| | |
-
Considerações iniciais
Olá. Seja bem vindo(a) ao curso de LaTeX oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Este conteúdo é distribuido segundo a licença Creative Commons 2.5 do Brasil: atribuição/uso não-comercial/ redistribuição segundo a mesma licença.
Você está prestes a conhecer um mundo novo, que muitos de nós sequer vislumbra existir (não, isto não é uma frase de impacto; é verdade). No entanto, conscientizar-se dele não é uma tarefa simples: exigirá esforço de sua parte. Para auxiliar-lhe nisso, o curso é fundamentalmente prático. Mas não deixe de fazer os exercícios e de rever as aulas ou você terá dificuldades para acompanhar o curso.
Mas antes de começarmos, solicitamos que você responda a uma pesquisa anônima. Ela contém algumas poucas perguntas que podem nos ajudar, no presente, a melhorar a apresentação do conteúdo, e no futuro, a aprimorar o curso. Você não é obrigado a respondê-la, mas se escolher fazê-lo, pedimos que o faça diligentemente.
Depois disso, leia as informações abaixo (releia-as ao longo do curso), tomando o cuidado de não "perder-se" nos links, ao menos por enquanto (se você encontrar algum link quebrado, informe-nos, por favor).
- O professor: Dr. Ivan Ramos Pagnossin
A tutora: Juliana Giordano Designer instrucional: Dr. Marcelo Alves
Licença Recurso
Cronograma e avaliação
Veja no arquivo abaixo o cronograma pretendido do curso e os quesitos para a obtenção do certificado de conclusão e aprovação.
Cronograma e avaliação Documento PDF
Recursos deste ambiente de aprendizagem (moodle)
Esta página que você vê é gerida pelo moodle, um sistema de gerenciamento de cursos à distância baseado na filosofia de aprendizado sócio-construtivista. Isto significa que a sua participação nas atividades do curso é fundamental, especialmente nos fóruns e wikis.
Mas este não é um curso à distância. Embora ele esteja sendo desenvolvido com este objetivo em vista, no momento trata-se de um curso híbrido: baseado em aulas presenciais com suporte, recursos, atividades e - eventualmente - aulas à distância.
Assim, a função do moodle é prover um ambiente de interação à distância entre os alunos, professores e tutores através de recursos como wikis, fóruns e chats. Será também através do moodle que você fará os exercícios e terá acesso às suas notas e aos arquivos e tutoriais de cada aula.
O primeiro recurso que você deve conhecer é o fórum Conversa de TeXstarter. Utilize-o para apresentar suas dúvidas aos professores, tutores e colegas; e também para responder ou discutir as questões deles. Este é o nosso principal mecanismo de interação e está disponível ininterruptamente. Portanto, use-o! E aqui cabe um apelo: evite enviar suas dúvidas aos tutores e professores através de e-mail pois, neste caso, os seus colegas não têm a oportunidade de beneficiar-se delas ou de discutí-las, o que é fundamental para a construção do conhecimento.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
Conversa de TeXstarter Fórum
Outro recurso útil são os glossários; três ao todo: o geral, o de comandos e o de erros e avisos. No primeiro você encontrará explicações sobre os termos particulares do (La)TeX e do curso. O glossário de comandos fornece explicações suscintas sobre o comando procurado. Finalmente, o glossário de erros e avisos dá informações extras acerca das mensagens de erros e avisos que o LaTeX eventualmente fornece quando você transforma seu arquivo LaTeX no documento final.
Todos esses dicionários estão em constante atualização e contamos com o seu auxílio para melhorá-los, adicionando neles os termos que você procurou mas não encontrou (você não precisa explicá-los, mas sim apenas cadastrá-los no glossário para que possamos fornecer a explicação correspondente tão logo quanto possível). Aliás, o glossário de erros e avisos é um caso à parte: ele será preenchido pelos TeXstarters (ie, por você!), à medida que eles enfrentarem esses erros e avisos.
Glossário geral
Glossário de comandos
Glossário de erros e avisos
O fórum TeXnews é destinado às notícias sobre o curso, como atividades extras ou à distância, aulas canceladas, recados etc (o calendário do curso, disponível na lateral da página, também é de grande valia neste sentido). Informações novas sobre o LaTeX também aparecerão aqui.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
TeXnews Fórum
O fórum de curiosidades e dicas dispensa muitos comentários: ele traz informações que não necessariamente estão relacionadas com o desenvolvimento do curso. E você também pode participar: sabe de alguma informação ou ferramenta que pode interessar a todos nós, usuários de LaTeX? Compartilhe-a aqui.
Finalmente, o fórum de dúvidas técnicas é destinado às questões que não têm a ver com a linguagem LaTeX. Por exemplo, problemas com o moodle, de instalação do LaTeX ou de pacotes são pertinenetes a este fórum. Caso você fique em dúvida sobre onde colocar a sua pergunta, faça-o onde achar mais pertinente. E não se preocupe com isso.
Curiosidades e dicas sobre o TeX/LaTeX Fórum
Dúvidas técnicas (moodle, Internet, etc) Fórum
Referências bibliográficas e ajuda
Você verá ao longo do curso que o LaTeX é uma ferramenta bastante extensa. Por conta disso, ter referências à mão e saber onde buscar ajuda e informações mais especializadas é tão importante quanto o básico. Leia atentamente o tópico Referências bibliográficas e ajuda, logo abaixo.
Referências bibliográficas e ajuda Recurso
Para a posteridade...
Depois que você terminar o curso, dedique algum tempo para escrever um breve depoimento com as suas dicas para os futuros TeXstarters. A sua participação é fundamental... Imagine-se no lugar de quem está começando agora. O que você gostaria de saber?
Depoimentos dos TeXstarters Fórum
Álbum de fotos das turmas anteriores Arquivo
| | | | 10 | Tabelas
Objetivos: construção básica de tabelas e matrizes e o problema das tabelas flutuantes. Pacotes abordados: array, booktabs, colortbl, longtable, multirow, rotating.
-
A construção de tabelas no LaTeX é, sem dúvida, um dos tópicos mais complexos, graças à enorme quantidade de detalhes, de pacotes disponíveis, de configurações possíveis e, finalmente, à baixa legibilidade da sintaxe (inerente ao fato de representarmos uma estrutura alinhada num ambiente sem alinhamento: o arquivo de instruções; de texto).
Apesar disso, é possível construir tabelas exemplares no LaTeX com pouca proficiência, pois também aqui o LaTeX procura ocupar-se do leiaute. Além disso, hoje em dia é possível construir tabelas em softwares apropriados para isso como Excel e OpenOffice Calc e exportá-las para a sintaxe do LaTeX. Neste processo, frequentemente será necessária a intervenção do usuário com o intuito de aprimorar a tabela, motivo pelo qual ainda assim é necessário conhecer a sintaxe de representação de tabelas no LaTeX. Mas muito trabalho pode ser poupado assim.
Neste tópico veremos como construir tabelas no LaTeX: o alinhamento horizontal da tabela, das células, união vertical e horizontal de células, cores. Veremos também a questão das tabelas flutuantes, que também são caixas, e como criar tabelas longas e rotacionadas. De quebra, veremos que a construção de matrizes no modo matemático segue exatamente o mesmo procedimento de tabelas no modo parágrafo, o que expandirá as possibilidades de expressões matemáticas que você poderá fazer e nos preparará para a parte II das expressões matemáticas.
obs.: este tópico não tem um arquivo de apresentação.
Arquivos das atividades orientadas (tópico 10) Arquivo ZIP
-
Ferramentas para a construção de tabelas
Os links abaixo levam às páginas de três ferramentas para construção de tabelas para o LaTeX: um conversor Excel para LaTeX (Excel2LaTeX), um conversor OpenOffice Calc para (Calc2LaTeX), e um pequeno software stand-alone capaz de montar tabelas simples visualmente, como no Excel e OpenOffice, e salvá-la na sintaxe do LaTeX.
Todas essas ferramentas são capazes de gerar tabelas de certa complexidade, mas frequentemente será necessário fazer os ajustes finos à mão, diretamente no código LaTeX (razão pela qual é importante conhecer a sintaxe). Por exemplo, nenhuma delas consegue gerar tabelas coloridas.
Cabe também observar que alguns IDEs para LaTeX já trazem consigo um aplicativo auxiliar para a construção visual de tabelas. O Kile e o TeXmaker são dois exemplos.
Conversor Excel -> LateX (xls2latex) Arquivo
Conversor Excel -> LaTeX (Excel2latex) Arquivo
Conversor OpenOffice Calc -> LaTeX (calc2latex) Arquivo
Latable Arquivo
Outra ferramenta disponível é o Gnumeric, software de planilha do ambiente Gnome (Linux), mas que também pode ser utilizado no Windows. Ele pode salvar suas planilhas em vários formatos, inclusive no do LaTeX.
Tarefa individual (nível básico)
O conceito de caixa está intimamente ligado com a construção de tabelas e a importação de figuras no LaTeX. Por este motivo, a tarefa abaixo envolve questões sobre este tópico e o anterior (figuras externas). Esta é a última lista de exercícios do curso... agora resta apenas o trabalho final, cujo enunciado será apresentado em breve.
Tarefa inividual - tópico 10 (nível básico)
| 
| |
| Saltar Calendário
| Dom |
Seg |
Ter |
Qua |
Qui |
Sex |
Sáb |
|---|
| |
|
|
|
|
|
1 |
| 2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
| 9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
| 16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
Hoje sábado, 22 novembro 22 |
| 23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
| 30 |
| | | | | |
Seleção de Eventos Saltar Próximos EventosNão há nenhum evento próximo Saltar Atividade recenteAtividade desde quinta, 20 novembro 2025, 15:08
Nenhuma novidade desde o seu último acesso |