Categorias subordinadas |
---|
Grupos de Pesquisa |
- Programa da disciplina
Sistemas, relação entre seus componentes. Introdução aos métodos de "ENGINEERING DESING" para sistemas de pequeno, médio e grande porte, principalmente os sistemas automatizados, e outros sistemas artificiais distribuídos. Estudo dos Sistema de sistemas (System of Systems) e dos sistemas orientados a serviço.
Processo de Pojeto: eliciação e análise de requisitos, viewpoints. Background e teorias necessárias para o estudo e análise de requisitos: NATURE (Novel Approaches to Theories Underlying Requirements Engineering).
Eliciação e representação de requisitos: UML, SysML
Métodos de Design: Axiomatic Design, C-K, métodos orientados a objetos, MDE/MDA (métodos orientados a modelos). Métodos clássicos: sistemas estruturados.
Discussão geral sobre os métodos: metodologia e disciplina de design. - Desenvolver o sentido crítico da análise funcional de componentes e máquinas mecânicas, familiarizando o aluno com a interpretação e execução de desenhos técnicos de produtos mecânicos. Introduzir os conceitos de metodologia e documentação do projeto mecânico. Estimular e aprimorar a capacidade criativa do aluno através de exercícios de síntese de dispositivos e equipamentos mecânicos e da construção e teste de protótipos.
- Desenvolver o sentido crítico da análise funcional de componentes e máquinas mecânicas, familiarizando o aluno com a interpretação e execução de desenhos técnicos de produtos mecânicos. Introduzir os conceitos de metodologia e documentação do projeto mecânico. Estimular e aprimorar a capacidade criativa do aluno através de exercícios de síntese de dispositivos e equipamentos mecânicos e da construção e teste de protótipos.
- Introduzir os conceitos de esquema e Redes de Petri já padronizadas (rede P/T e de alto nível), as extensões, e as novas tendências de pesquisa em redes de Petri e suas aplicações na modelagem e análise de sistemas discretos. O curso é introdutório e não pressupõe experiência prévia com modelagem e análise em Redes de Petri. O curso será baseado no padrão já adotado pela norma ISO/IEC 15909 para redes clássicas e de alto nível. Uma breve introdução será feita sobre as possiveis extensões.
Ensino de conceitos básicos sobre sistemas de controle em tempo discreto (implementados por microprocessadores).- Docente: Diolino Jose dos Santos Filho
- Docente: Fabrício Junqueira
Objetivo
Programa da Disciplina- Introdução: motivação para o estudo de sistemas a eventos discretos (SED), sistemas de variáveis contínuas (SVC) e sistemas híbridos, conceitos fundamentais de SED e sistemas híbridos.
- Técnicas de modelagem e análise: teoria de filas, álgebra min-maxs, autômatos finitos, linguagens formais, simulação discreta, rede de Petri.
- Rede de Petri: conceito de componentes ativos e passivos, correspondência entre o comportamento dinâmico de SED e sua representação gráfica na forma de redes.
- Rede evento-condição: regras, situação de conflito, situação de contato, complementação de redes.
- Rede lugar-transição: regras, situação de conflito, situação de contato, complementação de redes.
- Rede colorida (marcas individuais): regras.
- Redes interpretadas: PFS (Production Flow Schema), MFG (Mark Flow Graph), SFC, GRAFCET.
- Método para construção de modelos baseados em redes de Petri.
- PMR 2490 Sistemas de Informação