- 1. Proporcionar uma introdução básica sobre a história da ciência e seus diferentes enfoques, metodologias e objetos de estudo. 2. Proporcionar uma introdução básica sobre diferentes correntes epistemológicas que surgiram em função da revolução científica do início do século XX. 3. Exemplificar essa abordagem histórico-epistemológica com temas da física clássica e/ou da física contemporânea. 4. Proporcionar uma análise da função social da ciência com base em estudo de temas da física clássica e/ou da física contemporânea.
- Docente: Cristiano Luis Pinto de Oliveira
- Docente: Emi Marcia Takagui
- Docente: Marcia de Almeida Rizzutto
Introdução às Medidas em Física
A disciplina tem como objetivo principal dar ao aluno uma iniciação nas atividades experimentais. Esse objetivo não se resume apenas a aprender a medir grandezas, mas também em compreender o contexto e o significado das medidas. Para tanto é necessário: 1) Compreender a necessidade de se efetuar medidas na área de conhecimento chamada Física; 2)Compreender os cuidados necessários para uma tomada de dados; 3) Ser capaz de escolher e utilizar os equipamentos e procedimentos adequados; 4) Ser capaz de elaborar e testar modelos teóricos; 4)Estimar incertezas de medidas e avaliar a propagação das mesmas; 5)Sistematizar o armazenamento de dados através de tabelas; 6)Analisar dados experimentais através da utilização de gráficos; 7)Discutir criticamente os resultados obtidos.- - Apresentar o processo de construção das principais teorias físicas, com ênfase na evolução de conceitos, abordando o desenvolvimento da Física até o final do século XIX.
- Programa Resumido
ELETRICIDADE: O Eletromagnetismo na Física: desenvolvimento histórico. Eletrização, condutores e isolantes. Descrição microscópica da eletricidade. Lei de Coulomb. O campo elétrico. Lei de Gauss. Energia potencial elétrica. Potencial elétrico. Campo elétrico como gradiente do potencial. corrente elétrica, conservação de carga e lei de Ohm. Modelo microscópico para a corrente e para a lei de Ohm. Efeito Joule e modelo microscópico. Experimentos qualitativos com a fenomenologia básica. MAGNETISMO. Campo magnético e fluxo de campo magnético. Experimento de Oersted e força de Lorentz. A lei de Ampère. Experimentos qualitativos com a fenomenologia básica. INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: Lei de Faraday. Auto indutância. Experimentos qualitativos com a fenomenologia básica. SÍNTESE DO ELETROMAGNETISMO CLÁSSICO: Lei de Ampère-Maxwell e equações de Maxwell na forma integral.
- Docente: Jose Fernando Diniz Chubaci
- Docente: Paulo Reginaldo Pascholati
- Docente: Josiane Vieira Martins
- Docente: Philippe Gouffon
Capacitar o aluno para a aquisição de dados através de interfaceamento com microcomputadores. Introdução de técnicas de ajuste de funções e análise de dados com recursos computacionais.- Analisar e produzir projetos e modelos de material didático.
- Analisar e produzir projeto editorial e exemplos de material didático.