A seguir são apresentadas algumas questões que nos ajudarão a refletir mais sobre o texto.
Todas devem ser analisadas, pensadas e refletidas, porém apenas as questões 3 e 5 devem ser entregues à professora para correção.
EXERCÍCIO 3 – ENTREGA EM 02/03
Q1) A utilização de analogias como uma estratégia de comunicação é bastante freqüente em nosso cotidiano. Dê exemplo de uma situação em que você lança mão de uma analogia para explicar um conceito:
dia a dia (não precisa ser um conceito físico); b) da física em sala de aula.
Q2) O que é uma teoria para o autor? Explique com suas próprias palavras.
Q3) No início da p.100 o autor afirma que “As redes de Galileu e da nossa ciência moderna querem pegar aquilo que existe ANTES da tradução dos sentidos, mesmo quando não há tradução dos sentidos.” Essa idéia do autor é contrária à do texto de M. Robilotta? Explique.
Q4) Dê um exemplo de uma rede da física, diferente da usada pelo autor, que acabou não sendo adequada.
Q5) Qual a relação entre rigor da ciência e o objeto de estudo, segundo o autor? Explique com suas próprias palavras.
Q6) Na p.110 o autor nos diz: “Anote isto: o jogo da ciência só é possível se o cientista tiver uma idéia muito clara da ordem que se espera da realidade. Fora desse quadro de ordem, os fatos não têm absolutamente significação. Uma das funções mais importantes do estudo da teoria e da história da ciência é fazer com que o estudante se familiarize:
com a ordem que é no momento, aceita pela comunidade;
com as sucessivas transformações e revoluções por que esta ordem passou.”
Dê um exemplo de ordem de uma teoria física atual. Mostre que ela passou por sucessivas transformações.
Q7) Segundo o autor, uma analogia entre metodologia científica e anzóis é melhor do que com uma rede? Por quê? Explique com suas próprias palavras.
Disponível a partir de: | quinta, 24 fevereiro 2011, 21:15 |
Data de entrega: | quarta, 2 março 2011, 19:10 |