Estudos
Afro-Asiáticos, v. 29, 2007. p.
29-62
VECCHIA,
T.; BARROS, D.D.; SATO, M. Jovens do
bairro da Pedra do Papagaio: notas sobre uma oficina de fotografia - Projeto
Casa Rosa. Imaginário. vol.11, n.11, 2005. p.337-362 Disponível em: <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1413-666X2005000200015&script=sci_arttext>.
Acesso em: 10/08/2011
Filmografia sugerida
Droga de rua, Suzana Rozendo, 30 min, 2008.Disponível em: <
http://suzanarozendo.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
Programa Roda
Viva – TV Cultura: Edgar Morin. Disponível em: www.youtube.com.br
Projeto Metuia,
40 min., 2002.
Sobreviventes, Miriam Chnaiderman e Reinaldo Pinheiro, 52min, 2008.
Topografia de um desnudo, Teresa Aguiar, 86 min, 2009.
Webgrafia sugerida
Associação Rede Rua: http://www.rederua.org.br/
Blog do Ministério da Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/pnc
Blog PEC: http://ocasmetuia.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
Ministério
da Cultura - Observatório dos Editais: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/observatorio-dos-editais/
Ministério da Cultura – Plano
Nacional de Cultura:http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/
Portal MNPR: http://falarua.org/
Revista OCAS: http://www.ocas.org.br/
Reportagem jornal da USP: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2003/jusp666/pag03.htm
Observações
e regras gerais
- Espera-se
que cada estudante solicite individualmente, segundo suas necessidades,
orientação do supervisor;
- As questões
relativas aos estágios (dúvidas e questionamentos) devem ser tratadas
diretamente com o supervisor e não com o professor responsável;
- O
estudante deverá comunicar o supervisor e as pessoas com que está desenvolvendo
suas atividades (equipe, voluntários, usuários) caso haja necessidade de
faltar;
- O
estudante deve estar atento as suas vestimentas adequando-as ao local e tipo de
trabalho realizado, lembrando que este envolve ações nas instituições e no
território.
- É
necessária a compreensão do seu lugar de trabalho e das relações a serem
desenvolvidas envolvendo companheiros de estágio , supervisor, equipe das
instituições e usuários. As relações a
serem desenvolvidas com os usuários e possíveis propostas e encaminhamentos
devem ser discutidas com supervisor e equipe.
-
Solicitamos atenção e cuidado com o uso do celular durante as atividades de
estágio.
- A data
máxima para entrega dos trabalhos deve ser respeitada. O atraso na entrega dos
trabalhos acarretará diminuição na nota;
- Não serão
aceitos trabalhos entregues por e-mail;
- Os
trabalhos a serem entregues devem respeitar as normas técnicas;
Curso: Terapia |
Disciplina: MFT0792 - |
Data | Horário | Grupo | Programação |
15/ago | 13h30 -15h30 | AB | Apresentação do estágio e divisão dos grupos |
15/ago | 17h-21h | AB | Ponto de Encontro e Cultura (PEC) |
19/ago | |
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