| | O objetivo central desta
disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a
natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na
Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram
decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no
mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a
aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado
pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A.
Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é
dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que
são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos. Ao
lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da
estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela,
ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser
visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico
político em face do seu tempo.
| | | | 16 março - 22 março
Parte I: Discussão Preliminar Aula 1: Apresentação
do curso: 1.
Recorte teórico, histórico e metodológico da disciplina; avaliação,
bibliografia e trabalhos; 2.
História, ideologias, teoria e
pensamento político: o background convencional e conceitual. Fontes: Pocock, J. G. A. & Schochet, G. (1996), “Interregnum and Restoration”,
pp. 146-179. Pocock, J. G. A. (1975), “The Anglicization of the Republic”(cap. XI,
pp. 361-383), IN: The Machiavellian Moment.
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| | | 23 março - 29 marçoAula 2: Teoria política e história
1. Método de
interpretação de textos em história das idéias políticas: ideias políticas como
“campo de batalha”;
2. Fontes:
Pocock, J. G. A., “O conceito de linguagem e o métier d’historien”, IN: Linguagens do ideário Político, pp.
63-82.
Skinner, Q., “Meaning and
understanding in the history of ideas”, IN: Visions of Politics, vol
I; pp. 57-89;
_________,
“Motives, intentions and interpretation”, IN: Visions of Politics, vol I, pp. 90-102.
Parte II: Exército, República e Protetorado
Aula 2A: Levellers, igualdade e
liberdade.
1. Direito natural e propriedade de si;
A- Fontes:
Lilburne, J. The Freeman’s Freedom vindicated (1646).
pp. 31-32;
Walwyn, W., England’s lamentable slavery (1646),
Overton, R., An Arrow against all Tyrants (1646), pp.
54-72;
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| | | 30 março - 5 abrilAula
3: Levellers, igualdade e
liberdade. 1.
Constituição, representação e pacto. A- Fontes primárias: Levellers, An
Agrement of the People, Extracts from the Putney Debates (1647), pp.
92-130; B- Leitura sugerida: Mendle, M., “Putney’s pronouns: identity and
indemnity in the great debate”, IN: The
Putney Debates of 1647, pp. 125-147. Thomas,
K., “The Levellers and the Franchise”, IN: G. E. Aylmer (ed.), The Interregnum – The Quest for Settlement
1646-1660
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| | | 6 abril - 12 abrilI Colóquio Internacional "Teoria, discurso e ação política"
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| | | 13 abril - 19 abril
Aula 4: John Milton e a justificação
do regicídio
1. Governo de fato e de direito.
2. República e protestantismo.
A- Fontes:
Milton, J., A
tenência de reis e magistrados (1649),
IN: Escritos Políticos (pp. 5 a
67).
B- Leitura
sugerida:
Dzelzainis, M.,
“Milton’s classical republicanism”, IN: Milton
and Republicanism, pp. 3-24.
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| | | 20 abril - 26 abrilSemana Santa - Não haverá aula | 
| | | 27 abril - 3 maioPor conta do Seminário Discente do Departamento de Ciência Política, não haverá aula nesta semana | 
| | | 4 maio - 10 maio
Aula 5 : O Leviatã e a política como ciência 1. Fundamentos da política; 2. Direito natural e representação; A- Fontes: Hobbes, T., Leviatã (1651), Epístola, Introdução, caps. 6 a 16 (pp. 11-147); B- Leituras sugeridas: Malcolm, N., “A Summary Biography of Hobbes” (pp. 1-26), “Hobbes’s Science of Politics and his Theory of Science”, IN: Aspects of Hobbes. Tuck, R., Natural Rights Theories, cap. 7, pp. 143-155.
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| | | 11 maio - 17 maio
Aula 6: O Leviatã como alternativa constitucional 1. Estado e soberania; A- Fontes: Hobbes, T., Leviatã, caps. 17 a 20 (pp. 148-178); 26 (pp. 225-246), 29 (pp. 271-282); B- Leitura sugerida: Skinner, Q., “Hobbes and the purely artificial person of the state”, IN: Visions of Politics, vol. III, pp. 177-208;
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| | | 18 maio - 24 maioAula 7: República de fato e controvérsia do Engagement 1. Ataque à liberdade republicana; 2. A linguagem do interesse; A- Fontes: Hobbes, T., Leviatã, cap. 21 (pp. 179-190); Revisão e Conclusão (pp. 582-592). Ascham, A., The original and end of civil power (1649), pp. 640 – 666. B- Leituras sugeridas; Skinner, Q., “Hobbes on the proper signification of liberty”, IN: Visions of Politics, vol. III, pp. 209- 237; __________; “Conquest and consent: Hobbes and the engagement controversy”, IN: Visions of Politics, vol. III, pp. 287-307;
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| | | 25 maio - 31 maio Aula 8: James Harrington e a defesa da república 1. Matrizes intelectuais do republicanismo de Harrington; 2. Ataque ao Leviatã; A- Fontes: Harrington, J., Oceana (1656), Preliminares I (pp. 2-42) ___________, The Art of Lawgiving (1659), livro I, pp. 395-408. B. Leitura sugerida: Pocock, J. G. A., (1975), “The Anglicization of the Republic”(caps. XI; pp. 383-400), IN: The Machiavellian Moment.
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| | | 1 junho - 7 junho
Aula 9: James Harrington, uma história da propriedade:
1. Causas e desfecho das guerras civis inglesas; 2. Liberdade e ação política; A. Fontes: Harrington, J., Oceana (1656), Preliminares II, pp. 43-68; ___________, The Art of Lawgiving (1659), livro III, pp. 408-417. B. Leitura sugerida: Scott, J. (1997), “The rapture of motion”, IN: Political Discourse in Early Modern England, pp. 139-163.
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| | | 8 junho - 14 junho III: Restauração e absolutismo monárquico: Aula 10: John Locke – autoridade e liberdade. 1. Governo, liberdade e escravidão; 2. Fundamentos morais da política; A- Fontes: Locke, J., “As Constituições fundamentais da Carolina” (1669), IN: Ensaios políticos, pp. 199-225. _______, “Moralidade” (c. 1677-78), IN: Ensaios políticos, pp. 332-334. _______, “Da justiça de Deus” (1680), IN: Ensaios políticos, pp. 344-345; ________, “Ethica A” (1692), IN: Ensaios políticos, pp. 395-397. _________, “Ethica B” (1693), IN: Ensaios políticos, pp. 397-98. ________, “Ensaio sobre a legislação assistencial” (1697), IN: Ensaios políticos. B- Leitura sugerida: Tully, J., “Locke’s political philosophy”, IN: An approach to political philosophy: Locke in context, pp. 9-70.
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| | | 15 junho - 21 junhoAula 11: John Locke, do contrato à revolução. 1. Lei de natureza e direito de resistência; A- Fontes: Locke, J., Segundo tratado sobre o governo civil, II (c. 1683?), caps. 1 a 5, 7, 9, 18; _______, “Sobre a fidelidade e a revolução” (1690), IN: Ensaios políticos, pp. 380-89 Sidney, A., Discourses concerning government (1683), cap 1, seções 5 e 11; cap. 2, seções 1, 11 a 17, 23; B- Leitura sugerida: Dunn, J., The Political Thought of John Locke, caps. 8, 9, 10 e 13.
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| | | 22 junho - 28 junhoAula 12: Tolerância religiosa e conflito A- Fontes: Locke, J., Carta sobre a tolerância (1689), pp. 21-58. B- Leituras sugeridas: Goldie, M., "The Theory of Religious Intolerance in Restoration England", IN: Ole Peter Grell, Jonathan I. Israel, and Nicholas Tyacke, eds., From Persecution to Toleration: the Glorious Revolution and Religion in England(Oxford, 1991), 331-68. Fechamento do curso: discussão sobre os trabalhos
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