Instruções gerais para a criação da sequência didática.
Após o mapa de conceitos de seu grupo ter sido comentado pelos colegas e efetuadas algumas modificações, seu grupo pode iniciar a criação da sequência didática propriamente dita.
Existem muitas formas de se criar uma sequência didática. Nós optamos por uma organização que prioriza a problematização, o conteúdo e o significado de cada atividade.
Nesse tipo de organização, um passo dado na sequência didática se completa quando uma atividade ou conjunto de atividades é concluída.
Cada atividade ou conjunto de atividades deve estar vinculada a uma caixa do mapa de conceitos que vocês já possuem em mãos. A idéia é percorrer um ou mais caminhos partindo da região externa do mapa de conceitos em direção ao objetivo central. Cada uma das caixas no caminho é essencial para a abordagem da seguinte e ao menos uma atividade deverá ser vinculada a cada caixa do mapa de conceitos.
A organização visual do diagrama de atividades é semelhante àquelas apresentadas no último dia do curso presencial (1ª etapa).
Na página principal existe um exemplo de como fazer esta etapa do programa.
Agora é hora de procurarem as estratégias utilizadas na sala de aula. Procurem pensar nas atividades não se esquecendo do tempo disponibilizado para o curso.