6 Desenvolvimento do Estágio
1ª Fase: ênfase na observação e análise (4 a 5 semanas)
· Visitas a escolas e contato com coordenação e professores.
· Obtenção do Projeto Político Pedagógico da Escola e análise da proposta para a Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
· Levantamento e análise de recursos didáticos para o ensino de Física.
· Observações de aulas e/ou gravações em áudio e vídeo.
· Entrevistas com professores, alunos e ex-alunos do ensino médio
2ª Fase: ênfase na observação participante e análise ( 3 a 4 semanas)
· Atividades diversas de participação nas aulas tais como: atendimento a alunos individualmente ou em grupos; organização de materiais didáticos; de aulas experimentais, de questões, exercícios e problemas; preparação e/ou análise de avaliações; etc.
· Acompanhamento de grupos de alunos
3ª Fase: implementação de práticas docentes (aproximadamente 7 semanas)
· Planejamento, implementação e análise de projetos de ensino com temática definida conjuntamente com o professor da classe e desenvolvidos em horário normal de aula (preferencialmente 1 aula semanal) ou em horário extra (com caráter de mini-curso complementar).
Atividades complementares
· aulas particulares (recuperação e/ou acompanhamento a alunos e/ou grupos)
· contribuições à organização de espaços para o ensino de Física: biblioteca, laboratório, videoteca, sala de informática, etc
· organização/ elaboração de materiais didáticos e outras recursos auxiliares : textos didáticos e para-didáticos, softwares, endereços de sites, vídeos, manuais para experimentação etc
· participação em reuniões diversas na escola (HTPC, conselho etc)
· visitas a Museus de Ciência, Observatórios e outras instituições voltadas à educação não-formal ( de 5 horas a 10 horas).
Observações:
· As atividades de estágio poderão ser adaptadas para os casos de alunos que já estão atuando como professores de Física (desde que possa ser feita a implementação de projetos de ensino inovadores).
· Recomenda-se a realização do estágio em Escola Pública.
· Sugere-se que as atividades sejam aprofundadas em uma classe específica e que sejam desenvolvidas na escola em duplas de estagiários, a fim de possibilitar aprofundamento de discussões sobre as mesmas.
AVALIAÇÃO
- acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos individualmente e em grupos ao longo do desenvolvimento da disciplina: resenhas sobre leituras, apresentações, sínteses de trabalhos produzidos em aulas, etc
-atividades de estágio:elaborações e registros em caderno de campo, organização de portfófio, apresentações sobre os projetos
-sínteses temáticas