Experiência de convecção – 2º B
Objetivo: demonstrar a transmissão de calor nos fluidos líquidos e gases. Através do aquecimento de uma quantidade de massa de um fluido suas moléculas passam a mover-se mais rapidamente, afastando-se uma das outras e consequentemente o volume ocupado por essa massa fluída aumenta tornando-se menos densa. Desta forma, a massa menos densa no interior do fluído sofre um movimento de ascensão ocupando o lugar das massas do fluido que está em temperatura inferior. A parte do fluído mais fria (mais densa) move-se para baixo tomando o lugar que antes era ocupado pela parte do fluido anteriormente aquecido. Como mantemos o aquecimento de um dos lados do tubo este processo se repete inúmeras vezes dando origem às chamadas correntes de convecção. São as correntes de convecção que mantêm o fluido em circulação.
O objetivo nesta experiência foi alcançado.
O preenchimento do relatório por parte dos alunos foi incompleto devido ao pouco tempo de aula e inúmeras questões sobre o tema.
Verificamos que é necessário diminuir para quatro ou cinco perguntas no máximo o questionário para os alunos.
Há pouco interesse dos alunos nesta sala pelas experiências, eles não demonstram interesse e motivação em descobrir, preferem que alguém demonstre o que ocorre ao invés de testarem as opções disponíveis para compreensão do fenômeno. O interesse maior estava em ilustrar o experimento.
Experiência de associação de circuitos – 3º A
Objetivo: Mostrar as diferenças entre circuitos em série e paralelo e circuito misto, através das variações de brilho de lâmpadas ligadas nestas configurações e em circuitos mistos.
O objetivo foi alcançado mostrando a diferença entre as configurações, mas não foi alcançado plenamente na demonstração dos circuitos, pois as pilhas estavam fracas dificultando a visualização das diferenças de luz emitida pelas lâmpadas e também algumas lâmpadas estavam queimadas apesar de termos efetuado o teste de todas elas antecipadamente em aula.
O preenchimento do relatório por parte dos alunos foi incompleto devido ao pouco tempo de aula e inúmeras questões sobre o tema. Somente um grupo conseguiu terminar, mas identificamos que eles conseguiram porque um dos componentes conseguiu conduzir o grupo para a execução da tarefa proposta.
Nesta sala há interesse pela descoberta dos fenômenos envolvidos e também interesse na resolução dos problemas de última hora, no que se refere a lâmpadas queimadas ou pilhas que não funcionavam. Os próprios alunos buscavam meios de mostrar que determinada pilha estava fraca, pois eles testaram diretamente a lâmpada na pilha isolada ao invés de testa no conjunto de três pilhas. E também fizeram o mesmo com as lâmpadas.
Infelizmente devido ao tempo não conseguimos explorar mais o tempo sobre circuito misto, mas os alunos se demonstraram interessados em tentar pelo menos ver o que acontecia.
Em síntese, é preciso:
· Reduzir o número de questões do relatório;
· Relacionar os experimentos com eventos do dia-a-dia;
· Manter a parte de ilustração dos fenômenos;
· Melhorar a organização de alguns experimentos, facilitando a visualização dos fenômenos, além de garantir a qualidade dos componentes. |