Relatório de Atividades nas escolas - 11º Experimento

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18 ...27   ()
Nome dos integrantes: Fabiano Nunes e Felipe Leonardo Ferreira
Nome da Escola: Amorim Lima
Educador: Marymar
Experiência: 11ªJogo da seleção natural e “Darwin x Lamarck”
Turmas: 7ªsérie
Relatório:

Relatório da Atividade 11 – Amorim Lima

7ªsérie

Jogo da seleção natural e

“Darwin x Lamarck”

Objetivo

- Construir o conhecimento sobre a evolução das espécies, confrontando as visões de Lamarck e Darwin, e por fim introduzir o conceito de seleção natural e sua atuação ao longo da história.

Expectativas

- Que os alunos consigam perceber as diferenças nas teorias de Lamarck e Darwin e através do jogo os alunos aprendam sobre a seleção natural, como ela atuou no processo de extinção e evolução dos seres vivos. Percebam as características que contribuíram para o sucesso ou a extinção de determinada espécie.

Relatório da Atividade 11 – Amorim Lima

7ªsérie

Jogo da seleção natural

“Darwin x Lamarck”

Na última segunda-feira dia, 7 de Novembro, desenvolvemos com a 7ªsérie a última atividade de laboratório e terceira com o tema principal sobre a evolução.

A proposta era passar para os alunos o conhecimento sobre as teorias de Lamarck e Darwin, a importância e principais pontos de cada uma e em seguida usar um jogo para explicar a seleção natural. Jogo este desenvolvido por outros colegas estagiários do Amorim Lima – Danilo e Rodrigo –, que aplicaram essa metodologia em suas turmas e colheram bons resultados.

Sobre Lamarck e Darwin levamos uma ilustração em forma de quadrinho sobre as girafas de pescoço longo e as de pescoço curto (extintas). Através deste exemplo explicamos as características principais das teorias de Lamarck e Darwin. O primeiro explicaria o fato das girafas de hoje possuírem pescoços compridos usando suas ideias de transmissão de características adquiridas de forma hereditárias, para ele as girafas de pescoço curto começaram a esticar seus pescoços para alcançar os alimentos nas árvores e em função disso seus descendentes nasciam com os pescoços cada vez mais compridos. Para argumentar sobre o equívoco de Lamarck usamos o exemplo do ex-presidente Lula, que perdeu um dedo de sua mão em uma maquina industrial, contudo, seus filhos nasceram todos com os dedos normais; logo características adquiridas não são transmitidas hereditariamente.

Já na visão de Darwin o caso das girafas poderia ser explicado pela proposta da seleção natural, onde as girafas de pescoço curto por não conseguirem alcançar o alimento, não se adaptaram as condições que o ambiente lhe impunha e acabaram morrendo, sobrevivendo apenas as de pescoço comprido. Hipótese mais aceita atualmente e mais coerente.

O jogo da seleção natural se assemelha ao super trunfo. Em cada carta temos uma espécie nomeada por uma letra (A, B, C, D, E, F e G), abaixo do nome temos algumas características da espécie:

-Capacidade respiratória

-Locomoção na terra

-Força física

-Diversidade Alimentar

-Necessidade de água

-Consumo Energético

-Visão

Cada um desses itens tinha em sua frente um número que variava de 0 a 4 representando o grau de cada característica.

Dividimos a turma em três grupos e na primeira rodada entregamos três espécies para cada grupo: A, B e C. Nós lançávamos a turma uma adversidade do ambiente, exemplo: começou a faltar alimento na água e os seres precisaram ir para a terra.

Dito isto nós pedimos para que cada grupo, em conjunto, analisasse as três espécies e o grau de suas habilidades. Os alunos deveriam discutir qual característica seria mais útil para cada adversidade e escolher qual espécie teria mais chances de sobreviver. Assim que cada grupo apostasse em sua espécie nos mostraríamos qual morreria, qual sobreviveria e o porquê. A espécie que não conseguisse sobreviver seria considerada extinta e na próxima rodada outra seria colocada em seu lugar de modo que os grupos sempre teriam em mãos três espécies para analisar para cada adversidade.

A cada adversidade lançada nós explicávamos um pouco mais sobre a seleção natural e seu papel na evolução. Os alunos gostaram muito da dinâmica, uma vez que a metodologia desta atividade diferia de todas as outras atividades realizadas neste ano. A primeira 7ªsérie, mesmo dispondo de um tempo menor, aproveitou bem a atividade e foi possível desenvolver todo conteúdo.

A segunda turma estava um pouco mais agitada nesta segunda e infelizmente o aluno Eric, já muito inquieto, estava ainda mais naquele dia. Desde o início das atividades deste ano ele não se mostrou muito afeito a trabalhar em grupo, nesta atividade isto ficou ainda mais evidente, além de não querer deixar os demais colegas manusearem as cartas ele ainda fez um esforço para amassá-las. A coisa ficou ainda mais difícil quando seu grupo não pontuou na primeira rodada.

Estava começando a ficar complicado dar seguimento as atividades com ele a toda hora atrapalhando não só o seu grupo mas os demais, além de não querer devolver as cartas a cada rodada. Fomos obrigados a repreendê-lo várias vezes, tendo que aturar a educação pouco lapidada do garoto, até que em determinado momento, quando notou que não deixaríamos ele agir do jeito que bem entendesse e estragasse o material alem da atividade, ele pegou suas coisas e saiu da sala.

Continuamos a atividade normalmente e sem mais problemas.

Acreditamos que nossas expectativas foram alcançadas e que utilizar jogos e formas mais dinâmicas de desenvolver o conhecimento é e se provou mais uma vez ser um método muito promissor. Não só de transmissão de informação, mas de construção do conteúdo junto com os alunos, uma vez que eles interagiram bastante, perguntaram por que tal espécie foi extinta e outra não, por que determinada característica foi essencial para superar certa adversidade.

Esse assunto ainda será retomado e aprofundado no decorrer da vida acadêmica deles, porém tentamos lançar bases mais sólidas para que no futuro este conteúdo possa ser expandido e apropriado pelos alunos da melhor maneira possível.

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18 ...27   ()