|
Exame final
A correção do exame final será feita após a revisão dos artigos. Notem que na revisão assumi o papel de um revisor de periódicos e não de professor, embora leve em conta que alguns tópicos não foram abordados por não fazerem parte do escopo da disciplina. No momento esta é a única diferença entre estes artigos e outros submetidos a periódicos.
Estou atrasado com a resposta dos artigos, porque além de ter tido alguns problemas de saúde, acoplados a viagens e a coincidência com a revisão final do SBAI. Portanto vamos adiar a entrega do artigo final para o dia 14 de junho. Espero até amanhã divulgar todas as revisões. Certamente fare isso com todas de uma vez, e estou acumulando as revisões até ter todas.
Reinaldo
| |
| 14 março - 20 março Modelando com redes elementaresNo artigo de Reisig e Rozenberg, recomendado na aula passada existem dois pontos dignos de nota: i) o primeiro é a definição de Redes de Petri como um "conjunto de modelos de sistema, técnicas de análise, representação gráfica, convenções de notação" direcionada à área de "processamento da informação"; e ii) um exemplo claro e intuitivo de processo (e processamento da informação) que estaria inserido em um sistema de informação para cotrole de empréstimos em biblioteca. Temos duas observações a fazer sobre estes tópicos, que pelo menos sucitam alguma discussão: no primeiro caso devemos lembrar que o artigo mencionado é de 1998 (na verdade foi feito antes disso) e na época estava absolutamente correto, e ainda está. O que temos de diferente hoje é a ampliação das áreas de uso das redes de Petri, assim como a normatização deste conjunto de "modelos de sistema, técnicas de análise,... etc." através da norma ISO/IEC 15.909, da qual voltaremos a falar no decorrer do curso.  Para dar um exemplo da ampliação de áreas vamos, nesta segunda aula, inserir um novo exemplo que é mais direcionado a automação como normalmente a entendemos, isto é, a coleta de sinais de sensores, um processamento cujo modelo pode ser formalizado em redes de Petri e, em seguida, a ação de liberação de cancela para trens que circulam em um trecho único. É um evento baseado em caso real (ou pelo menos já foi um caso real) nas estações de esqui da Suécia e foi proposto e formulado pelo ETH de Zurique, uma instituição bem tradicional que serviu de modelo para a nossa Escola Politécnica. Portanto, na aula desta semana iremos revisitar os conceitos e princípios de modelagem com redes de Petri, e, baseado nas Redes Elementares, tratar este exemplo novo, mais ligado a automação. Veremos então a importância da formalização e discutiremos novamente os prinipais aspectos da modelagem das redes Elementares. No final da aula dicutiremos o papel das redes P/T como uma abstração de todas as redes denominadas clássicas. Entraremos na discussão do formalismo das reces P/T na nossa próxima aula.
| 
|