- Compreender a dinâmica conceitual que vai da comunicação às linguagens consideradas, assim, agentes da semiose geradora de sistemas culturais.
Problematizar as noções de diversidade e de multiplicação das linguagens da comunicação na cultura.
Compreender processos de mediação a partir de variantes histórico-culturais que constroem sistemas de signos.
Discutir abordagens teóricas formuladas do ponto de vista dos códigos culturais criadores de linguagens e das interações em espaços culturais diversificados.
Problematizar a perspectiva sistêmica nos estudos da comunicação, considerando as mediações diversificadas entre funcionamentos: (1) dos signos, no contexto das linguagens; (2) das linguagens, no contexto dos meios que as veiculam; (3) dos processos cognitivos transformadores das relações interativas nos ambientes e espaços culturais.
Analisar temas e problemas emergentes do confronto histórico entre crescimento das possibilidades comunicacionais e limitação de acesso às linguagens dos sistemas de signos em circulação na cultura.
Formular alternativas teórico-conceituais a partir dos objetos de pesquisa contextualizados no âmbito da discussão em curso.
Encaminhar experimentos, projetos e produções teóricas e/ou práticas que demandem conhecimento da semiose na comunicação e na cultura. - Compreender a dinâmica conceitual que vai da comunicação às linguagens consideradas, assim, agentes da semiose geradora de sistemas culturais. Problematizar as noções de diversidade e de multiplicação das linguagens da comunicação na cultura. Compreender processos de mediação a partir de variantes histórico-culturais que constroem sistemas de signos. Discutir abordagens teóricas formuladas do ponto de vista dos códigos culturais criadores de linguagens e das interações em espaços culturais diversificados. Problematizar a perspectiva sistêmica nos estudos da comunicação, considerando as mediações diversificadas entre funcionamentos: (1) dos signos, no contexto das linguagens; (2) das linguagens, no contexto dos meios que as veiculam; (3) dos processos cognitivos transformadores das relações interativas nos ambientes e espaços culturais. Analisar temas e problemas emergentes do confronto histórico entre crescimento das possibilidades comunicacionais e limitação de acesso às linguagens dos sistemas de signos em circulação na cultura. Formular alternativas teórico-conceituais a partir dos objetos de pesquisa contextualizados no âmbito da discussão em curso. Encaminhar experimentos, projetos e produções teóricas e/ou práticas que demandem conhecimento da semiose na comunicação e na cultura.
- Compreender os fundamentos da investigação semiológica/semiótica; Identificar os elementos constitutivod de núcleos semiológicos; Avaliar a carga de significação contida em mensagens; Relacionar a mensagem ao meio social, dela extraindo as particularidades ideológicas.
- Compreender os fundamentos da investigação semiológica/semiótica; Identificar os elementos constitutivod de núcleos semiológicos; Avaliar a carga de significação contida em mensagens; Relacionar a mensagem ao meio social, dela extraindo as particularidades ideológicas.
- Oferecer aos alunos as condições de aprendizagem necessárias para que elabore uma síntese temática sobre a natureza social em sua relação com a comunicação (Psicologia da Comunicação) e seja capaz de aplicar os conceitos relacionados a esta inter-relação às práticas profissionais decorrentes de sua profissão de comunicador, tendo em vista não apenas o processo de produção e gerenciamento da informação, mas também os processos de recepção dos bens simbólicos.
- Oferecer aos alunos as condições de aprendizagem necessárias para que elabore uma síntese temática sobre a natureza social em sua relação com a comunicação (Psicologia da Comunicação) e seja capaz de aplicar os conceitos relacionados a esta inter-relação às práticas profissionais decorrentes de sua profissão de comunicador, tendo em vista não apenas o processo de produção e gerenciamento da informação, mas também os processos de recepção dos bens simbólicos.
A disciplina se propõe realizar uma revisão bibliográfica dos estudos sobre o emergente campo da Educomunicação, analisando seus fundamentos teóricos especialmente a partir das pesquisas desenvolvidas no espaço da Universidade de São Paulo, bem como de outros centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Nesse sentido, será contemplada especialmente a contribuição dos pesquisadores aos estudos das diferentes áreas em que o campo se manifesta, como a área da recepção e educação para os meios, a área das mediações tecnológicas, a área da expressão comunicativa através das artes, bem como a área da gestão da comunicação nos espaços educativos, formais, não formais e informais. A disciplina pretende, desta forma, oferecer aos alunos nela matriculados referenciais teóricos e metodológicos que garantam sustentação acadêmica e coerência epistemológica a seus projetos de pesquisa.
- A disciplina pretende fornecer os elementos teóricos para refletir o significado social e o impacto cultural das novas tecnologias comunicativas digitais. A partir das últimas décadas distintos autores, com visões e profundidades heterogêneas, desenvolveram teorias e interpretações sobre os significados de tal revolução comunicativa. O curso pretende analisar as diferenças e as peculiaridades de tais pensamentos que se estendem desde a filosofia até a antropologia e a sociologia, demonstrando a impossibilidade de delimitação do argumento/campo.
Objetivo
Propiciar ao discente o entendimento das relações entre Tecnologia e Mídia; a compreensão dos meios de comunicação de massa como redes de semiose; a discussão da lógica da experiência comunicativa fundamentada na Estética e desdobrada na Ética.
Programa resumido
A disciplina discute os fundamentos da comunicação em ambientes educomunicativos a partir de uma visão sistêmica e complexa. Introduz conceitos ligados à teoria da informação, da teoria dos sistemas e da cibernética para mostrar como aparelhos, dispositivos e meios de comunicação transmitem informação e produzem um campo de possibilidades de significação. Discute a lógica da experiência educomunicativa a partir de conceitos da semiótica e da fenomenologia, abordando inclusive questões estéticas e éticas envolvidas na operação dos meios tecnológicos com propósitos educativos.
Objetivos
Analisar o desenvolvimento progressivo de formulações teóricas sobre a comunicação de massa, associando-as com os avanços tecnológicos das principais mídias contemporâneas que interagem no mercado de produtos culturais.
Programa Resumido
O curso introduz as principais questões teóricas envolvendo o estudo da Comunicação, bem como suas escolas, hipóteses e tendências atuais. Entre os tópicos abordados, estarão: objeto, método e campo da Comunicação; fundamentos gerais da teoria da comunicação; a Escola de Chicago; a Pesquisa norte-americana: funcionalismo, teorias da informação, cibernética; a Comunicação como Semiose; a Teoria Crítica; a midiologia de McLuhan; a pesquisa em Comunicação na América Latina; a Pesquisa em Comunicação no Brasil.