| |
-
Considerações iniciais
Olá. Seja bem vindo(a) ao curso de LaTeX oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Este conteúdo é distribuido segundo a licença Creative Commons 2.5 do Brasil: atribuição/uso não-comercial/ redistribuição segundo a mesma licença.
Você está prestes a conhecer um mundo novo, que muitos de nós sequer vislumbra existir (não, isto não é uma frase de impacto; é verdade). No entanto, conscientizar-se dele não é uma tarefa simples: exigirá esforço de sua parte. Para auxiliar-lhe nisso, o curso é fundamentalmente prático. Mas não deixe de fazer os exercícios e de rever as aulas ou você terá dificuldades para acompanhar o curso.
Mas antes de começarmos, solicitamos que você responda a uma pesquisa anônima. Ela contém algumas poucas perguntas que podem nos ajudar, no presente, a melhorar a apresentação do conteúdo, e no futuro, a aprimorar o curso. Você não é obrigado a respondê-la, mas se escolher fazê-lo, pedimos que o faça diligentemente.
Depois disso, leia as informações abaixo (releia-as ao longo do curso), tomando o cuidado de não "perder-se" nos links, ao menos por enquanto (se você encontrar algum link quebrado, informe-nos, por favor).
- O professor: Dr. Ivan Ramos Pagnossin
A tutora: Juliana Giordano Designer instrucional: Dr. Marcelo Alves
Licença Recurso
Cronograma e avaliação
Veja no arquivo abaixo o cronograma pretendido do curso e os quesitos para a obtenção do certificado de conclusão e aprovação.
Cronograma e avaliação Documento PDF
Recursos deste ambiente de aprendizagem (moodle)
Esta página que você vê é gerida pelo moodle, um sistema de gerenciamento de cursos à distância baseado na filosofia de aprendizado sócio-construtivista. Isto significa que a sua participação nas atividades do curso é fundamental, especialmente nos fóruns e wikis.
Mas este não é um curso à distância. Embora ele esteja sendo desenvolvido com este objetivo em vista, no momento trata-se de um curso híbrido: baseado em aulas presenciais com suporte, recursos, atividades e - eventualmente - aulas à distância.
Assim, a função do moodle é prover um ambiente de interação à distância entre os alunos, professores e tutores através de recursos como wikis, fóruns e chats. Será também através do moodle que você fará os exercícios e terá acesso às suas notas e aos arquivos e tutoriais de cada aula.
O primeiro recurso que você deve conhecer é o fórum Conversa de TeXstarter. Utilize-o para apresentar suas dúvidas aos professores, tutores e colegas; e também para responder ou discutir as questões deles. Este é o nosso principal mecanismo de interação e está disponível ininterruptamente. Portanto, use-o! E aqui cabe um apelo: evite enviar suas dúvidas aos tutores e professores através de e-mail pois, neste caso, os seus colegas não têm a oportunidade de beneficiar-se delas ou de discutí-las, o que é fundamental para a construção do conhecimento.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
Conversa de TeXstarter Fórum
Outro recurso útil são os glossários; três ao todo: o geral, o de comandos e o de erros e avisos. No primeiro você encontrará explicações sobre os termos particulares do (La)TeX e do curso. O glossário de comandos fornece explicações suscintas sobre o comando procurado. Finalmente, o glossário de erros e avisos dá informações extras acerca das mensagens de erros e avisos que o LaTeX eventualmente fornece quando você transforma seu arquivo LaTeX no documento final.
Todos esses dicionários estão em constante atualização e contamos com o seu auxílio para melhorá-los, adicionando neles os termos que você procurou mas não encontrou (você não precisa explicá-los, mas sim apenas cadastrá-los no glossário para que possamos fornecer a explicação correspondente tão logo quanto possível). Aliás, o glossário de erros e avisos é um caso à parte: ele será preenchido pelos TeXstarters (ie, por você!), à medida que eles enfrentarem esses erros e avisos.
Glossário geral
Glossário de comandos
Glossário de erros e avisos
O fórum TeXnews é destinado às notícias sobre o curso, como atividades extras ou à distância, aulas canceladas, recados etc (o calendário do curso, disponível na lateral da página, também é de grande valia neste sentido). Informações novas sobre o LaTeX também aparecerão aqui.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
TeXnews Fórum
O fórum de curiosidades e dicas dispensa muitos comentários: ele traz informações que não necessariamente estão relacionadas com o desenvolvimento do curso. E você também pode participar: sabe de alguma informação ou ferramenta que pode interessar a todos nós, usuários de LaTeX? Compartilhe-a aqui.
Finalmente, o fórum de dúvidas técnicas é destinado às questões que não têm a ver com a linguagem LaTeX. Por exemplo, problemas com o moodle, de instalação do LaTeX ou de pacotes são pertinenetes a este fórum. Caso você fique em dúvida sobre onde colocar a sua pergunta, faça-o onde achar mais pertinente. E não se preocupe com isso.
Curiosidades e dicas sobre o TeX/LaTeX Fórum
Dúvidas técnicas (moodle, Internet, etc) Fórum
Referências bibliográficas e ajuda
Você verá ao longo do curso que o LaTeX é uma ferramenta bastante extensa. Por conta disso, ter referências à mão e saber onde buscar ajuda e informações mais especializadas é tão importante quanto o básico. Leia atentamente o tópico Referências bibliográficas e ajuda, logo abaixo.
Referências bibliográficas e ajuda Recurso
Para a posteridade...
Depois que você terminar o curso, dedique algum tempo para escrever um breve depoimento com as suas dicas para os futuros TeXstarters. A sua participação é fundamental... Imagine-se no lugar de quem está começando agora. O que você gostaria de saber?
Depoimentos dos TeXstarters Fórum
Álbum de fotos das turmas anteriores Arquivo
| | | 12 | BibTeX e detalhes tipográficos do LaTeXObjetivos: bibliografia à mão livre vs. BibTeX; JabRef e detalhes tipográficos do LaTeX.
O BibTeX é um sistema de gerenciamento de referências bibliográficas criado por Oren Patashnik e Leslie Lamport em 1985. Ele integra-se ao LaTeX, permitindo ao autor separar completamente os dados bibliográficos (título, autor etc) do leiaute com que esses dados são apresentados. É também uma maneira bastante simples e difundida de compartilhar esses dados com outros autores.
Tópico 12: BibTeX e detalhes tipográficos Documento PDF
Tópico 12: BibTeX e detalhes tipográficos (p/ imprimir) Documento PDF
Esquema de funcionamento do BibTeX Documento PDF
Arquivos das atividades orientadas Arquivo ZIP
Numa das atividades deste tópico você deve buscar os dados bibliográficos de uma referência qualquer, como o de uma revista científica. O link abaixo provê uma tal referência. Mais que isso, ele ilustra claramente que algumas revistas científicas publicam, junto com um artigo qualquer, seus dados bibliográficos no formato BibTeX, o que lhe poupa tempo de digitação e reduz consideravelmente as chances de erros de digitação.
Um artigo qualquer numa revista científica qualquer Arquivo
O pacote natbib redefine o comando \cite e cria vários outros para apresentar, de diversas formas, as citações no seu documento LaTeX. Veja, o BibTeX toma conta da forma como a lista de referências bibliográficas será exibida. Já os comandos definidos pelo natbib controlam a forma como cada referência é citada no corpo do documento. São muitas opções e foge do escopo deste curso explorar as possibilidades. Por isso, fica como informação adicional o link abaixo, que exemplifica várias situações que o natbib é capaz de reproduzir.
Exemplos de estilos BibTeX Arquivo
Resumo e exemplos de uso do pacote natbib Arquivo de texto
Outra ferramenta útil no que concerne o BibTeX é o link abaixo. Ele disponibiliza um conversor de ISBN (International Standard Book Number) para BibTeX. Assim, se você precisa citar um livro qualquer, ao invés de buscar as informações no próprio livro, apenas forneça o código ISBN para o conversor que ele lhe devolve os dados, no formato BibTeX. Você ficará impressionado com a quantidade de livros cadastrados!
Conversor ISBN para BibTeX Arquivo
JabRef
Além de ser uma ferramenta muito útil para manipular dados bibliográficos em documentos LaTeX, o BibTeX é também um padrão simples e bastante difundido de armazenar e compartilhar esses dados. Realmente: no que tange as editoras, muitas revistas científicas disponibilizam as informações bibliográficas de seus artigos no formato BibTeX. Isto não apenas livra o autor de digitar esses dados, como reduz consideravelmente a possibilidade de erros neste processo. No que tange os autores, eles podem compartilhar bancos de dados bibliográficos (arquivos bib) com entradas afins, diretamente ou através de sistemas de versionamento (CVS ou SVN). Veja um exemplo aqui.
Finalmente, e certamente não menos importante, existem hoje interfaces gráficas para a edição dos arquivos bib que isentam completamente o autor de sequer conhecer a estrutura deste arquivo. O mais difundido deles é o JabRef, que por ser escrito em Java, pode ser utilizado em qualquer sistema operacional. Um recurso interessante deste software é que você pode criar, na entrada bibliográfica, um link para o artigo na Internet (através do DOI), no site da revista, ou para o arquivo armazenado no seu computador (ou na sua rede local). Recomendamos ao aprendiz que instale este gerenciador. Sua utilização é bastante simples.
-
O futuro do BibTeXApesar de ser muito utilizado, o BibTeX tem restrições sérias. A primeira delas é a linguagem utilizada nos arquivos de estilo (extensão bst), baseada em pilhas e na notação polonesa reversa (RPN, R everse Polish Notation), a mesma de muitas calculadoras científicas atuais. O interessante desta linguagem é que ela prescinde de qualquer caráter de agrupamento, como parênteses, chaves etc. Por outro lado, instruções nesta linguagem tornam-se rapidamente ininteligíveis. Por este motivo, é extremamente difícil produzir novos arquivos de estilo para o BibTeX. No caso de documentos em inglês, este é um problema pequeno, até porque muitas revistas e editoras definem seus próprios arquivos de estilo (o que torna o trabalho do autor muito mais fácil). Mas em outras línguas, por exemplo, o problema torna-se sério, dada a escassez de arquivos de estilo. Não bastasse isso, o BibTeX é todo baseado em fontes de 7 bits, o que exclui caracteres acentuados. Assim, todo caráter acentuado no BibTeX é traduzido para instruções LaTeX como \~ e \^. E nós já sabemos o problema disso, não é? Por conta desses dois problemas, algumas alternativas ao BibTeX têm sido desenvolvidas. Dentre elas, talvez as mais promissoras sejam o BibLaTeX e o CrossTeX. O interessante do primeiro é que todo o estilo de exibição das referências bibliográficas é especificado com comandos do próprio LaTeX (você não precisa aprender outra linguagem, portanto). Mas este projeto ainda está em fase beta e só está disponível para sistemas Unix. A segunda opção, embora possa funcionar no Windows, ainda é fortemente dependente de ambientes Unix. Mas o interessante sobre essa solução é que ela é compatível com o BibTeX e a estrutura da base de dados é baseada em objetos, o que permite construir bases de dados bibliográficos muito bem estruturados. Outras alternativas que podem lhe interessar são o Bibulus e o BibTeX++. obs.: caso você tenha interesse por conhecer a linguagem sem nome utilizada para definir arquivos de estilo do BibTeX, leia os artigos Using BibTeX to produce customizes layouts e Tame the BeaST, nesta ordem. O documento original de Oren Patashnik, BibTeXing, é provavelmente muito pouco compreensível. Outra referência muito boa é a seção 13.6 do The LaTeX Companion.
| 
| |
| Saltar Calendário
Dom |
Seg |
Ter |
Qua |
Qui |
Sex |
Sáb |
---|
|
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
Hoje sábado, 16 agosto 16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
| | | | | |
Seleção de Eventos Saltar Próximos EventosNão há nenhum evento próximo Saltar Atividade recenteAtividade desde quinta, 14 agosto 2025, 14:40
Nenhuma novidade desde o seu último acesso |