Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 

O objetivo central desta disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A. Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos.

Ao lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela, ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico político em face do seu tempo.

 

 
 

16 março - 22 março

Parte I: Discussão Preliminar

 

Aula 1: Apresentação do curso:

1. Recorte teórico, histórico e metodológico da disciplina; avaliação, bibliografia  e trabalhos;

2. História, ideologias, teoria e pensamento político: o background convencional e conceitual.

Fontes:

Pocock, J. G. A. & Schochet, G. (1996), “Interregnum and Restoration”, pp. 146-179.

Pocock, J. G. A. (1975), “The Anglicization of the Republic”(cap. XI, pp. 361-383), IN: The Machiavellian Moment.

Mostrar só a semana 1
 

23 março - 29 março

Aula 2: Teoria política e história

1. Método de interpretação de textos em história das idéias políticas: ideias políticas como “campo de batalha”;

2. Fontes:

Pocock, J. G. A., “O conceito de linguagem e o métier d’historien”, IN: Linguagens do ideário Político, pp. 63-82.

Skinner, Q., “Meaning and understanding in the history of ideas”, IN: Visions of Politics, vol I; pp. 57-89;

_________, “Motives, intentions and interpretation”, IN: Visions of Politics, vol I, pp. 90-102. 

Parte II: Exército, República e Protetorado

Aula 2A: Levellers, igualdade e liberdade.

1. Direito natural e propriedade de si;

A- Fontes:

Lilburne, J. The Freeman’s Freedom vindicated (1646). pp. 31-32;

Walwyn, W., England’s lamentable slavery (1646),

Overton, R., An Arrow against all Tyrants (1646), pp. 54-72;

Mostrar só a semana 2
 

30 março - 5 abril

Aula 3: Levellers, igualdade e liberdade.

1. Constituição, representação e pacto.

A- Fontes primárias:

Levellers, An Agrement of the People, Extracts from the Putney Debates  (1647), pp. 92-130;

B- Leitura sugerida:

Mendle, M., “Putney’s pronouns: identity and indemnity in the great debate”, IN: The Putney Debates of 1647, pp. 125-147.

Thomas, K., “The Levellers and the Franchise”, IN: G. E. Aylmer (ed.), The Interregnum – The Quest for Settlement 1646-1660

Mostrar só a semana 3
 

6 abril - 12 abril

I Colóquio Internacional "Teoria, discurso e ação política"
Mostrar só a semana 4
 

13 abril - 19 abril

Aula 4: John Milton e a justificação do regicídio

1. Governo de fato e de direito.

2. República e protestantismo.

A- Fontes:

Milton, J., A tenência de reis e magistrados (1649), IN: Escritos Políticos (pp. 5 a 67).

B- Leitura sugerida:

Dzelzainis, M., “Milton’s classical republicanism”, IN: Milton and Republicanism, pp. 3-24.

Mostrar só a semana 5
 

20 abril - 26 abril

Semana Santa - Não haverá aula
Mostrar só a semana 6
 

27 abril - 3 maio

Por conta do Seminário Discente do Departamento de Ciência Política, não haverá aula nesta semana

Mostrar só a semana 7
 

4 maio - 10 maio

Aula 5 : Leviatã e a política como ciência

1. Fundamentos da política;

2. Direito natural e representação;

A- Fontes:

Hobbes, T., Leviatã  (1651)Epístola, Introdução, caps. 6 a 16 (pp. 11-147);

B- Leituras sugeridas:

Malcolm, N., “A Summary Biography of Hobbes” (pp. 1-26), “Hobbes’s Science of Politics and his Theory of Science”, IN: Aspects of Hobbes.

Tuck, R., Natural Rights Theories, cap. 7, pp. 143-155.


Mostrar só a semana 8
 

11 maio - 17 maio

Aula 6: Leviatã como alternativa constitucional

1. Estado e soberania;

A- Fontes:

Hobbes, T., Leviatã, caps. 17 a 20 (pp. 148-178); 26 (pp. 225-246), 29 (pp. 271-282);

B- Leitura sugerida:

Skinner, Q., “Hobbes and the purely artificial person of the state”, IN: Visions of Politics,  vol. III, pp. 177-208;


Mostrar só a semana 9
 

18 maio - 24 maio

Aula 7: República de fato e controvérsia do Engagement

1. Ataque à liberdade republicana;

2. A linguagem do interesse;

A- Fontes:

Hobbes, T., Leviatã,  cap. 21 (pp. 179-190); Revisão e Conclusão (pp. 582-592).

Ascham, A., The original and end of civil power (1649), pp. 640 – 666.

B- Leituras sugeridas;

Skinner, Q., “Hobbes on the proper signification of liberty”, IN: Visions of Politics,  vol. III, pp. 209- 237;

__________; “Conquest and consent: Hobbes and the engagement controversy”, IN: Visions of Politics, vol. III, pp. 287-307;


Mostrar só a semana 10
 

25 maio - 31 maio

 Aula 8: James Harrington e a defesa da república

1. Matrizes intelectuais do republicanismo de Harrington;

2. Ataque ao Leviatã;

A- Fontes:

Harrington, J., Oceana  (1656)Preliminares I (pp. 2-42)

___________, The Art of Lawgiving (1659), livro I, pp. 395-408. 

B. Leitura sugerida:

Pocock, J. G. A., (1975), “The Anglicization of the Republic”(caps. XI; pp. 383-400),  IN: The Machiavellian Moment.


 

 

Mostrar só a semana 11
 

1 junho - 7 junho


Aula 9:  James Harrington, uma história da propriedade:

1. Causas e desfecho das guerras civis inglesas;

2. Liberdade e ação política;

A. Fontes:

Harrington, J., Oceana  (1656)Preliminares II, pp. 43-68;

___________, The Art of Lawgiving (1659), livro III, pp. 408-417. 

B. Leitura sugerida:

Scott, J. (1997), “The rapture of motion”, IN: Political Discourse in Early Modern England, pp. 139-163.


Mostrar só a semana 12
 

8 junho - 14 junho

 III: Restauração e absolutismo monárquico:

Aula 10John Locke – autoridade e liberdade.

1. Governo, liberdade e escravidão;

2. Fundamentos morais da política;

A- Fontes:

Locke, J., “As Constituições fundamentais da Carolina” (1669), IN: Ensaios políticos,  pp. 199-225.

_______, “Moralidade” (c. 1677-78), IN: Ensaios políticos,  pp. 332-334.

_______, “Da justiça de Deus” (1680), IN: Ensaios políticos,  pp. 344-345;

________, “Ethica A” (1692), IN: Ensaios políticos, pp. 395-397.

_________, “Ethica B” (1693), IN: Ensaios políticos, pp. 397-98.

________, “Ensaio sobre a legislação assistencial” (1697), IN: Ensaios políticos.

B- Leitura sugerida:

Tully, J., “Locke’s political philosophy”, IN: An approach to political philosophy: Locke in context, pp. 9-70.


Mostrar só a semana 13
 

15 junho - 21 junho

Aula 11: John Locke, do contrato à revolução.

1. Lei de natureza e direito de resistência;

A- Fontes:

Locke, J., Segundo tratado sobre o governo civil, II (c. 1683?), caps. 1 a 5, 7, 9, 18;

_______, “Sobre a fidelidade e a revolução” (1690), IN: Ensaios políticos, pp. 380-89

Sidney, A., Discourses concerning government (1683), cap 1, seções 5 e 11; cap. 2, seções 1, 11 a 17, 23;

B- Leitura sugerida:

Dunn, J., The Political Thought of John Locke, caps. 8, 9, 10 e 13.


Mostrar só a semana 14
 

22 junho - 28 junho

Aula 12: Tolerância religiosa e conflito

A- Fontes:

Locke, J., Carta sobre a tolerância (1689), pp. 21-58.

B- Leituras sugeridas:

Goldie, M., "The Theory of Religious Intolerance in Restoration England", IN: Ole Peter Grell, Jonathan I. Israel, and Nicholas Tyacke, eds., From Persecution to Toleration: the Glorious Revolution and Religion in England(Oxford, 1991), 331-68.

Fechamento do curso: discussão sobre os trabalhos
Mostrar só a semana 15
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde domingo, 30 março 2025, 15:50

Nenhuma novidade desde o seu último acesso