Saltar AtividadesSaltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 5 minutos)
Nenhum
Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Programação

 

Logotipo do curso


  • Considerações iniciais

    Olá. Seja bem vindo(a) ao curso de LaTeX oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Este conteúdo é distribuido segundo a licença Creative Commons 2.5 do Brasil: atribuição/uso não-comercial/ redistribuição segundo a mesma licença.

    Você está prestes a conhecer um mundo novo, que muitos de nós sequer vislumbra existir (não, isto não é uma frase de impacto; é verdade). No entanto, conscientizar-se dele não é uma tarefa simples: exigirá esforço de sua parte. Para auxiliar-lhe nisso, o curso é fundamentalmente prático. Mas não deixe de fazer os exercícios e de rever as aulas ou você terá dificuldades para acompanhar o curso.

    Mas antes de começarmos, solicitamos que você responda a uma pesquisa anônima. Ela contém algumas poucas perguntas que podem nos ajudar, no presente, a melhorar a apresentação do conteúdo, e no futuro, a aprimorar o curso. Você não é obrigado a respondê-la, mas se escolher fazê-lo, pedimos que o faça diligentemente.

    Depois disso, leia as informações abaixo (releia-as ao longo do curso), tomando o cuidado de não "perder-se" nos links, ao menos por enquanto (se você encontrar algum link quebrado, informe-nos, por favor).

  • O professor: Dr. Ivan Ramos Pagnossin
    A tutora: Juliana Giordano
    Designer instrucional: Dr. Marcelo Alves
  • Licença Recurso

  • Cronograma e avaliação

    Veja no arquivo abaixo o cronograma pretendido do curso e os quesitos para a obtenção do certificado de conclusão e aprovação.

  • Cronograma e avaliação Documento PDF

  • Recursos deste ambiente de aprendizagem (moodle)

    Esta página que você vê é gerida pelo moodle, um sistema de gerenciamento de cursos à distância baseado na filosofia de aprendizado sócio-construtivista. Isto significa que a sua participação nas atividades do curso é fundamental, especialmente nos fóruns e wikis.

    Mas este não é um curso à distância. Embora ele esteja sendo desenvolvido com este objetivo em vista, no momento trata-se de um curso híbrido: baseado em aulas presenciais com suporte, recursos, atividades e - eventualmente - aulas à distância.

    Assim, a função do moodle é prover um ambiente de interação à distância entre os alunos, professores e tutores através de recursos como wikis, fóruns e chats. Será também através do moodle que você fará os exercícios e terá acesso às suas notas e aos arquivos e tutoriais de cada aula.

    O primeiro recurso que você deve conhecer é o fórum Conversa de TeXstarter. Utilize-o para apresentar suas dúvidas aos professores, tutores e colegas; e também para responder ou discutir as questões deles. Este é o nosso principal mecanismo de interação e está disponível ininterruptamente. Portanto, use-o! E aqui cabe um apelo: evite enviar suas dúvidas aos tutores e professores através de e-mail pois, neste caso, os seus colegas não têm a oportunidade de beneficiar-se delas ou de discutí-las, o que é fundamental para a construção do conhecimento.

    Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.


  • Conversa de TeXstarter Fórum

  • Outro recurso útil são os glossários; três ao todo: o geral, o de comandos e o de erros e avisos. No primeiro você encontrará explicações sobre os termos particulares do (La)TeX e do curso. O glossário de comandos fornece explicações suscintas sobre o comando procurado. Finalmente, o glossário de erros e avisos dá informações extras acerca das mensagens de erros e avisos que o LaTeX eventualmente fornece quando você transforma seu arquivo LaTeX no documento final.

    Todos esses dicionários estão em constante atualização e contamos com o seu auxílio para melhorá-los, adicionando neles os termos que você procurou mas não encontrou (você não precisa explicá-los, mas sim apenas cadastrá-los no glossário para que possamos fornecer a explicação correspondente tão logo quanto possível). Aliás, o glossário de erros e avisos é um caso à parte: ele será preenchido pelos TeXstarters (ie, por você!), à medida que eles enfrentarem esses erros e avisos.

  • Glossário geral
  • Glossário de comandos
  • Glossário de erros e avisos

  • O fórum TeXnews é destinado às notícias sobre o curso, como atividades extras ou à distância, aulas canceladas, recados etc (o calendário do curso, disponível na lateral da página, também é de grande valia neste sentido). Informações novas sobre o LaTeX também aparecerão aqui.

    Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.

  • TeXnews Fórum

  • O fórum de curiosidades e dicas dispensa muitos comentários: ele traz informações que não necessariamente estão relacionadas com o desenvolvimento do curso. E você também pode participar: sabe de alguma informação ou ferramenta que pode interessar a todos nós, usuários de LaTeX? Compartilhe-a aqui.

    Finalmente, o fórum de dúvidas técnicas é destinado às questões que não têm a ver com a linguagem LaTeX. Por exemplo, problemas com o moodle, de instalação do LaTeX ou de pacotes são pertinenetes a este fórum. Caso você fique em dúvida sobre onde colocar a sua pergunta, faça-o onde achar mais pertinente. E não se preocupe com isso.

  • Curiosidades e dicas sobre o TeX/LaTeX Fórum
  • Dúvidas técnicas (moodle, Internet, etc) Fórum

  • Referências bibliográficas e ajuda

    Você verá ao longo do curso que o LaTeX é uma ferramenta bastante extensa. Por conta disso, ter referências à mão e saber onde buscar ajuda e informações mais especializadas é tão importante quanto o básico. Leia atentamente o tópico Referências bibliográficas e ajuda, logo abaixo.

  • Referências bibliográficas e ajuda Recurso

  • Para a posteridade...

    Depois que você terminar o curso, dedique algum tempo para escrever um breve depoimento com as suas dicas para os futuros TeXstarters. A sua participação é fundamental... Imagine-se no lugar de quem está começando agora. O que você gostaria de saber?

  • Depoimentos dos TeXstarters Fórum
  • Álbum de fotos das turmas anteriores Arquivo
 
9
Figuras externas

Objetivos: importação e manipulação de figuras eps, pdf, jpg e png num documento LaTeX; o problema das figuras flutuantes, figuras lado a lado, sub-figuras e marcas d'água; ferramentas disponíveis para a produção de figuras.

  • Tipicamente, é possível inserir num documento LaTeX figuras nos formatos EPS, PDF, JPG e PNG. Eventualmente outros tipos de figuras podem ser inseridos, como na distribuição BaKoMa, através da qual é possível inserir figuras SVG (scalable vector graphics). Mas todas as distribuições LaTeX disponíveis livre atualmente suportam este conjunto mínimo de formatos.

    À primeira vista podem parecer poucas as opções, especialmente quando comparadas com aquelas disponíveis em outras ferramentas como o Word, OpenOffice e cia. Mas ocorre que, se por um lado se trata de um conjunto mínimo, por outro se trata de um conjunto suficiente: tanto figuras vetoriais como imagens de mapas de bits podem ser representadas por pelo menos um desses formatos. Isto posto, a disponibilidade de outras extensões acrescenta muito pouca funcionalidade. Além disso, praticamente todos os softwares de manipulação de figuras e imagens podem salvar/abrir ou exportar/importar arquivos para esses formatos. Estes são provavelmente os motivos pelo qual não há esforço atualmente para se extender este conjunto.

    A inclusão e a manipulação de figuras em documentos LaTeX segue os conceitos de caixas, explorado no tópico anterior. Basicamente, isto significa que figuras são caixas e que, por isso, podem ser posicionadas, modificadas, sobrepostas (lembre-se: o LaTeX só se importa com as dimensões da caixa) etc. Uma imagem mental bastante útil é enxergar uma figura como apenas mais uma letra no seu documento, e/ou vice-versa.

    Apesar disso, uma vez que figuras são estruturas recorrentes em qualquer documento atualmente, existe um sem-número de ferramentas que facilitam a manipulação delas. O exemplo imediato disto é o problema das figuras flutuantes (das caixas flutuantes, na verdade), onde é dada a figura "a capacidade de flutuar" por sobre o texto de modo a encontrar o melhor lugar para ser posicionada. Em geral este processo é muito requisitado, mas pouco compreendido pelo usuário, o que acaba levando a decepções como "o LaTeX não põe a figura onde eu quero!". Mas a questão fundamental é simples: a figura simplesmente não cabe onde você quer!

    Outro exemplo de recurso extra das figuras é a inclusão de legendas, e a inclusão dessas legendas numa lista de figuras, sem falar na questão das referências-cruzadas. Por tudo isso existem inúmeros pacotes e ferramentas para se trabalhar com figuras no LaTeX (e fora dele). É o que veremos neste tópico.
  • Tópico 9: figuras externas Documento PDF
  • Tópico 9: figuras externas (p/ imprimir) Documento PDF
  • Arquivos das atividades orientadas (tópico 9) Arquivo ZIP

  • Exercícios e tarefas

    As tarefas referentes a este tópico serão apresentadas juntamente com as do próximo, tabelas, devido à forte correlação entre esses tópicos. Aproveite esta "folga" para colocar em dia as tarefas e questionários anteriores. Lembre-se: o certificado do curso só será emitido para quem participar de pelo menos 70% das atividades propostas!
Mostrar todos os tópicos
Saltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
      1 2 3 Hoje sábado, 4 outubro 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Seleção de Eventos

Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde quinta, 2 outubro 2025, 19:15

Nenhuma novidade desde o seu último acesso