Relatório da 3a Atividade nas escolas

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Nome do grupo (dupla ou trio): Claudemir M Andrade
Nome da escola: Virgilia
Experiência: Identificando forças verticais
Nome do professor (a): Newton
Turmas: 1º E e F
Relatório:

Hoje, quinta-feira dia 26/05 foi o dia da terceira visita ao colégio Virgilia. No que tange a recepção correu tudo bem, sem problemas que valham a pena relatar.

Por volta das 15:50hs fui para o laboratório aguarda a turma (1º F) chegar com o prof. Newton. Infelizmente o laboratório estava imundo. Pedi para um dos alunos alguma coisa para limpar ao menos as bancadas, ele prontamente trouxe um pano limpo para tal.

Comecei a aula elogiando-os pela participação na ultima atividade e questionando quanto da entrega do roteiro ao professor. Acordei com eles a entrega de dois roteiros preenchidos um para mim daqui a 15 dias e outro para o prof. Newton na próxima semana.

Comecei a atividade prática pedindo que se separassem em grupos pequenos de 3 a 4 pessoas, pois a turma estava pequena em seguida distribui os roteiros. Pedi um representante de cada grupo para retirada dos materiais. Alertei para o nosso tempo, pois eles tinham apenas 30 minutos para realizar a atividade.

Durante a atividade circulei entre os grupos para observa e tirar ou colar dúvidas. A maioria trabalhou bem, poucos foram os que brincavam.

No fim, da aula perguntei quantos haviam concluído todo o roteiro, nenhum grupo havia dado conta. Não houve discussão, pois o tempo havia acabado, senti falta de uma discussão coletiva do problema e da contribuição deles.

Enquanto eu aguardava a chegada da outra turma (1º E), fui atrás de uma vassoura para limpar o chão do laboratório.

Procurei reproduzir mais ou menos a mesma fala que usei na outra turma. Não houve muita diferença entre as turmas, excerto pela quantidade de alunos, pois essa era um pouco maior. O que mais me chamou a atenção foi que um dos grupos, o mais barulhento, construíram uma balança muito próxima da pedida no roteiro sem minhas modificações.

A demais sentir que as atividades não estão cumprindo o papel que esperava, principalmente pela falta de tempo em trabalhar melhor, mas também porque eu não acompanho o dia-a-dia dos alunos em sala de aula, ou seja, não sei o que estão vendo ou o que já foi passado pelo prof. a eles. Por exemplo, nenhum dos grupos sabiam dizer qual o tipo de força que atuava sobre o corpo para fazê-lo cair muito menos representá-la no desenho. Outros confundiam energia cinética com força “-é a força cinética que faz o corpo cair!”.

Por conta disto estou pensando em testar uma atividade de demonstração com eles, com o intuito de instigá-los a pensar e construir um raciocínio lógico e cientifico através de perguntas. Minha idéia é mostrar para eles o fenômeno e junto com eles construir os conceitos relacionados ao fenômeno.

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