| | |
-
Considerações iniciais
Olá. Seja bem vindo(a) ao curso de LaTeX oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Este conteúdo é distribuido segundo a licença Creative Commons 2.5 do Brasil: atribuição/uso não-comercial/ redistribuição segundo a mesma licença.
Você está prestes a conhecer um mundo novo, que muitos de nós sequer vislumbra existir (não, isto não é uma frase de impacto; é verdade). No entanto, conscientizar-se dele não é uma tarefa simples: exigirá esforço de sua parte. Para auxiliar-lhe nisso, o curso é fundamentalmente prático. Mas não deixe de fazer os exercícios e de rever as aulas ou você terá dificuldades para acompanhar o curso.
Mas antes de começarmos, solicitamos que você responda a uma pesquisa anônima. Ela contém algumas poucas perguntas que podem nos ajudar, no presente, a melhorar a apresentação do conteúdo, e no futuro, a aprimorar o curso. Você não é obrigado a respondê-la, mas se escolher fazê-lo, pedimos que o faça diligentemente.
Depois disso, leia as informações abaixo (releia-as ao longo do curso), tomando o cuidado de não "perder-se" nos links, ao menos por enquanto (se você encontrar algum link quebrado, informe-nos, por favor).
- O professor: Dr. Ivan Ramos Pagnossin
A tutora: Juliana Giordano Designer instrucional: Dr. Marcelo Alves
Licença Recurso
Cronograma e avaliação
Veja no arquivo abaixo o cronograma pretendido do curso e os quesitos para a obtenção do certificado de conclusão e aprovação.
Cronograma e avaliação Documento PDF
Recursos deste ambiente de aprendizagem (moodle)
Esta página que você vê é gerida pelo moodle, um sistema de gerenciamento de cursos à distância baseado na filosofia de aprendizado sócio-construtivista. Isto significa que a sua participação nas atividades do curso é fundamental, especialmente nos fóruns e wikis.
Mas este não é um curso à distância. Embora ele esteja sendo desenvolvido com este objetivo em vista, no momento trata-se de um curso híbrido: baseado em aulas presenciais com suporte, recursos, atividades e - eventualmente - aulas à distância.
Assim, a função do moodle é prover um ambiente de interação à distância entre os alunos, professores e tutores através de recursos como wikis, fóruns e chats. Será também através do moodle que você fará os exercícios e terá acesso às suas notas e aos arquivos e tutoriais de cada aula.
O primeiro recurso que você deve conhecer é o fórum Conversa de TeXstarter. Utilize-o para apresentar suas dúvidas aos professores, tutores e colegas; e também para responder ou discutir as questões deles. Este é o nosso principal mecanismo de interação e está disponível ininterruptamente. Portanto, use-o! E aqui cabe um apelo: evite enviar suas dúvidas aos tutores e professores através de e-mail pois, neste caso, os seus colegas não têm a oportunidade de beneficiar-se delas ou de discutí-las, o que é fundamental para a construção do conhecimento.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
Conversa de TeXstarter Fórum
Outro recurso útil são os glossários; três ao todo: o geral, o de comandos e o de erros e avisos. No primeiro você encontrará explicações sobre os termos particulares do (La)TeX e do curso. O glossário de comandos fornece explicações suscintas sobre o comando procurado. Finalmente, o glossário de erros e avisos dá informações extras acerca das mensagens de erros e avisos que o LaTeX eventualmente fornece quando você transforma seu arquivo LaTeX no documento final.
Todos esses dicionários estão em constante atualização e contamos com o seu auxílio para melhorá-los, adicionando neles os termos que você procurou mas não encontrou (você não precisa explicá-los, mas sim apenas cadastrá-los no glossário para que possamos fornecer a explicação correspondente tão logo quanto possível). Aliás, o glossário de erros e avisos é um caso à parte: ele será preenchido pelos TeXstarters (ie, por você!), à medida que eles enfrentarem esses erros e avisos.
Glossário geral
Glossário de comandos
Glossário de erros e avisos
O fórum TeXnews é destinado às notícias sobre o curso, como atividades extras ou à distância, aulas canceladas, recados etc (o calendário do curso, disponível na lateral da página, também é de grande valia neste sentido). Informações novas sobre o LaTeX também aparecerão aqui.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
TeXnews Fórum
O fórum de curiosidades e dicas dispensa muitos comentários: ele traz informações que não necessariamente estão relacionadas com o desenvolvimento do curso. E você também pode participar: sabe de alguma informação ou ferramenta que pode interessar a todos nós, usuários de LaTeX? Compartilhe-a aqui.
Finalmente, o fórum de dúvidas técnicas é destinado às questões que não têm a ver com a linguagem LaTeX. Por exemplo, problemas com o moodle, de instalação do LaTeX ou de pacotes são pertinenetes a este fórum. Caso você fique em dúvida sobre onde colocar a sua pergunta, faça-o onde achar mais pertinente. E não se preocupe com isso.
Curiosidades e dicas sobre o TeX/LaTeX Fórum
Dúvidas técnicas (moodle, Internet, etc) Fórum
Referências bibliográficas e ajuda
Você verá ao longo do curso que o LaTeX é uma ferramenta bastante extensa. Por conta disso, ter referências à mão e saber onde buscar ajuda e informações mais especializadas é tão importante quanto o básico. Leia atentamente o tópico Referências bibliográficas e ajuda, logo abaixo.
Referências bibliográficas e ajuda Recurso
Para a posteridade...
Depois que você terminar o curso, dedique algum tempo para escrever um breve depoimento com as suas dicas para os futuros TeXstarters. A sua participação é fundamental... Imagine-se no lugar de quem está começando agora. O que você gostaria de saber?
Depoimentos dos TeXstarters Fórum
Álbum de fotos das turmas anteriores Arquivo
| | | | 7 |
Comandos personalizados, listas e contadores
Enfim, a maioridade!
Objetivos: as listas-padrão do LaTeX (ambientes itemize, enumerate e description), de referências bibliográficas (thebibliography) e listas genéricas (list); contadores e o mecanismo interno das referências-cruzadas; comandos e ambientes personalizados e a sua importância para a organização lógica do documento.
-
O LaTeX torna muito simples a confecção de listas ao assumir a responsabilidade de formatá-las (ao autor cabe apenas prover o conteúdo, como de praxe). Existem quatro listas pré-definidas, incluindo uma de referências bibliográficas, mas o autor pode definir a(s) sua(s) própria(s). É o que veremos nesta aula. Mais importante do que isto é que, neste intento, depararemo-nos com o conceito de contadores: a base para o mecanismo das referências-cruzadas (no LaTeX ou em qualquer outra ferramenta que as tenham). Ainda mais genericamente, veremos como o autor pode definir seus próprios comandos ou redefinir aqueles que já existem. E esta é, seguramente, uma das habilidades que separará as crianças dos adultos...
obs.: esta aula não tem um arquivo de apresentação.
Arquivos das atividades orientadas (tópico 7) Arquivo ZIP
Comprimentos parametrizados do ambiente list Documento PDF
-
Leitura: seção 6.1 do Introdução ao LaTeX, seções 10.1, 10.3.1 a 10.3.4 e 10.4 do Guide to LaTeX e/ou o apêndice A.1 do LaTeX Companion. Leitura (nível complementar): seção 10.3.5 e 10.5 do Guide to LaTeX.
-
Exercícios (nível básico)
Na tarefa (em grupo) deste tópico você irá praticar a criação de seus próprios comandos, o que é de importância fundamental no LaTeX. Elimine todas as suas dúvidas pois saber criar seus próprios comandos pode ser a diferença entre valer a pena ou não usar o LaTeX!
Outra habilidade que você deve desenvover é a de buscar informações sobre um determinado pacote e de aplicá-las no seu documento LaTeX. É isto que você fará num dos exercícios desta tarefa. Monte um grupo de 2 ou 3 TeXstarters para resolver os problemas propostos.
dica 1: releia a seção "referências bibliográficas sobre o LaTeX" das considerações iniciais.
dica 2: quando você começar a não entender o que diz o manual do pacote indicado, é porque você já leu o que precisava! 
Tarefa em grupo - tópico 7 (nível básico)
Atividades (nível complementar)
Em algumas situações você verá que as listas-padrão do LaTeX (itemize, enumerate e description) introduzem espaço demais entre os itens. Para você contornar isso é possível criar suas próprias listas, como vimos. Mas há um recurso adicional muito útil: o pacote paralist. Ele define três listas similares àquelas que vimos, mas com espaços menores. Experimente este pacote nesta atividade.
Arquivos das atividades complementares (tópico 7) Arquivo ZIP
| 
| |
| Saltar Calendário
| Dom |
Seg |
Ter |
Qua |
Qui |
Sex |
Sáb |
|---|
| |
|
|
|
|
|
1 |
| 2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
| 9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
| 16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
Hoje sábado, 22 novembro 22 |
| 23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
| 30 |
| | | | | |
Seleção de Eventos Saltar Próximos EventosNão há nenhum evento próximo Saltar Atividade recenteAtividade desde quinta, 20 novembro 2025, 15:08
Nenhuma novidade desde o seu último acesso |