III - METAS A SEREM ATINGIDAS E AÇÕES A SEREM DESENCADEADAS
1. CURTO PRAZO
• Implementação da Proposta Pedagógica do Estado de São Paulo.
• Acesso e permanência do aluno na escola, buscando gradativamente a melhoria da qualidade de ensino.
• Maior participação dos alunos com dificuldades de aprendizagem e seus responsáveis nos Conselhos Participativos e nos Projeto de Reforço e Recuperação.
• Maior envolvimento da família no acompanhamento das atividades escolares.
Através da utilização de técnicas e metodologias diferenciadas, ampliar o horizonte na utilização de recursos audio-visuais e tecnológicos que possam vir a tornar as atividades escolares mais interessantes e estimulantes para a aprendizagem.
O material utilizado compreende livros e vídeos educativos fornecidos pela FDE, e pelos projetos de incentivo ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio - PROMED, jornais e revistas como, Folha de São Paulo e revista Veja, entre outras.
A importância da escola, frente ao aluno bem como seu familiar é cada vez mais realçado pela necessidade de ampliar a visão de mundo alargando seus horizontes pessoais.
• Ampliar e garantir atitudes e valores norteadores do convívio em sociedade cada vez mais igualitária.
• Desenvolver e solidificar hábitos de estudo.
Com a implantação de discussões, buscando alternativas para desenvolver espírito de participação ativa, disponibilizando a sala de leitura e a sala de informática para que o professor ministre aulas neste espaço.
O incentivo ao estudo adicional se constitui em tarefa prazerosa e essencial para a convivência escolar, corrigindo, consolidando e aprofundando os conhecimentos adquiridos na trajetória escolar.
Adicionalmente para melhorar a relação da escola com a sua comunidade, e evidenciar seu papel como lugar de convívio, o teatro da escola, a sala de informática bem como os recursos materiais disponíveis são disponibilizados pelos canais legítimos de participação, ou seja, Associação de Pais e Mestres, Representantes de classe e Grêmio estudantil.
2. MÉDIO PRAZO
• Proporcionar condições para que os educandos possam exercer sua cidadania.
• Ao desenvolver atividades que envolvam o aprofundamento curricular e a interdisciplinaridade, buscando iniciar a construção de um caráter mais adequado à sociedade, ressaltando, sobretudo aspectos ligados à Cidadania.
Para isso a realização de avaliações institucionais e pontuais, organizadas pela equipe docente; campeonatos inter-classes coordenados pelos alunos juntamente com os professores; formação de grupos de teatro, em parceria com o grupo Rituais da Alegria; promoção de exposições dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo, passeios e excursões culturais a museus e programas, organizados e coordenados pelo grêmio estudantil e Associação de Pais e Mestres; autonomia para o grêmio estudantil no desenvolvimento das atividades, principalmente relacionadas a divulgação de materiais de interesse do aluno, na utilização do som nos intervalos e a realização de atividades interdisciplinares.
Valores sociais são apresentados de maneira tangível pelos exemplos vivos da atuação conjunta entre colegas, professores, funcionários e membros da comunidade, concorrendo para o bem comum.
3. LONGO PRAZO
• Formar um cidadão crítico com condições de valorizar seu ambiente escolar e social e adaptar-se a regra existente e com flexibilidade ser agentes transformadores das novas condições que se façam necessários.
• Ressaltar a importância do Patrono na história do Brasil e do resgate da história do Colégio Vocacional – marco na educação do Estado de São Paulo, estreitando os laços e buscando os ex-alunos das primeiras turmas de formandos da U.E.
Para contemplar tal meta, todos os aspectos anteriores (de curto e médio prazo) contribuem e direcionam o esforço da Unidade Escolar, em colaboração com a comunidade onde se encontra, para desenvolver no aluno a postura crítica diante dos fatos dos quais participa no cotidiano.
A escola propõe ainda a organização de discussões sobre os temas: combate ao vício, DST e AIDS contando com a participação de empresas e profissionais qualificados que apresentam palestras e outros trabalhos que tenham para orientar os alunos sobre os possíveis agravos à saúde, integrando inclusive a família.
1. CURTO PRAZO
• Implementação da Proposta Pedagógica do Estado de São Paulo.
• Acesso e permanência do aluno na escola, buscando gradativamente a melhoria da qualidade de ensino.
• Maior participação dos alunos com dificuldades de aprendizagem e seus responsáveis nos Conselhos Participativos e nos Projeto de Reforço e Recuperação.
• Maior envolvimento da família no acompanhamento das atividades escolares.
Através da utilização de técnicas e metodologias diferenciadas, ampliar o horizonte na utilização de recursos audio-visuais e tecnológicos que possam vir a tornar as atividades escolares mais interessantes e estimulantes para a aprendizagem.
O material utilizado compreende livros e vídeos educativos fornecidos pela FDE, e pelos projetos de incentivo ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio - PROMED, jornais e revistas como, Folha de São Paulo e revista Veja, entre outras.
A importância da escola, frente ao aluno bem como seu familiar é cada vez mais realçado pela necessidade de ampliar a visão de mundo alargando seus horizontes pessoais.
• Ampliar e garantir atitudes e valores norteadores do convívio em sociedade cada vez mais igualitária.
• Desenvolver e solidificar hábitos de estudo.
Com a implantação de discussões, buscando alternativas para desenvolver espírito de participação ativa, disponibilizando a sala de leitura e a sala de informática para que o professor ministre aulas neste espaço.
O incentivo ao estudo adicional se constitui em tarefa prazerosa e essencial para a convivência escolar, corrigindo, consolidando e aprofundando os conhecimentos adquiridos na trajetória escolar.
Adicionalmente para melhorar a relação da escola com a sua comunidade, e evidenciar seu papel como lugar de convívio, o teatro da escola, a sala de informática bem como os recursos materiais disponíveis são disponibilizados pelos canais legítimos de participação, ou seja, Associação de Pais e Mestres, Representantes de classe e Grêmio estudantil.
2. MÉDIO PRAZO
• Proporcionar condições para que os educandos possam exercer sua cidadania.
• Ao desenvolver atividades que envolvam o aprofundamento curricular e a interdisciplinaridade, buscando iniciar a construção de um caráter mais adequado à sociedade, ressaltando, sobretudo aspectos ligados à Cidadania.
Para isso a realização de avaliações institucionais e pontuais, organizadas pela equipe docente; campeonatos inter-classes coordenados pelos alunos juntamente com os professores; formação de grupos de teatro, em parceria com o grupo Rituais da Alegria; promoção de exposições dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo, passeios e excursões culturais a museus e programas, organizados e coordenados pelo grêmio estudantil e Associação de Pais e Mestres; autonomia para o grêmio estudantil no desenvolvimento das atividades, principalmente relacionadas a divulgação de materiais de interesse do aluno, na utilização do som nos intervalos e a realização de atividades interdisciplinares.
Valores sociais são apresentados de maneira tangível pelos exemplos vivos da atuação conjunta entre colegas, professores, funcionários e membros da comunidade, concorrendo para o bem comum.
3. LONGO PRAZO
• Formar um cidadão crítico com condições de valorizar seu ambiente escolar e social e adaptar-se a regra existente e com flexibilidade ser agentes transformadores das novas condições que se façam necessários.
• Ressaltar a importância do Patrono na história do Brasil e do resgate da história do Colégio Vocacional – marco na educação do Estado de São Paulo, estreitando os laços e buscando os ex-alunos das primeiras turmas de formandos da U.E.
Para contemplar tal meta, todos os aspectos anteriores (de curto e médio prazo) contribuem e direcionam o esforço da Unidade Escolar, em colaboração com a comunidade onde se encontra, para desenvolver no aluno a postura crítica diante dos fatos dos quais participa no cotidiano.
A escola propõe ainda a organização de discussões sobre os temas: combate ao vício, DST e AIDS contando com a participação de empresas e profissionais qualificados que apresentam palestras e outros trabalhos que tenham para orientar os alunos sobre os possíveis agravos à saúde, integrando inclusive a família.
Última atualização: quarta, 5 agosto 2009, 18:07