• O curso focaliza dois objetos: (a) a formação do imaginário nacional brasileiro a partir dos anos 1880 e a aspiração de modernidade construída por intelectuais negros brasileiros a partir do final do século XIX; e (b) as re-atualizações dessa idéia de modernidade pela radicalização das lutas por igualdade social e cidadania, a partir dos anos 1980. Ênfase especial será dada à discussão sobre a busca de uma identidade nacional e de construção do Brasil moderno, concomitante ao surgimento e recrudescimento de novas identidades étnico-raciais.





  • O curso visa apresentar as principais abordagens sociológicas acerca das relações entre cultura e mobilização política, especialmente das dimensões culturais dos movimentos sociais. Serão privilegiadas as linhagens de interpretação constituídas nas últimas décadas, por meio da análise de textos teóricos e de trabalhos empíricos exemplares.
  • O curso tem por objetivo apresentar uma introdução aos estudos de Análise de Política Externa (APE), principais abordagens e recursos analíticos. Ênfase será dada ao vínculo entre fatores domésticos e formação de preferência em política externa.
  • O objetivo central desta disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A. Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos.

  • Objetivo: O curso tem por objetivo apresentar uma introdução aos estudos de Análise de Política Externa (APE), suas principais abordagens e recursos analíticos. Após uma revisão história do surgimento da APE, o curso passa a apresentar suas diversas abordagens analíticas.