Percepção Musical 1 – Programação para o semestre
Segundas-feiras, das 14:30 às 16:10 horas (16 aulas)
Calendário 1s/ 2012
27/02 – Semana de Recepção aos Calouros 2012 da ECA
05/03 – Apresentação deste Calendário / Teste de Ingresso / Benward Cap. 1 / Carr Cap. 1 / Gramani: Série 2-1, Estruturas de pulsações e Fifrilim
12/03 – Benward Cap. 1 / Carr Cap. 1 / Gramani
19/03 – Benward Cap. 1 / Carr Cap. 1 / Gramani / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 1: M1A (16-30), H1A (11-20, apenas graus), H1B (5-8, apenas letras), H1F (13-24, apenas números)
26/03 – Avaliação de Leituras (Carr Cap. 1)
02/04 – Feriado (Semana Santa)
09/04 – Benward Cap. 2 / Carr Cap. 2 / Gramani
16/04 – Benward Cap. 2 / Carr Cap. 2 / Gramani
23/04 – Benward Cap. 2 / Carr Cap. 2 / Gramani / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 2: M2A (8-14), M2B (11-20), M2D (11-30, com notas e denominações dos intervalos), H2A (11-20, apenas graus), H2B (5-8, apenas letras), H2F (11-20, apenas números)
30/04 – Feriado (Dia do Trabalho)
07/05 – Avaliação de Leituras (Carr Cap. 2)
14/05 – Benward Cap. 3 / Carr Cap. 3 / Gramani
21/05 – Benward Cap. 3 / Carr Cap. 3 / Gramani
28/05 – Benward Cap. 3 / Carr Cap. 3 / Gramani / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 3: M3A (9-14), M3B (4-8, apenas números), M3D (11-30, com notas e denominações dos intervalos), H3A (11-20, apenas graus), H3B (5-8, apenas letras), H3D (6-8, com graus e notas), H3E (11-20, com notas e denominações das tríades: M, m, d, A), R3A (11-16), R3B (7-12)
04/06 – Avaliação de Leituras (Carr Cap. 3)
11/06 – Benward Cap. 4
18/06 – Benward Cap. 4 / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 4: M4A (9-18), M4B (13-25), M4D (11-30), H4A (11-20), H4B (5-8), H4C (16-20), H4D (1-5), H4E (11-20), R4A (4-6), R4B (7-10)
25/06 – Benward Cap. 4 / Avaliação da disciplina
02/07 – Avaliação escrita (Benward)
Sistema de avaliação
- Trabalhos mensais: Serão entregues nos dias determinados no Calendário, durante o horário da aula. Não serão aceitos trabalhos entregues fora da sala de aula, com atraso, ou por e-mail. Se porventura as aulas forem suspensas (devido a greve ou outro motivo), serão considerados para nota os trabalhos entregues, portanto, é importante que os alunos realizem os primeiros trabalhos.
- Avaliações: Nos dias acima especificados teremos três avaliações de leitura (em grupos com 6 alunos), uma Avaliação de Rítmica do Gramani e uma Avaliação Escrita (individual). A Nota das Avaliações será = somatória das notas das Avaliações de Leitura e Rítmica + nota da Avaliação Escrita : 2.
- Conceito final = nota das Avaliações com peso 3 + nota da entrega dos Trabalhos Mensais com peso 1. Por exemplo, um aluno com nota 8 nas avaliações é 0 nos trabalhos terá média final 6.0 (8x3+0:4=6); um aluno com nota 6 nas avaliações e 0 nos trabalhos terá média final 4.5; um aluno com nota 6 nas avaliações e 10 nos trabalhos terá média final 7.
- Frequência: A chamada será feita após 15 minutos do início da aula e a presença será válida somente se o aluno permanecer na sala até o término da aula. Os alunos que possuírem mais do que 30% de faltas serão automaticamente reprovados (norma USP).
- Plantão de dúvidas: às sextas-feiras, das 13 às 14 horas, com Roberto Rodrigues (bobs@usp.br), na sala 10A (Laboratório de Percepção e Análise Musical, PAM, coord. pelos Profs. Adriana e Paulo de Tarso).
- Observações: (1) Não há período de recuperação ao final do semestre. (2) Este calendário poderá sofrer ajustes no decorrer do semestre, por decisão do professor, após comunicado prévio. (3) Estas informações constam em http://disciplinas.stoa.usp.br/.
Bibliografia para a disciplina Percepção Musical
Os livros da Bibliografia Principal devem ser adquiridos por todos os alunos até o dia 12 de março e todos os alunos devem estar de posse deles em absolutamente todas as aulas:
BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008. (Na livraria da Edusp, os professores têm 50% de desconto e os alunos, 30%.)
CARR, Maureen & BENWARD, Bruce. Percepção musical: leitura cantada à primeira vista. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2011. (Na livraria da Edusp, os professores têm 50% de desconto e os alunos, 30%.)
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. SP: Perspectiva, 2004.
(1) Os exercícios contidos no livro Percepção musical: prática auditiva para músicos devem ser resolvidos diariamente, através do acesso ao endereço http://www.mhhe.com/socscience/music/benward7/train.htm. Para salvar o conteúdo das gravações disponíveis nesse site e montar um CD para uso diário: cliquem com o botão direito do mouse sobre o exercício “Melody 1A”, depois escolham "salvar destino como" e o conteúdo já estará salvo em mp3; em seguida, cliquem com o botão direito do mouse sobre o exercício “Melody 2A”, escolham "salvar destino como" e assim por diante.
(2) Ao estudar os exercícios do livro Percepção musical: leitura cantada à primeira vista, seguir o planejamento que segue:
Unidade 1: andamentos e transposições
Seção A1: pulso (seja qual for a unidade de tempo) = 120. Com marcações de regência.
Seção A2: 1-7 (semínima = 120), 8 (colcheia = 120). Com marcações de regência.
Seção C: 1 (2M asc Ré M), 2 (3M asc Si M), 3 (3m desc Ré M), 4 (em asc Fá M), 5 (3m desc Som M), 6 (4J asc Ré M), 7 (5J desc Láb M), 8 (2M desc Ré M), 9 (4J desc Mib M), 10 (2M desc Lá M), 11 (3M desc Láb M), 12 (2M asc Lá M), 13 (2M asc Sol M), 14 (4J desc Fá M), 15 (2M asc Mi M), 16 (4J desc (Sib M), 17 (2M asc Si M), 18 (3m desc Fá M), 19 (2M asc Fá# M), 20 (não transpor).
Seção D: 1 (2M asc Ré M), 2 (2m asc Mib M), 3 (2M asc Fá M), 4 (2m desc Lá M), 5 (2m asc Sib M), 6 (2M desc Fá M), 7 (2m asc Réb M), 8 (4J desc Mib M).
Seção E2: 1-3, caem na prova.
Unidade 2: andamentos e transposições
Seção A1: pulso (seja qual for a unidade de tempo) = 90. Com marcações de regência.
Seção A2: 1-5 (semínima pontuada = 100), 6-9 (semínima pontuada = 60, executar com md/me). Com marcações de regência.
Seção B2: 4 (3m desc Mi M), 5 (2M asc Lá M), 6 (2M desc Fá M), 7 (3M desc MibM), 8 (4J desc Ré M), 9 (2m asc Láb M), 10 (2m desc Fá# M).
Seção C: transpor todos os exercícios pensando na clave de dó para contralto (terceira linha): 1-10 (2M asc Ré M), 11 (não transpor).
Seção D1: 1 (3m desc Ré M), 2 (2m asc Mib M), 3 (2m desc Mi M), 4 (2M desc Dó M), 5 (3M asc Dó# M), 6 (2M desc Láb M), 7 (2M desc Sol M), 8 (3m desc Ré M), 10 (não fazer), 11 (3M desc Mib M), 12 (3m desc Fá# M), 13 (5J desc Ré M), 14 (3M asc MiM), 15 (4J desc Sol M), 16 (5J desc Ré M), 17 (3M desc Sib M), 18 (2M desc Dó M), 19 (2m desc Fá# M), 20 (2M desc Réb M).
Seção D2: 1 (2m desc Ré M), 2 (3M desc Réb M), 3 (3m desc Ré M), 4 (3m desc Dó M), 5 (4J desc Ré M), 6 (5J desc Dó M), 7 (3M desc Mib M), 8 (3m desc Dó M).
Seção E1: fazer as leituras pronunciando a letra (ao invés de pronunciar os nomes das notas).
Seção E2: 1-2, caem na prova.
Unidade 3: andamentos e transposições
Seção A1: pulso (seja qual for a unidade de tempo) = 120. Com marcações de regência.
Seção A2: 1-8 (semínima = 120), 9-10 (semínima = 120, executar com md/me). Com marcações de regência.
Seção C: 1 (4J desc Mi M), 2 (2M desc Réb M), 3 (2M asc Sol M), 4 (4J desc Lá M), 5 (3m desc Sol M), 6 (3M desc Réb M), 7 (3m asc Solb M), 8 (3M desc Láb M), 9 (2M asc Fá M), 10 (3M desc Láb M), 11 (3m desc Ré M), 12 (4J desc Ré M).
Seção D1: não transpor.
Seção D2: 1a (2M desc Sib m), 1b (3m desc Lám), 1c (3M desc Láb m), 2 (4J asc Lá m esc nat), 3 (2m asc Dó m esc nat), 4 (4J asc Sol m esc nat), 5 (2M desc Dó m esc mel)
Seção D3: 1 (4J asc Dó m esc mel), 2 (4J desc Si m esc harm), 3 (4J desc Ré m esc harm), 4 (4J desc Fá# m esc mel), 5 (4J asc Sol m esc harm ou nat), 6 (4J desc Sol m esc mel), 7 (4J desc Dó# m esc mel), 8 (4J desc Dó m esc nat), 9 (4J asc Lá m esc harm), 10 (4J desc Ré m esc mel).
Seção D4: transpor todos os exercícios pensando na clave de dó para contralto (terceira linha): 1 (2M asc, eólio em mi), 2 (2M asc, jônio em sol), 3 (2M asc, eólio em mi), 4 (2M asc, eólio em mi), 5 (2M desc, Dó m esc harm), 6 (5J asc, Lá m esc harm ou nat).
Seção E1: 1-3 (em casa, tocar uma voz e cantar a outra).
Seção E2: 1, cai na prova.
Por que nos dedicamos ao estudo da percepção musical?
O estudo da percepção musical é tanto um subsídio como uma finalidade do estudo da análise musical. E a composição, a análise musical e a interpretação são processos intrinsecamente interdependentes e auxiliares, por estabelecerem um relacionamento de troca de informações que mantém sua sustentação, permanência e renovação.
Igor Stravinsky e Anton Webern se reportaram à importância do desenvolvimento da percepção musical para os músicos profissionais. Os professores Lars Edlund (Royal University College of Music de Estocolmo, Suécia), Bruce Benward (University of Wisconsin) e Timothy Kolosick (University of Arizona), à prática da percepção, para músicos:
“A arte musical é limitada em sua expressão de um modo que corresponde exatamente às limitações do órgão que a percebe” (Stravinsky 1996: 63).
“E devo citar Goethe (...): ‘A cor é a expressão das leis da natureza na sua relação com o sentido da visão’. Como entre cor e música não existe uma diferença de essência, mas apenas de grau, pode-se dizer que a música é a expressão das leis da natureza na sua relação com o sentido da audição” (Webern 1984: 25).
“O principal objetivo da prática da percepção auditiva é desenvolver a sensibilidade. (...) A prática da percepção auditiva é um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas musicais” (Edlund 1963: 13).
“A reconstrução mental dos sons é denominada imagem sonora e o domínio dessa prática é uma das habilidades mais importantes que um músico pode adquirir em um curso de percepção musical” (Benward & Kolosick 2008: 81).
No livro The Listening Experience, o educador musical James Patrick O’Brien, professor na University of Arizona, classificou cinco maneiras principais de se ouvir: (1) para melhorar o humor; (2) por entretenimento; (3) por participar de experiência cerimonial; (4) focando a qualidade da interpretação; (5) focando a percepção de padrões sonoros. O’Brien observou que esta última se refere à escuta: das combinações de alturas com a finalidade de formar unidades mais longas, da justaposição de seções para formar movimentos, das combinações de movimentos para formar estruturas musicais maiores e da organização da obra. O autor sabiamente observou que a audição do planejamento, da estrutura, da lógica e do padrão sonoro de uma obra intensifica a compreensão e a apreciação do ouvinte (O’Brien 1987: 8). Acrescento que tal compreensão contribui diária e constantemente para a excelência do trabalho do músico profissional.
No mesmo exemplar, O’Brien apresentou uma segunda classificação, referente a tipos de ouvintes: (1) sensorial; (2) associativo; (3) crítico; (4) atento. O autor focou o ouvinte classificado como atento, por constituir a postura associada ao músico profissional. Observou que o ouvinte atento incorpora e aperfeiçoa os outros três tipos de ouvintes: aprecia o som, está apto a criticar a qualidade da execução, sente que compreendeu mais a obra após cada escuta, observa as razões musicais que conduziram a sensações, sente curiosidade em relação às técnicas de composição, à instrumentação e à textura que o compositor utilizou, busca a audição de obras de difícil compreensão e que agucem sua curiosidade, assim como procura ler sobre análise musical. O ouvinte atento é capaz de reconstruir a obra a partir de seus componentes auditivos (O’Brien 1995: 16-17). Enquanto músicos profissionais que somos, devemos buscar o aprimoramento diário e contínuo de nossa audição atenta.
O ouvido absoluto
Na Introdução do livro Modus Novus, que trata da leitura à primeira vista cantada (solfejo) de passagens em obras não tonais, Lars Edlund referiu-se de maneira acertada ao chamado ouvido absoluto:
“O ouvido absoluto é basicamente uma forma de memória e geralmente os objetos lembrados constituem alturas absolutas e a tonalidade. (...) Raramente os alunos que possuem esta forma de escuta refletem a respeito dos intervalos, da função tonal desses intervalos ou da função desses intervalos no contexto musical. (...) Esses alunos devem pensar mais a respeito dos intervalos e de suas funções melódicas e menos no nome das notas” (Edlund 1963: 15).
A disciplina Percepção Musical
Nossa disciplina irá focar, inicialmente, a prática da percepção de domínios musicais - como alturas, rítmica, textura e progressões harmônicas. Na seqüência, iremos nos reportar à formação de unidades mais longas, como frases, seções e movimentos. O curso prevê o concomitante desenvolvimento da leitura à primeira vista cantada (solfejo) e da independência rítmica (Gramani). No âmbito total do curso, buscaremos focalizar tanto o repertório tonal quanto o não tonal (atonal e modal).
Bibliografia complementar para alunos com facilidade:
AIELLO, Rita & SLOBODA, John A. Ed. Musical perceptions. NY: Oxford Univ. Press, 1994.
ANTAL, Molnár. Klasszikus Kánonok. Budapest: Zenemükiadó Budapest, 1955.
BACH, Johann Sebastian. Lieder und Arien. NY: Lea Pocket Scores, 1955.
BACH, Johann Sebastian. 185 four-part Chorales. NY: Lea Pocket Scores, 1955.
BERKOWITZ, Sol, FONTIER, Gabriel & KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4th ed. NY: W. W. Norton, 1997.
EDLUND, Lars. Modus novus. Stockholm: AB Nordiska MusikFörlaget, 1963.
FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven: Yale Univ. Pr., 1990.
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica Viva: A consciência musical do ritmo. Campinas: Ed. Unicamp, 1996.
HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2005.
HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: University Press of America, 1982.
HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: progressive ear training, singing and dictation studies in diatonic, chromatic and atonal music. NY: Continuo Music Press, 1973.
HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. 3 ed. SP: Ricordi, 1983.
KODÁLY, Zoltán. 77 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1967.
KODÁLY, Zoltán. 66 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1969.
LEMOINE, Henry & CARULLI, G. Solfège des solfèges. Paris: Éditions Henry Lemoine, 1910.
NÉMETH, Rudolf; NÓGRÁDI, László & PUSTER, Janos. Szolfézs Antológia. Budapest: Editio Musica Budapest, 1984.
OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 5th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001.
PAZ,Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.
STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969.
WEBER, Alain. Leçons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Nouvelle Édition. Paris: Alphonse Leduc, 1983.
WITTLICH, Gary E. & HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1974.
Bibliografia de apoio para alunos com dificuldade:
BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 1º ano. 6 ed. RJ: s/ed, 1994.
BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 2º ano. 3 ed. RJ: s/ed, 1987.
BERKOWITZ, Sol, FONTIER, Gabriel & KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4th ed. NY: W. W. Norton, 1997.
OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 5th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001.
PAZ,Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.
PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: Percepção rítmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001.
SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2 ed. RJ: Musimed, 2003.
Ear Open. CD-ROM.
Ear Trainer. Endereço: http://www.good-ear.com/servlet/EarTrainer
(1) Clique em Beginner (à esquerda); depois em simple intervals (observe se a listagem options, à esquerda está marcando fixed root, normal tempo, normal volume, acoustic piano. Se não estiver, escolha cada tópico e clique em set options). (2) Clique em play (ao centro); ouça o som; marque a resposta; clique em submit. (3) Se a resposta estiver correta, outra tela se abrirá com a inscrição Yeah! That’s right! – então clique em try next one; se a resposta estiver incorreta, a outra tela terá Sorry! You are wrong – então clique em try again se quiser repetir o exercício ou em try next one se quiser ouvir outro exercício. (4) Repita esse exercício até obter o resultado 10 right of 10 (no centro da tela). Em seguida, vá à esquerda da tela e mude a listagem options: apague o fixed root e clique em set options; repita o exercício até obter 10 right of 10. Vá novamente à esquerda da tela e mude a listagem options: escolha um instrumento diferente de acoustic piano e clique em set options; repita o exercício até obter 10 right of 10. 5. Na semana seguinte, clique em Beginner (à esquerda); depois em major/minor. Siga até o final.