Como usar os "Espaços" ou Ferramentas desta Disciplina.

Temos à nossa disposição vários "espaços". Veja uma proposta do uso didático destas ferramentas.

A sala de aula é onde nos reunimos aos sábados, das 10h as 12h (sala 212 da ala II e auditório Norte). Os encontros presenciais vão ser usados para aqueles processos ondea presença física é uma vantagem: discussões, debates, se organizar, mostrar filmes. 

No Moodle do Stoa, estarão recursos "estáticos" como material de apoio, vídeos. Usaremos também o calendário da disciplina e fóruns de discussão e avisos. De uma maneira geral se a discussão não faz sentido fazer em "público" ou se a informação é só relevante para os participantes da disciplina, usaremos.

No Moodle, use o fórum de discussões para entrar em contato com seus colegas ou tirar dúvidas com os seus docentes. Talvez configuraremos outros fóruns para as discussões internos dos grupos de trabalho temáticos.

O blog e espaço comunitário na rede social do Stoa vai ser usado para agregar as contribuições dos alunos desta disciplina. É um espaço público: qualquer um com acesso à internet pode acessar. Neste blog os grupos temáticas podem colocar textos sobre os eventos, filmes, visitas etc. organizados por este grupo. Também podemos colocar e linkar arquivos (ppt, pdf, etc.) neste espaço.

Não é obrigatório usar este blog. Mas sempre se acontecer algo relacionado à disciplina num outro espaço da Web (um outro blog por exemplo), façam um pequena entrada no Blog da Disciplina e apontem (linkar) para a sua contribuição.

Resumindo: o Moodle e a sala de aula são espaços de interação relativamente fechados, usados para interações entre os 50 - 60 participantes da disciplina. O Blog é um espaço mais aberto, onde o seu trabalho é exposto para o mundo.

(Ewout - 28 de julho, texto em discussão e sujeito a modificações)