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Relatório da Atividade 11 – Amorim Lima
7ªsérie
Jogo da seleção natural
“Darwin x Lamarck”
Objetivo
- Construir o conhecimento sobre a evolução das espécies, confrontando as visões de Lamarck e Darwin, e por fim introduzir o conceito de seleção natural e sua atuação ao longo da história.
Expectativas
- Que os alunos consigam perceber as diferenças nas teorias de Lamarck e Darwin e através do jogo os alunos aprendam sobre a seleção natural, como ela atuou no processo de extinção e evolução dos seres vivos. Percebam as características que contribuíram para o sucesso ou a extinção de determinada espécie.
Relatório da Atividade 11 – Amorim Lima
7ªsérie
Jogo da seleção natural
“Darwin x Lamarck”
Na última segunda-feira dia, 7 de Novembro, desenvolvemos com a 7ªsérie a última atividade de laboratório e terceira com o tema principal sobre a evolução.
A proposta era passar para os alunos o conhecimento sobre as teorias de Lamarck e Darwin, a importância e principais pontos de cada uma e em seguida usar um jogo para explicar a seleção natural. Jogo este desenvolvido por outros colegas estagiários do Amorim Lima – Danilo e Rodrigo –, que aplicaram essa metodologia em suas turmas e colheram bons resultados.
Sobre Lamarck e Darwin levamos uma ilustração em forma de quadrinho sobre as girafas de pescoço longo e as de pescoço curto (extintas). Através deste exemplo explicamos as características principais das teorias de Lamarck e Darwin. O primeiro explicaria o fato das girafas de hoje possuírem pescoços compridos usando suas ideias de transmissão de características adquiridas de forma hereditárias, para ele as girafas de pescoço curto começaram a esticar seus pescoços para alcançar os alimentos nas árvores e em função disso seus descendentes nasciam com os pescoços cada vez mais compridos. Para argumentar sobre o “equívoco” de Lamarck usamos o exemplo do ex-presidente Lula, que perdeu um dedo de sua mão em uma maquina industrial, contudo, seus filhos nasceram todos com os dedos normais; da mesma forma que os seus netos também não herdaram tal característica adquirida. Logo, estas não são transmitidas hereditariamente.
Já na visão de Darwin o caso das girafas poderia ser explicado pela proposta da seleção natural, onde as girafas de pescoço curto por não conseguirem alcançar o alimento, não se adaptaram as condições que o ambiente lhe impunha e acabaram morrendo, sobrevivendo apenas as de pescoço comprido. Hipótese mais aceita atualmente e mais coerente.
O jogo da seleção natural se assemelha ao super trunfo. Em cada carta temos uma espécie nomeada por uma letra (A, B, C, D, E, F e G), abaixo do nome temos algumas características da espécie:
-Capacidade respiratória
-Locomoção na terra
-Força física
-Diversidade Alimentar
-Necessidade de água
-Consumo Energético
-Visão
Cada um desses itens tinha em sua frente um número que variava de 0 a 4 representando o grau de cada característica, onde 0 seria o menor valor da escala e 4 o maior valor.
Dividimos a turma em três grupos e na primeira rodada entregamos três espécies para cada grupo: A, B e C. Nós lançávamos a turma uma adversidade do ambiente, exemplo: começou a faltar alimento na água e os seres precisaram ir para a terra.
Dito isto nós pedimos para que cada grupo, em conjunto, analisasse as três espécies e o grau de suas habilidades. Os alunos deveriam discutir qual característica seria mais útil para cada adversidade e escolher qual espécie teria mais chances de sobreviver. Assim que cada grupo apostasse em sua espécie nos mostraríamos qual morreria, qual sobreviveria e o porquê. A espécie que não conseguisse sobreviver seria considerada extinta e na próxima rodada outra seria colocada em seu lugar de modo que os grupos sempre teriam em mãos três espécies para analisar para cada adversidade.
A cada adversidade lançada nós explicávamos um pouco mais sobre a seleção natural e seu papel na evolução. Os alunos gostaram muito da dinâmica, uma vez que a metodologia desta atividade diferia de todas as outras atividades realizadas neste ano. A primeira 7ªsérie, mesmo dispondo de um tempo menor, aproveitou bem a atividade e foi possível desenvolver todo conteúdo.
A segunda turma estava um pouco mais agitada e infelizmente o aluno Eric, já muito inquieto, estava ainda mais naquele dia. Desde o início das atividades deste ano ele não se mostrou muito disposto a trabalhar em grupo, nesta atividade isto ficou ainda mais evidente, além de não querer deixar os demais colegas manusearem as cartas ele ainda fez um esforço para amassá-las. A coisa ficou ainda mais difícil quando seu grupo não pontuou na primeira rodada.
Estava começando a ficar complicado dar seguimento as atividades com ele a toda hora adotando tal comportamento de forma a dificultar a participação não só o seu grupo, mas os demais, além de não querer devolver as cartas a cada rodada. Fomos obrigados a repreendê-lo várias vezes, tendo que aturar a educação pouco lapidada do garoto, até que em determinado momento, quando notou que não deixaríamos ele agir do jeito que bem entendesse e estragasse o material alem da atividade, ele pegou suas coisas e saiu da sala. O ocorrido foi, infelizmente, lamentável porque nos faz questionar se os métodos adotados até então foram inadequados, se houve algum tipo de negociação com escola e família sobre como proceder do ponto de vista disciplinar ou se de alguma forma o aluno se sentiu excluído. Assim, continuamos a atividade normalmente ente e sem mais problemas.
Acreditamos que nossas expectativas, de modo geral, foram alcançadas e que utilizar jogos e formas mais dinâmicas de desenvolver o conhecimento é e se provou mais uma vez ser um método muito promissor. Não apenas de transmissão de informação que em determinados momentos são necessárias para subsidiar o processo de aprendizado, mas de discussão do conteúdo junto com os alunos, uma vez que houve interação bastante significativa com questões sobre quais espécies foram extintas e por que outras não ou por que determinada característica foi essencial para superar certa adversidade e outra não.
Esse assunto ainda será retomado e aprofundado no decorrer da vida acadêmica de muitos deles, porém tentamos chamar a atenção para a existência de bases sólidas associadas ao estudo futuro este conteúdo, de formar que possa ser aprofundado por meio de discussões e diálogos entre os alunos da melhor maneira possível. |