|
Exame final
A correção do exame final será feita após a revisão dos artigos. Notem que na revisão assumi o papel de um revisor de periódicos e não de professor, embora leve em conta que alguns tópicos não foram abordados por não fazerem parte do escopo da disciplina. No momento esta é a única diferença entre estes artigos e outros submetidos a periódicos.
Estou atrasado com a resposta dos artigos, porque além de ter tido alguns problemas de saúde, acoplados a viagens e a coincidência com a revisão final do SBAI. Portanto vamos adiar a entrega do artigo final para o dia 14 de junho. Espero até amanhã divulgar todas as revisões. Certamente fare isso com todas de uma vez, e estou acumulando as revisões até ter todas.
Reinaldo
| |
| 23 maio - 29 maio Redes orientadas a objetos (OPN)
Nesta nossa última aula vamos discutir um tema puramente relacionado à pesquisa em Redes de Petri, usando para isso a experiência e conhecimento adquirido sobre Redes e Petri no restante do curso. Isso implica que o nosso objetivo (aliás, desde a aula passada) é discutir pontos que estejam ainda em aberto na área de RdP e não discutir somente conceitos e adquirir habilidades. As redes OPN têm uma história ainda mais curta que as redes de Petri e foram propostas com muito furor na segunda metade dos anos 90 para depois desaparecerem e retornarem com força em 2003/2004. Várias possibilidades de abrem para inserção de objetos, onde se destacam: i) usar objetos para expressar o comportamento de objetos (PN inside objects); ii) inserir componentes (geralmente lugares e transições) como objetos, relacionados por arcos (objects inside PN); iii) usar ambas as abordagens, em um esquema mais amplo e estruturado, onde a marca também é um objeto. Neste último caso, se a marca tiver somente atributos, uma rede de alto nível é reproduzida, mas, se tiver também "methods", temos uma rede de segunda ordem, como proposto por Rudger Valk. Uma discussão ulterior é se esta rede de 2a. ordem tem ou não um poder de expressão ampliado. Mesmo que se mantenha a complementariedade entre redes clássicas, de alto nível e por objetos, esta é uma discussão muito interessante, que amplia o leque de possibilidades, teóricas e práticas em RdP. Como um caso intermediário, isto é, de uma rede que usa (por enquanto) objetos somente como atributo das marcas, temos a rede GHENeSys, criada no Design Lab, e disponível para download no Google.
| 
|