Relatório de Atividades nas escolas - 10º Experimento
Poste aqui seu relatório de atividade na escola.
Nome dos integrantes: | Fabiano Nunes e Felipe Leonardo Ferreira |
Nome da Escola: | Amorim Lima |
Educador: | Marymar |
Experiência: | Experimento 10 - FÓSSEIS E A EVOLUÇÃO |
Turmas: | 7ªsérie |
Relatório: | Relatório da Atividade 10 – Amorim Lima 7ªsérie
OBJETIVO
- Construir o conhecimento sobre fósseis e a sua importância no estudo da origem e evolução dos animais.
EXPECTATIVAS
- Que os alunos consigam perceber a relevância no estudo dos fósseis, não só como registro arqueológico para ser exposto em um museu e para fins didáticos, mas como ferramenta fundamental no estudo sobre a origem e evolução dos animais e até da vida na Terra.
Relatório do experimento 10 – Amorim Lima 7ªsérie
FÓSSEIS E A EVOLUÇÃO
A ideia inicial para este experimento era a de passar um documentário sobre a importância dos fósseis, sobretudo para o estudo da evolução dos animais e vegetais, procuramos um que fosse dublado e que tivesse uma linguagem compatível com os alunos da 7ªsérie. Encontramos o documentário, não foi muito fácil porque a maioria deles estava em inglês com legenda em português ou com a dublagem ruim, gravamos em um CD RW no formato de dados e em DVD em formato que um aparelho comum fosse capaz de reproduzir, levamos nas duas versões para evitar problemas de reprodução ou compatibilidade. Avisamos com antecedência a escola sobre o documentário para podermos utilizar a sala de informática. A duração do vídeo era por volta de quarenta minutos, por isso preparamos uma atividade complementar que consistia em um pequeno texto explicativo sobre fósseis e a evolução com algumas questões no final. A professora Marymar nos informou com antecedência que não estaria presente neste experimento. Quando chegamos na escola na segunda-feira dia 31 e solicitamos a sala de informática nos foi dito que só a diretora poderia abri-la. Aguardamos por um tempo a chegada da diretora, porém logo nesse dia ela acabou se atrasando; decidimos subir com os alunos da primeira turma para o laboratório e aplicarmos a atividade complementar que havíamos planejado, pelo menos enquanto a sala de vídeo não fosse aberta. Os alunos tinham uma noção do que era um fóssil, alguns disseram já ter visto alguma coisa na televisão ou revista, isso foi bom porque partimos daí e avançamos sobre o que poderia ser considerado como fóssil. Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados nos sistemas naturais. Nós só conseguimos acessar certos aspectos da evolução e da história do planeta Terra com a ajuda dos fósseis, alguns lembraram dos ossos de dinossauro e esqueletos humanos. Tambem alertamos que plantas, ovos, pegadas tambem poderiam ser considerados fósseis. A maioria revelou já ter visto o esquema de evolução do homem, aquela sequência evolutiva onde vemos que os primeiros ancestrais do homem andavam curvados e seus crânios eram bem diferentes do atual, com o passar do tempo a postura foi ficando mais reta e o crânio se assemelhando cada vez mais com o ser humano de hoje. Esse esquema só pode ser feito com a ajuda da descoberta dos esqueletos humanos e sua datação aperfeiçoada. O arqueólogo, paleontólogo ou biólogo quando tenta recuperar e refazer a história evolutiva dos seres se assemelha a um detetive, e a cultura material da qual os fosseis fazem parte são as pistas e as evidências que ajudam na resolução de inumeras questões. Não sabemos ainda o que causou o atraso da diretora, mas ela não conseguiu chegar a a tempo de abrir a sala de informática para nós e como não havia outro espaço em que fosse possível exibir o documentário, acabamos passando a atividade complementar para as duas turmas e discutindo o conhecimento junto com eles sobre essa ferramenta fundamental para o estudo do passado, que são os fósseis e toda demais cultura material. Talvez houve um problema na comunicação ou um imprevisto, mas não podemos afirmar categoricamente o que houve. Como nós haviamos assistido o documentário, tentamos repassar para os alunos tudo o que lembravamos dessse conhecimento. Nenhum professor ficou junto conosco (estagiários), porém tudo ocorreu bem e não tivemos problemas maiores, os alunos nos respeitaram e colaboraram com a atividade, como as turmas não são muito grandes é mais simples captar a atenção deles. A analogia de pesquisar historicamente como o detetive foi bem recebida, acreditamos que a turma conseguiu perceber a importância dos fósseis, não só para serem expostos em um museu, mas no auxílio imprescindível ao estudo sobre a evolução. No que refere-se às atividades de ciências do dia 30/11/2011 fizemos um levantamento sobre o andamento das atividades. Um grupo já está bem encaminhando em seu projeto do stop motion da evolução das espécies ao contrário da maioria que, no geral, se propôs a elaborar uma linha da evolução desenhada em rolos de papel (similares aos utilizados em equipamentos de cartão de crédito). Tentamos sugerir novos experimentos e atividades e alguns grupos sentiram-se motivados a elaborar novos experimentos. Teremos uma visão ampla do encaminhamento deste processo na próxima ocasião. |
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Nome dos integrantes: | Felipe Leonardo e Fabiano Nunes |
Nome da Escola: | Amorim Lima |
Educador: | Marymar |
Experiência: | Fósseis e a Evolução |
Turmas: | 7ªsérie. |
Relatório: | Fabiano Nunes n°usp 5897104 Felipe Leonardo Ferreira n°usp 6452617 Escola Amorim Lima, 7ªsérie. 10ªexperiência 2ºsemestre 2011 Relatório do experimento 10 – Amorim Lima 7ªsérie FÓSSEIS E A EVOLUÇÃO A ideia inicial para este experimento era a de passar um documentário sobre a importância dos fósseis, sobretudo para o estudo da evolução dos animais e vegetais, procuramos um que fosse dublado e que tivesse uma linguagem compatível com os alunos da 7ªsérie. Encontramos o documentário, não foi muito fácil porque a maioria deles estava em inglês com legenda em português ou com a dublagem ruim, gravamos em um CD RW no formato de dados e em DVD em formato que um aparelho comum fosse capaz de reproduzir, levamos nas duas versões para evitar problemas de reprodução ou compatibilidade. Avisamos com antecedência a escola sobre o documentário para podermos utilizar a sala de informática. A duração do vídeo era por volta de quarenta minutos, por isso preparamos uma atividade complementar que consistia em um pequeno texto explicativo sobre fósseis e a evolução com algumas questões no final. A professora Marymar nos informou com antecedência que não estaria presente neste experimento. Quando chegamos na escola na segunda-feira dia 31 e solicitamos a sala de informática nos foi dito que só a diretora poderia abri-la. Aguardamos por um tempo a chegada da diretora, porém logo nesse dia ela acabou se atrasando; decidimos subir com os alunos da primeira turma para o laboratório e aplicarmos a atividade complementar que havíamos planejado, pelo menos enquanto a sala de vídeo não fosse aberta. Os alunos tinham uma noção do que era um fóssil, alguns disseram já ter visto alguma coisa na televisão ou revista, isso foi bom porque partimos daí e avançamos sobre o que poderia ser considerado como fóssil.Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados nos sistemas naturais. Nós só conseguimos acessar certos aspectos da evolução e da história do planeta Terra com a ajuda dos fósseis, alguns lembraram dos ossos de dinossauro e esqueletos humanos. Tambem alertamos que plantas, ovos, pegadas tambem poderiam ser considerados fósseis. A maioria revelou já ter visto o esquema de evolução do homem, aquela sequência evolutiva onde vemos que os primeiros ancestrais do homem andavam curvados e seus crânios eram bem diferentes do atual, com o passar do tempo a postura foi ficando mais reta e o crânio se assemelhando cada vez mais com o ser humano de hoje. Esse esquema só pode ser feito com a ajuda da descoberta dos esqueletos humanos e sua datação aperfeiçoada. O arqueólogo, paleontólogo ou biólogo quando tenta recuperar e refazer a história evolutiva dos seres se assemelha a um detetive, e a cultura material da qual os fosseis fazem parte são as pistas e as evidências que ajudam na resolução de inumeras questões. Não sabemos ainda o que causou o atraso da diretora, mas ela não conseguiu chegar a a tempo de abrir a sala de informática para nós e como não haviaoutro espaço em que fosse possível exibir o documentário, acabamos passando a atividade complementar para as duas turmas e discutindo o conhecimento junto com eles sobre essa ferramenta fundamental para o estudo do passado, que são os fósseis e toda demais cultura material. Talvez houve um problema na comunicação ou um imprevisto, mas não podemos afirmar categoricamente o que houve. Como nós haviamos assistido o documentário, tentamos repassarpara os alunos tudo o que lembravamos dessse conhecimento. Nenhum professor ficou junto conosco (estagiários), porém tudo ocorreu bem e não tivemos problemas maiores, os alunos nos respeitaram e colaboraram com a atividade, como as turmas não são muito grandes é mais simples captar a atenção deles. Aanalogia de pesquisar historicamente como o detetive foi bem recebida, acreditamos que a turma conseguiu perceber a importância dos fósseis, não só para serem expostos em um museu, mas no auxílio imprescindível ao estudo sobre a evolução. No que refere-se às atividades de ciências do dia 30/11/2011 fizemos um levantamento sobre o andamento das atividades. Um grupo já está bem encaminhando em seu projeto do stop motionda evolução das espécies ao contrário da maioria que, no geral, se propôs a elaborar uma linha da evolução desenhada em rolos de papel (similares aos utilizados em equipamentos de cartão de crédito). Tentamos sugerir novos experimentos e atividades e alguns grupos sentiram-se motivados a elaborar novos experimentos. Teremos uma visão ampla do encaminhamento deste processo na próxima ocasião. |
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