Saltar AtividadesSaltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 5 minutos)
Nenhum
Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Programação

 

Logotipo do curso


  • Considerações iniciais

    Olá. Seja bem vindo(a) ao curso de LaTeX oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Este conteúdo é distribuido segundo a licença Creative Commons 2.5 do Brasil: atribuição/uso não-comercial/ redistribuição segundo a mesma licença.

    Você está prestes a conhecer um mundo novo, que muitos de nós sequer vislumbra existir (não, isto não é uma frase de impacto; é verdade). No entanto, conscientizar-se dele não é uma tarefa simples: exigirá esforço de sua parte. Para auxiliar-lhe nisso, o curso é fundamentalmente prático. Mas não deixe de fazer os exercícios e de rever as aulas ou você terá dificuldades para acompanhar o curso.

    Mas antes de começarmos, solicitamos que você responda a uma pesquisa anônima. Ela contém algumas poucas perguntas que podem nos ajudar, no presente, a melhorar a apresentação do conteúdo, e no futuro, a aprimorar o curso. Você não é obrigado a respondê-la, mas se escolher fazê-lo, pedimos que o faça diligentemente.

    Depois disso, leia as informações abaixo (releia-as ao longo do curso), tomando o cuidado de não "perder-se" nos links, ao menos por enquanto (se você encontrar algum link quebrado, informe-nos, por favor).

  • O professor: Dr. Ivan Ramos Pagnossin
    A tutora: Juliana Giordano
    Designer instrucional: Dr. Marcelo Alves
  • Licença Recurso

  • Cronograma e avaliação

    Veja no arquivo abaixo o cronograma pretendido do curso e os quesitos para a obtenção do certificado de conclusão e aprovação.

  • Cronograma e avaliação Documento PDF

  • Recursos deste ambiente de aprendizagem (moodle)

    Esta página que você vê é gerida pelo moodle, um sistema de gerenciamento de cursos à distância baseado na filosofia de aprendizado sócio-construtivista. Isto significa que a sua participação nas atividades do curso é fundamental, especialmente nos fóruns e wikis.

    Mas este não é um curso à distância. Embora ele esteja sendo desenvolvido com este objetivo em vista, no momento trata-se de um curso híbrido: baseado em aulas presenciais com suporte, recursos, atividades e - eventualmente - aulas à distância.

    Assim, a função do moodle é prover um ambiente de interação à distância entre os alunos, professores e tutores através de recursos como wikis, fóruns e chats. Será também através do moodle que você fará os exercícios e terá acesso às suas notas e aos arquivos e tutoriais de cada aula.

    O primeiro recurso que você deve conhecer é o fórum Conversa de TeXstarter. Utilize-o para apresentar suas dúvidas aos professores, tutores e colegas; e também para responder ou discutir as questões deles. Este é o nosso principal mecanismo de interação e está disponível ininterruptamente. Portanto, use-o! E aqui cabe um apelo: evite enviar suas dúvidas aos tutores e professores através de e-mail pois, neste caso, os seus colegas não têm a oportunidade de beneficiar-se delas ou de discutí-las, o que é fundamental para a construção do conhecimento.

    Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.


  • Conversa de TeXstarter Fórum

  • Outro recurso útil são os glossários; três ao todo: o geral, o de comandos e o de erros e avisos. No primeiro você encontrará explicações sobre os termos particulares do (La)TeX e do curso. O glossário de comandos fornece explicações suscintas sobre o comando procurado. Finalmente, o glossário de erros e avisos dá informações extras acerca das mensagens de erros e avisos que o LaTeX eventualmente fornece quando você transforma seu arquivo LaTeX no documento final.

    Todos esses dicionários estão em constante atualização e contamos com o seu auxílio para melhorá-los, adicionando neles os termos que você procurou mas não encontrou (você não precisa explicá-los, mas sim apenas cadastrá-los no glossário para que possamos fornecer a explicação correspondente tão logo quanto possível). Aliás, o glossário de erros e avisos é um caso à parte: ele será preenchido pelos TeXstarters (ie, por você!), à medida que eles enfrentarem esses erros e avisos.

  • Glossário geral
  • Glossário de comandos
  • Glossário de erros e avisos

  • O fórum TeXnews é destinado às notícias sobre o curso, como atividades extras ou à distância, aulas canceladas, recados etc (o calendário do curso, disponível na lateral da página, também é de grande valia neste sentido). Informações novas sobre o LaTeX também aparecerão aqui.

    Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.

  • TeXnews Fórum

  • O fórum de curiosidades e dicas dispensa muitos comentários: ele traz informações que não necessariamente estão relacionadas com o desenvolvimento do curso. E você também pode participar: sabe de alguma informação ou ferramenta que pode interessar a todos nós, usuários de LaTeX? Compartilhe-a aqui.

    Finalmente, o fórum de dúvidas técnicas é destinado às questões que não têm a ver com a linguagem LaTeX. Por exemplo, problemas com o moodle, de instalação do LaTeX ou de pacotes são pertinenetes a este fórum. Caso você fique em dúvida sobre onde colocar a sua pergunta, faça-o onde achar mais pertinente. E não se preocupe com isso.

  • Curiosidades e dicas sobre o TeX/LaTeX Fórum
  • Dúvidas técnicas (moodle, Internet, etc) Fórum

  • Referências bibliográficas e ajuda

    Você verá ao longo do curso que o LaTeX é uma ferramenta bastante extensa. Por conta disso, ter referências à mão e saber onde buscar ajuda e informações mais especializadas é tão importante quanto o básico. Leia atentamente o tópico Referências bibliográficas e ajuda, logo abaixo.

  • Referências bibliográficas e ajuda Recurso

  • Para a posteridade...

    Depois que você terminar o curso, dedique algum tempo para escrever um breve depoimento com as suas dicas para os futuros TeXstarters. A sua participação é fundamental... Imagine-se no lugar de quem está começando agora. O que você gostaria de saber?

  • Depoimentos dos TeXstarters Fórum
  • Álbum de fotos das turmas anteriores Arquivo
 
Tópico atual8

Caixas

Os "átomos" de um documento LaTeX

Objetivos: caixas e suas utilidades; caixas personalizadas (caixas LR, de parágrafo e réguas), reutilização, medidas e manipulações delas.

  • No TeX/LaTeX, caixas são simplesmente retângulos que representam a área ocupada por elementos do texto como letras, tabelas, figuras, etc. O TeX não reconhece a diferença entre os caracteres "x" e "p", por exemplo. Ele apenas sabe que eles têm dimensões diferentes; eles têm caixas diferentes.

    Assim, toda a distribuição de material na página é feita com base nessas caixas. Mais que isso: caixas, colas e espaços são os ingredientes principais de qualquer documento TeX/LaTeX. A compreensão dessas idéias, portanto, permite ao autor manusear e organizar melhor o conteúdo, além de lhe permitir entender porque o TeX/LaTeX não faz o que eu quero(?).

    Se esta fosse toda a história já seria bom. Mas há mais: o autor pode manipular as propriedades das caixas ao ponto de dissociá-la completamente do seu conteúdo. Neste ponto as possibilidades tornam-se ilimitadas...
  • Tópico 8: caixas Documento PDF
  • Tópico 8: caixas (p/ imprimir) Documento PDF
  • Arquivos das atividades orientadas (tópico 8) Arquivo ZIP
  • Leitura complementar: leia a seção 6.6 do Introdução ao LaTeX, que explica como criar suas próprias caixas LR, de parágrafo e linhas.

  • Exercícios (nível básico)

    A lista de tarefas deste tópico você recebeu em sala. Parte dela deve ser respondida diretamente na folha e devolvida ao professor até o dia 29 de maio. A outra parte você deve responder num arquivo LaTeX e enviá-lo pelo moodle, também até o dia 29.
  • Tarefa individual - tópico 8 (nível básico)

  • Atividades (nível complementar)

    Nos dois links abaixo você poderá baixar o artigo caixas e mais caixas, que discute algumas das idéias já tratadas neste tópico e explica passo a passo como é que o efeito de reflexão do exercício 6 da tarefa. A versão com animação só funciona em Adobe Reader versão 6 ou mais recente.
  • Artigo: caixas e mais caixas (c/animação) Documento PDF
  • Artigo: caixas e mais caixas (s/ animação) Documento PDF
Mostrar todos os tópicos
Saltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 Hoje sábado, 22 novembro 22
23 24 25 26 27 28 29
30       

Seleção de Eventos

Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde quinta, 20 novembro 2025, 15:08

Nenhuma novidade desde o seu último acesso