Queridos alunos,

Tendo em vista as dúvidas apresentadas por alguns em relação ao que observar, para registro no portfólio, elaboramos “dicas” para direcionar o olhar.

São apenas sugestões. Não há necessidade de postar no stoa.

A caracterização da escola deve constar no PORTFÓLIO.  

   

Orientações para estágio: o momento da observação

 

Objetivos:

- apreender a diversidade da escola e a complexidade da atuação docente;

-construir representações sobre esse local de trabalho e sobre a aula.

 

Abordagens:

- caracterização da escola (condições matérias/humanas; organização; funcionamento)

- caracterização do professor (quem é; o que pensa; como trabalha)

- caracterização da aula (o que acontece no tempo/ espaço em que ela se desenvolve)

 

Alguns aspectos que favorecem as observações sobre a aula:

1)      como o/a professor/a entra na sala?

- como ele/ a se dirige aos alunos? como obtém  silêncio? como começa a aula?

 

2)      como o conteúdo é apresentado?

- articula com o conhecimento anterior? estimula a participação dos alunos? propõe situações capazes de instigar o interesse/ curiosidade dos alunos?

 

3)      como desenvolve a aula?

- quais estratégias de aprendizagem são usadas? como o/a professor/a trabalha com elas? quais dificuldades são percebidas em seu trabalho?

 

4)      quais inovações estão presentes na aula?

-como o/a professor/a trabalha com elas? quais dificuldades são percebidas em seu trabalho?

 

5)      como o/a professor/a lida com a indisciplina?

- o que gerou a manifestação presenciada por você? foi a relação pedagógica? foram os alunos problema? o que o/a professor/a fez?

 

6)      como o/ a professor/a acaba a aula?

- faz uma amarração? propõe algo para a próxima aula?

 

Alguns aspectos que podem favorecer a aproximação com professor/a:

Formação (qual, onde); tempo de trabalho; quais as funções já ocupou; há quanto tempo está nesta escola; o que acha da escola; o que sente com o trablaho que realiza; como trabalha; quais inovações incorporou  à sua prática; o que acha das inovações; quais as dificuldades tem para trabalhar com elas; como inicia/desenvolve/avalia a aula; todo aluno é capaz de aprender ou não; o que pensa dos alunos...  

 

Alguns aspectos que favorecem a caracterização da escola e classe que o estagiário irá acompanhar:

É interessante apresentar um panorama geral da escola e depois direcionar o olhar para a sala que o estagiário irá acompanhar.  Nesse sentido, pode-se analisar os dados gerais (clientela, bairro etc); tamanho (nº de alunos/professores/funcionários, de classes, de turnos); isntalações; recursos didáticos e de apoio (laboratórios, TV, vídeo, computadores, projetores etc); quais são os grandes problemas da escola e da sala que está acompanhando, como a escola e o/a professor/a da classe está se organizando para enfrentá-los; quais os projetos existentes na escola; são projetos coletivos ou individuais; quais as inovações que estão sendo implantadas na escola e o que a escola teve que fazer para implantá-las; o/a professor/a da turma que está acompanhando participa de algum projeto; como é a grade curricular;

Disponível a partir de: quinta, 8 setembro 2011, 12:55
Data de entrega: sexta, 30 setembro 2011, 12:55