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Agenda do Curso

 
PROGRAMA 1.Aristóteles e a reflexão sobre a pólis 2.Maquiavel: humanismo cívico e as formas de governo 3.Hobbes e os pressupostos da teoria do Estado 4.Locke: a comunidade política e o direito de resistência 5.Rousseau e as bases do Estado democrático
 
 

6 dezembro - 12 dezembro

PROVA DE POLÍTICA II

Profs. Eunice Ostrensky e Raphael Neves

Responda as questões abaixo tendo em vista o seguinte:

- A prova é INDIVIDUAL.

- Havendo qualquer espécie de PLÁGIO será dada nota ZERO para a prova inteira. Se houver dúvidas a respeito do que configura plágio, consulte as Instruções para Redação Acadêmica, que se encontra no Moodle da disciplina e na página da graduação do Departamento de Ciência Política;

- Ao mencionar um texto de algum autor, tenha em conta as regras de citação. Mais uma vez, a esse respeito consulte as mesmas Instruções para Redação Acadêmica acima citadas;

- Para cada resposta, o limite de espaço é de uma lauda (cerca de 1.800 caracteres).

- A prova com seu nome completo, número USP, turno em que está matriculado e nome do professor que ministrou a disciplina deve ser entregue na secretaria do departamento de ciência política, no 2º andar.

- O prazo para entrega é SEGUNDA-FEIRA, dia 5 de dezembro, até às 19h30min;

- Não serão aceitas provas enviadas para o e-mail do professor ou dos monitores;

- Os monitores não estão autorizados a auxiliar os alunos na resolução da prova.

1. Em “The state of princes to the person of the state”, Skinner afirma que: “Muita da hostilidade inicial [ao termo Estado] veio de teóricos radicais que desejavam reafirmar o ideal de soberania popular em lugar da soberania do Estado. Os autores contratualistas da geração seguinte, incluindo John Locke (...), procuraram evitar por completo a terminologia do poder estatal, preferindo falar de ‘governo civil’ ou ‘poder civil supremo’” (p. 405). Com base nisso, esclareça qual pode ser a crítica de Locke ao modelo de Estado proposto por Hobbes.

2. A escravidão foi justificada ou ao menos tolerada por vários teóricos. Considere dois autores, dentre Hobbes, Locke e Rousseau, e explique seus pontos de vista sobre a escravidão em relação à liberdade e à natureza da vida política.

3. “A fim de que o pacto social não venha a constituir, pois, um formulário vão, compreende ele tacitamente esse compromisso, o único que pode dar força aos outros: aquele que se recusar a obedecer à vontade geral a isso será constrangido por todo o corpo - o que significa apenas que será forçado a ser livre”. Como alguém pode ser forçado a ser livre? Explique esse trecho d’O Contrato Social tendo em vista as ideias de liberdade civil (ou política) e lei em Rousseau.

 

Boa Sorte!

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    O objetivo é apresentar aos alunos os principais temas e conceitos da teoria política moderna. Trata-se de examinar as teses sobre as origens e os fundamentos do poder político, a gênese dos conceitos de contrato social, Estado e soberania (estatal e popular), a estrutura das concepções que anteciparam e expressaram o processo de construção do Estado nacional moderno. O curso está dividido em três partes: a primeira esquematiza o modo pelo qual Aristóteles pensou a política e a comunidade política, a segunda examina a inovação teórica efetivada pela obra de Maquiavel, e a terceira investiga como os pensadores jusnaturalistas e contratualistas (Hobbes, Locke, Rousseau) lançaram as bases de uma nova ciência para os novos tempos.