Para quem ficou de recuperação comigo, seguem abaixo as questões. Vocês tem até 2 de fevereiro para responder três das quatro questões e entregá-las no departamento, que nas férias fecha às 18h. Quem quiser pode, obviamente, entregar antes.
Escolha TRÊS questões abaixo e responda (somente para os alunos do prof. Raphael Neves):
1. Pensadores de diferentes épocas – tais como Maquiavel, Rousseau, Philip Pettit, Quentin Skiner – são chamados de “republicanos”. Que torna, em sua opinião, um pensador “republicano”? Aponte ao menos duas características no pensamento de Maquiavel e duas no pensamento de Rousseau que permitem chamá-los de “republicanos”.
2. O conflito é uma virtude ou um vício da política? Responda a questão com base nos textos A Política, de Aristóteles e Os Discursos, de Maquiavel.
3. Poderíamos dizer que, da perspectiva de Aristóteles, César Bórgia foi um tirano mentiroso. Também seria correto afirmar que, da perspectiva de Maquiavel, uma grande dose de φρόνησις (frónesis) ou prudência seria louvável, mas não muito aconselhável para o príncipe que quisesse dominar a fortuna, manter seu estado e conquistar a glória. Qual a validade desses juízos, levando em conta o que a virtude significa para cada um desses pensadores?
4. O ideal normativo de liberdade pressupõe alguma noção metafísica de livre-arbítrio? Discuta as visões de Thomas Hobbes e John Locke a esse respeito.
Escolha TRÊS questões abaixo e responda (somente para os alunos do prof. Raphael Neves):
1. Pensadores de diferentes épocas – tais como Maquiavel, Rousseau, Philip Pettit, Quentin Skiner – são chamados de “republicanos”. Que torna, em sua opinião, um pensador “republicano”? Aponte ao menos duas características no pensamento de Maquiavel e duas no pensamento de Rousseau que permitem chamá-los de “republicanos”.
2. O conflito é uma virtude ou um vício da política? Responda a questão com base nos textos A Política, de Aristóteles e Os Discursos, de Maquiavel.
3. Poderíamos dizer que, da perspectiva de Aristóteles, César Bórgia foi um tirano mentiroso. Também seria correto afirmar que, da perspectiva de Maquiavel, uma grande dose de φρόνησις (frónesis) ou prudência seria louvável, mas não muito aconselhável para o príncipe que quisesse dominar a fortuna, manter seu estado e conquistar a glória. Qual a validade desses juízos, levando em conta o que a virtude significa para cada um desses pensadores?
4. O ideal normativo de liberdade pressupõe alguma noção metafísica de livre-arbítrio? Discuta as visões de Thomas Hobbes e John Locke a esse respeito.
Última atualização: sexta, 16 dezembro 2011, 13:48