CIÊNCIAS DA LINGUAGEM: FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS MIDIÁTICAS I

Código: CJE 585
Docente:
Profª. Drª. Mayra Rodrigues Gomes.
Monitores:
Eliza Bachega Casadei e Ivan Paganotti
Noturno –
Segunda feira – 19h30 às 22h00 horas.
Matutino –
Terça feira – 10h00 às 12h40 horas.

Objetivos do curso:
- Introduzir os alunos às reflexões sobre linguagem e, a partir destas, sobre a produção jornalística e midiática em geral.
- Oferecer condições para a percepção dos efeitos de sentido obtidos pela palavra e pelos discursos.
- Oferecer aos alunos uma ferramenta de hipertexto para trabalhos junto à disciplina.

CRONOGRAMA – 1º SEMESTRE DE 2011

I – A ORDEM SIMBÓLICA

1. Aula Introdutória: Glossário e exposição do wiki
Noturno: dia 28 de fevereiro, Matutino: dia 1º de março.
Leitura paralela: textos indicados para os seminários.

2. Nascimento da Linguagem
Aula expositiva. Noturno: dia 14 de março, Matutino: dia 15 de março (recesso de Carnaval de 7 a 12 de março).
Leitura paralela: textos indicados para os seminários.

3. Conceito de Discurso. A Produção da Verdade e os Processos de Interdição da Fala.
Aula expositiva. Noturno: dia 21 de março, Matutino: dia 22 de março.
Leitura paralela: textos indicados para os seminários.

4. Discursos Referenciais: de uma Estratégia Realista a um Laço Social.
Aula expositiva. Noturno: dia 28 de março, Matutino: dia 29 de março.
Tempo para trabalho em classe.
Organização, em classe, dos grupos para os seminários, grupos que darão continuidade a seus trabalhos parciais e finais no site wiki.

II - TEORIAS E CLASSIFICAÇÃO DOS SIGNOS

5. Tutorial. Suporte à produção textual em nosso site Wiki.
Aula expositiva. Noturno: dia 4 de abril, Matutino: dia 5 de abril.

6. A Semiologia de Ferdinand de Saussure. A Proposta de Louis Hjelmslev.
Aula expositiva. Noturno: dia 11 de abril, Matutino: dia 12 de abril.

7. A Semiótica de Charles Sanders Peirce. A Proposta de Roman Jakobson.
Aula expositiva. Noturno: dia 25 de abril, Matutino: dia 26 de abril (recesso da Semana Santa de18 de março a 23 de abril).

8. Linguagem e Psicanálise
Noturno: dia 2 de maio, Matutino: dia 3 de maio.
Entrega do artigo em grupo (trabalho de meio de semestre) ATENÇÃO! O ARTIGO DEVE OBEDECER A UM LIMITE MÍNIMO DE 3.000 TOQUES E UM LIMITE MÁXIMO DE 5.000 TOQUES.

III. ENTRE TEORIA E PRÁTICA

9. SEMINÁRIO I. Língua e Linguagens: Laço Social.
Noturno: dia 9 de maio, Matutino: dia 10 de maio.
Grupo 1 – texto de referência: BURKE, Peter. A arte da conversação. São Paulo, Unesp, 1995.
Grupo 2 - texto de referência: KRISTEVA, Julia. Segunda Parte “A linguagem na história”, do Capítulo I, “Antropologia e lingüística: conhecimento da linguagem nas sociedades ditas primitivas”, ao Capítulo VI “O alfabeto fenício”. In: História da linguagem. Lisboa, Edições 70, 1974, pp. 59-118.

10. SEMINÁRIO II. Discurso: Processos, Efeitos, Sentidos.
Noturno: dia 16 de maio, Matutino: dia 17 de maio.
Grupo 1 – texto de referência: CHARAUDEAU, Patrick. “Conclusão: contrato midiático, máquina de construir espaço público e opinião pública”; “Do espaço público” e “Da opinião à opinião pública”. In: Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006, pp.114-125.
Grupo 2 - texto de referência: FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1996.

11. SEMINÁRIO III. Sobre Análises e Interpretações
Noturno: dia 23 de maio, Matutino: dia 24 de maio.
Grupo 1 – texto de referência: ECO, Umberto. Capítulo I, “Interpretação e história”, e Capítulo 2, “Superinterpretando textos”. In: Intepretação e superinterpretação. São Paulo, Martins Fontes, 1993, pp. 27-77.
Grupo 2 – texto de referência: MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Capítulo 2, “As leis do discurso” e Capítulo 3, “Diversas competências”. São Paulo, Cortez, 2002, pp.31-50.

12. SEMINÁRIO IV. Uma Estratégia no Jornalismo: o Fait Divers.
Noturno: dia 30 de maio, Matutino: dia 31 de maio.
Grupo 1 – texto de referência: BARTHES, Roland. Estrutura da notícia in Crítica e verdade. São Paulo, Perspectiva, 1970.
Grupo 2 – texto de referência: GUIMARÃES, Valéria. "Apontamentos para a história do fait divers no Brasil", in Revista PJ:BR, ECA, edição 7, 2º semestre de 2006. Acesso pelo endereço: http://www.eca.usp.br/pjbr/arquivos/dossie7_d.htm.

13. SEMINÁRIO V. Psicanálise: Uma Teoria do Sujeito.
Noturno: dia 6 de junho, Matutino: dia 7 de junho.
Grupo 1 – texto de referência: FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Capítulo II “O método de interpretação dos sonhos: análise de um sonho modelo” e Capítulo VI “O trabalho do sonho”. Obras Completas, vols. IV e V, Rio de Janeiro, Imago, 1972.
Grupo 2 - textos de referência: CALLIGARIS, Contardo. “Escolher uma profissão” in Folha de S. Paulo, Ilustrada, quinta-feira, 24 de julho de 2003. CALLIGARIS, Contardo. “É possível estar mal e pensar direito?” in Folha de S. Paulo, Ilustrada, quinta-feira, 29 de setembro de 2005. CALLIGARIS, Contardo "A Marcha dos Pingüins" e a origem da moral” in Folha de S. Paulo, Ilustrada, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006.

IV. TRABALHO COM HIPERTEXTO

14. ATENDIMENTO. Suporte à Inserção de Texto no Site Wiki.
Noturno: dia 13 de junho, Matutino: dia 14 de junho.
Definir escolha dos grupos sobre novo verbete da Wikipédia que será criado/ampliado

15. ATENDIMENTO. Suporte ao estabelecimento de links com a www.
Noturno: dia 20 de junho, Matutino: dia 21 de junho.

16. FECHAMENTO DA PRODUÇÃO NO SITE WIKI.
APRESENTAÇÃO DO ARTIGO, PARA AVALIAÇÃO, EM SUA FORMA DEFINITIVA. ATENÇÃO! O ARTIGO DEVE OBEDECER A UM LIMITE MÍNIMO DE 3.000 TOQUES E UM LIMITE MÁXIMO DE 5.000 TOQUES.
Noturno e Matutino: até dia 28 de junho.

PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS

1. Sobre a atuação no site wiki:
- As classes serão divididas em 10 grupos de trabalho com mínimo de dois alunos e máximo de quatro.
A) Ensaio (trabalho de meio de semestre – prazo: 02/05)
- Cada grupo escolherá um foco de exploração, a partir das aulas expositivas e dos textos indicados para os seminários, assim como um título de seu trabalho conjunto.
- O foco escolhido será aplicado a um tema comum. Para este semestre, teremos como tema a produção jornalística, em qualquer suporte, construída em relação e a partir da posse do presidente.
- Na página principal do site wiki de sua classe há um link a partir do nome da disciplina; segui-lo para página onde cada grupo colocará o título que o identifica, com os nomes de seus participantes.
- O título, assim disposto, deve apresentar um link para uma página especifica do grupo onde os alunos que dele participam poderão editar e construir o artigo que se comporá como produção final do semestre.
- março/abril - os alunos deverão ler os textos dos seminários, tomar contato com a ferramenta wiki e montar seus grupos. Para tanto, farão reuniões, decidindo sobre o foco de pesquisa a ser desenvolvido pelo grupo, e contarão com o apoio de monitores.
- até o dia do Tutorial wiki – primeira edição/inserção de proposta do artigo final; na seqüência, pesquisa em livros e na www sobre os assuntos interconectados aos seus temas de forma a, até o final do mês de maio, compor uma rede de links com outros sites da internet e com os textos dos colegas, sempre justificando as conexões.
B) Verbete (trabalho de fim de semestre – prazo: 28/06)
- Cada grupo deve escolher um verbete na Wikipédia sobre algum dos temas ou conceitos discutidos em sala. O verbete escolhido deve ser ainda um esboço, com informações incompletas/incorretas e/ou sem referências – ou um novo verbete ainda não existente, que deverá ser criado.
- Todos os membros do grupo devem se registrar na Wikipédia e inserir os textos para compor o verbete, construindo links, referências e informações essenciais sobre o tópico. Discussões com os editores da Wikipédia e com outros usuários/produtores que contribuam para a edição coletiva do verbete também serão encorajadas e avaliadas.
- Contribuições alheias aos verbetes serão consideradas, mas somente o trabalho original dos alunos será avaliado. Alterações alheias que desfigurem os artigos podem ser facilmente rastreadas e corrigidas pelo histórico do verbete (usado na avaliação).
- ATENÇÃO: A pesquisa e a produção de um verbete não se resumem à tradução de tópicos em outros idiomas, pois devem envolver trabalho próprio dos alunos. Citações e fontes devem ser apresentadas nas referências dos artigos. Além disso, todo o processo do trabalho (e não só seu produto final) será levado em consideração na avaliação: é importante construir colaborativamente o texto, seguindo os padrões de qualidade da Wikipédia – evitando somente inserir versões finais dos artigos na véspera da entrega do trabalho, o que impede a avaliação de sua evolução no semestre.
2 – Plataforma Stoa (stoa.usp.br)
Para comunicação entre alunos, monitores e professor, será usada a plataforma Stoa, da USP. TODOS os alunos devem se inscrever na página da disciplina nessa plataforma para poder tirar dúvidas nos fóruns, acessar arquivos (textos da disciplina, links, apresentações) e receber avisos.
3. Sobre os seminários:
- exposição oral, por grupos, da pesquisa com os temas indicados. Para todas as leituras e conceitos, aplicar/fazer ponte com ocorrências nas mídias e apresentar esses achados em Power Point.
4. Sobre a avaliação final:
Com a apresentação de seminários, obteremos um conceito que pesará, positivamente ou negativamente, na avaliação final que terá por base os artigos/produtos construídos no site wiki, em sua forma acabada na última semana do semestre.

NOSSOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS
Página da disciplina no Stoa-USP: http://moodle.stoa.usp.br/course/view.php?id=969
Site dos textos para leitura: http://www.eca.usp.br/nucleos/Ciencias.Linguagem/
Site wiki matutino: http://www.jorwiki.usp.br/gdmat11
Site wiki noturno: http://www.jorwiki.usp.br/gdnot11
Wikipédia em português: http://pt.wikipedia.org

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


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BARTHES, Roland. El efecto de realidad, in Lo verosímil. Buenos Aires, Editorial Tiempo Contemporáneo, 1970.
BARTHES, Roland. Estrutura da notícia in Crítica e verdade. São Paulo, Perspectiva, 1970.
BARTHES, Roland. Novos ensaios críticos. O grau zero da escritura. São Paulo, Cultrix, 1974.
BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. São Paulo, Pontes, 1995.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. A influência do jornalismo. Rio de Janeiro, Zahar Editor, 1997.
BURKE, Peter. A arte da conversação. São Paulo, Unesp, 1995.
DELEUZE, Gilles. Como reconhecer o estruturalismo. In História da filosofia, org. Châtelet, François. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1995.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo, Editora 34, 1998.
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DELEUZE, Gilles. O ato de criação in Folha de S. Paulo, Caderno Mais 5/5, 27 de junho de 1999.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo, Perspectiva, 1995.
DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris, Éditions Minuit, 1968.
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ECO, Umberto. Intepretação e superinterpretação. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
ECO, Umberto e SEBEOK, Thomas. O signo de três. Dupin, Holmes, Peirce. São Paulo, Perspectiva, 1991.
ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1989
ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
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FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1997.
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FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Vol. I A vontade de saber. Rio de Janeiro, Graal, 1997.
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GOMES, Mayra R. Repetição e diferença nas reflexões sobre comunicação. São Paulo, Annablume, 2001.
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WINNICOTT, D. W. O brincar & a realidade. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1975.
WITTGENSTEIN, Ludwig.Investigações filosóficas. Petrópolis, Vozes, 1996.

Última atualização: terça, 4 janeiro 2011, 19:06