Fabiano Aparecido Nunesnºusp: 5897104
Felipe Leonardo
Ferreira nºusp: 6452617
Relatório da Atividade 6 – Amorim Lima
7ªsérie
Ossos
- Construir o conhecimento sobre os ossos, sua função, constituição,
flutua ou não flutua.
Expectativas
- Que os alunos consigam fazer a analogia entre a experiência e a função
dos ossos no corpo humano.
- Que esse conhecimento possa ser expandido para outros exemplos do
dia-a-dia também.
Relatório da Atividade 6 – Amorim Lima
7ªsérie
Os conceitos inerentes à composição dos ossos foram o objeto de estudo de
nosso experimento. Quais materiais são mais densos, quais suas funções, como
podemos representá-los através de um modelo; foram questão abordadas e
discutidas na atividade.
A primeira parte do experimento propunha que cada grupo de alunos
utilizasse uma estrutura feita de canudos de plástico e fita crepe para simular
a sustentação de tecidos e o esqueleto de um vertebrado. Eles deveriam estar atentos a dificuldade ou
facilidade de manter uma guardanapo (tecidos e órgãos) em pé com e sem
estrutura. A partir daí seguiram-se as análises sobre as principais diferenças
entre vertebrados e invertebrados e suas respectivas conclusões foram
registradas no roteiro.
Em seguida foi pedido aos alunos que medissem massa e volume dos diversos
blocos utilizados, de forma intuitiva com as mãos e por visualização,
registrando os seus resultados no roteiro. Isso foi uma preparação a uma
discussão sensorial sobre a relação entre massa e volume conhecida como
densidade volumétrica.
De posse desses dados procedemos a montagem de nosso protótipo de osso.
Nesta etapa os alunos tentaram dispor todos os materiais de forma a criar um
modelo de uma estrutura óssea. Obviamente, do ponto de vista geométrico, o
máximo que foi conseguido foi a aglutinação dos componentes de forma a
verificar quais dos materiais sofriam alguma deformação em função da força
exercida por outro. Nesta etapa a amoeba foi introduzida e associada à medula
óssea.
Alguns alunos tiveram certa dificuldade de fazer analogia entre o osso
compacto e o bloco C, composto de material mais denso. Dessa forma, foi
necessário introduzir a idéia de densidade dos objetos por meio da
identificação dos que flutuavam numa bacia com água. Todos os blocos e a amoeba
foram imersos em tal recipiente e os resultados registrados em todos os
roteiros.
Definimos densidade como a
relação/razão entre massa e volume. De maneira informal e da forma mais
didática possível associamos os materiais mais compactos aos mais densos e os
espalhados como menos densos. Era
bastante nítida a diferença de densidade em cada uma das situações de imersão
na água; a turma teve um desempenho muito bom no processo de identificação dos
objetos mais densos tendo, contudo, certa dificuldade em associar os materias
utilizados aos componentes do osso.
A empolgação dos grupos foi grande havendo até certa indisciplina por
conta do contato com a amoeba que despertou a curiosidade de todos. Alguns
tentaram fazer "guerra de massa" com este material, outros tentaram
surrupiar parte da massa para futura diversão no intervalo. Isso sem mencionar
os que, inclusive os disciplinados, de fato simularam ruidos de flatulência com
a amoeba e sua geleia. Olhando de forma otimista a participação foi intensa e o
preenchimento dos roteiros foi assíduo e pontual, o que provavelmente nos
possibilitou promover e introduzir conceitos que, se assimilados e trabalhados
com reflexão podem ajudá-los a estimular o raciocínio; mesmo com as
brincadeiras em aula que possibilitam a dispersão do foco da atividade, mas não
obrigatoriamente determina a obrigatoriedade de dispersão. Ou seja, o clima
tornou-se alegre e agradável e pensamos que esse ambiente é propício para o
aprendizado.
Para encerrar, é preciso expor os pequenos contratempos que ocorreram no
inicio do experimento. A primeira turma teve o inicio da atividade prejudicada
por quase 30 minutos por conta da impossibilidade de acesso à sala da
coordenação onde se encontravam nossos materiais. Isso ocorreu nesse período
porque não havia nenhum funcionário na secretaria. E somente as 07:25hs pudemos acessar a sala
com o auxílio da Edinéia. De qualquer forma, uma parte dos roteiros ficou em
posse da professora Marymar para posterior preenchimento da tabela de
associação dos materiais com elementos do osso e pudemos desenvolver as
atividades tranquilamente.
Quanto as nossas expectativas iniciais, acreditamos ter alcançado a
maioria, todos os alunos, mesmo que de forma intuitiva e fragmentada, têm uma
ideia geral sobre os ossos e sua importância. Sobre a sustentação, que as
coisas para se manterem de pé necessitam da ajuda de uma estrutura que lhes de
suporte.
Eles talvez desconhecessem que apesar dos ossos auxiliarem no movimento,
existem os animais invertebrados que também se movimentam, como caramujos,
ostras e lulas. Por fim frisamos a função de proteção dos ossos, como a caixa
torácica que protege os pulmões e o coração.
|