Fabiano Aparecido Nunesnºusp: 5897104
Felipe Leonardo
Ferreira nºusp: 6452617
Relatório da Atividade 8 – Amorim Lima
7ªsérie
Objetivo
- Construir o conhecimento sobre funcionamento do pulmão, caixa torácica
e diafragma a partir do modelo.
Expectativas
- Que os alunos consigam fazer a analogia entre o modelo do pulmão e o
próprio pulmão humano, seu funcionamento no processo da respiração em conjunto
ao diafragma.
- Introduzir
conceitos de pressão e molécula de forma didática e em função das necessidades
do experimento.
Relatório da Atividade 8 – Amorim
Lima
7ªsérie
Enchendo o pulmão
A ideia inicial era de deixarmos os alunos próprios montarem os modelos
de pulmão, porém para isso necessitaríamos de mais tempo do que dispomos para
cada turma, uma vez que perde-se algum tempo até os alunos se acomodarem na
hora da entrada.
O experimento 8 não é longo e seu entendimento e abstração são simples
quando encaminhados de maneira certa. Como os grupos são pequenos é possível
interagir mais e de maneira mais qualitativa com os alunos, antes de iniciarmos
o experimento propriamente dito, passamos de grupo em grupo explicando um pouco
sobre o sistema respiratório, as estruturas envolvidas, processos como a
hematose que acontece nos alvéolos e é de suma importância para a bagagem de
conhecimento de cada aluno.
Alguns alunos já haviam feito a experiência em outras séries, então não
houve grandes problemas para fazerem a abstração entre o modelo e o pulmão
real. O modelo nos permite passar uma quantidade ampla de informação, não só
sobre a respiração, mas também sobre a dor que sentimos no diafragma ao
executar um exercício muito intenso por um longo tempo, como a asfixia mata uma
pessoa, o soluço e etc. Reforçamos os conhecimentos sobre a energia dos
alimentos ao escrevermos a equação da respiração celular, onde aparece a glicose.
Além disso o movimento do pulmão e da caixa torácica só acontece porque
os músculos intercostais possibilitam isso, recuperando o a informação sobre os
músculos estarem ligados ao movimento.
Falamos um pouco sobre as moléculas que compõe o ar, da importância do
oxigênio, do nitrogênio para nosso organismo. Introduzimos a ideia de pressão
de modo intuitivo através de inúmeros exemplos como a analogia das moléculas se
chocando com a parede do recipiente e os carrinhos de “bate-bate” em um parque
de diversões. Esse conceito, o de pressão, era fundamental para entender o
porque o ar entra no pulmão quando a pressão deste diminui em função da
contração do diafragma; também porque o ar sai quando o diafragma relaxa e a
pressão dentro do pulmão aumenta.
A turma parece ter gostado do experimento, podemos dizer que nossas
expectativas foram alcançadas, mesmo que nem todos os alunos tenham abstraído
rapidamente a ideia do modelo, depois de um pouco de informação logo entenderam
seu funcionamento.
De um modo geral a maioria se mostra bem interessada nas aulas de
laboratório, há muitas perguntas, algumas nem ligadas ao experimento, notamos
em alguns alunos uma curiosidade pelas coisas bastante benéfica para seu
crescimento acadêmico.
Algumas bexigas foram estouradas, mas nada que não fosse passível de
reparo. Mesmo a ideia mais profunda sobre pressão não ter sido explorada,
acreditamos ter passado a ideia geral, que ajudaria na atividade, além de
lançar base para melhor recepção deste e de outros conceitos relacionados a ele
em anos posteriores.
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