Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 

 

Análise Musical 3 – Programação para o semestre

 

Quintas-feiras, das 13:30 às 16:10 horas (16 aulas)

 

– Imprimir e considerar material de aula –

 

 

 Calendário 1s/2012

 

01/03 – Semana de Recepção aos Calouros 2012 da ECA

 

08/03 – Apresentação do material de aula e Kostka Cap. 1 / Em casa, escolher a peça para a análise individual e resolver os exercícios a serem entregues na próxima aula.

 

15/03 – Kostka Cap. 2 e 3: Escalas, acordes e simultaneidades/ Entregar exercícios Cap. 1 (A1, A2, A3, A4, B3) e determinar a peça que será analisada (correspondendo a 0.5 ponto na nota da análise). Trabalhar semanalmente na análise musical da peça escolhida.

 

22/03 – Kostka Cap. 4 e 5: Melodia, vozes condutoras e tonalidade / Entregar exercícios Cap. 2 (A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2, B3, B4, B5, B6) e Cap. 3 (A1, A2, B2, B8)

 

29/03 – Kostka Cap. 6: Ritmo / Entregar exercícios Cap. 4 (A3, B1, B2) e Cap. 5 (A1, B2, B6, B7)

 

05/04 – Feriado (Semana Santa)

 

12/04 – Kostka Cap. 7: Forma / Entregar exercícios Cap. 6 (A4, A5, B3, B4, B5, B6)

 

19/04 – Kostka Cap. 8: Citações e alusões / Entregar exercícios Cap. 7 (A8, B2, B10)

 

26/04 – Kostka Cap. 9: Conjuntos / Entregar exercícios Cap. 9 (A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, B5)

 

03/05 – Kostka Cap. 10: Série dodecafônica / Entregar ex. Cap. 9 (B6, B7, B8, B9, B10, B11, B12, B13)

 

10/05 – Kostka Cap. 11: Timbre e textura: música acústica / Entregar exercícios Cap. 10 (A1, A2, A3, A4, A5, A6, B1, B2)

 

17/05 – Kostka Cap. 12: Timbre e textura: música eletrônica / Entregar ex. Cap. 11 (A1, B1, B2, B3)

 

24/05 – Apresentação de análises musicais por convidados. Todos precisam estar presentes.

 

31/05 – Kostka Cap. 13: Serialismo após 1945 / Trabalhar na análise individual

 

07/06 – Feriado (Corpus Christi)

 

14/06 – Apresentação de análises pela professora / Entregar ex. Cap. 13 (A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2)

 

21/06 – Kostka Cap. 14: Acaso e Indeterminação / Trabalhar na análise individual

 

28/06 – Kostka Cap. 15: Minimalismo / Trabalhar na análise individual

 

02/06 – Entrega da análise individual de uma peça pós-tonal com c. 60 compassos, considerados todos os parâmetros musicais estudados / Avaliação da disciplina

 

 

Sistema de avaliação

 

 

- Trabalhos semanais: Serão entregues durante o horário da aula, nos dias determinados no Calendário (página 1 deste texto). Para resolvê-los, os alunos devem: (1) ler o fichamento do livro (em português), disponível para cópia no Laboratório PAM; (2) ler o texto que consta no livro original (em inglês), disponível para cópia no Xerox da ECA; (3) tocar e ouvir as gravações disponíveis para cópia no Laboratório PAM; (4) realizar os exercícios em um caderno pautado. Não serão aceitos trabalhos entregues fora da sala de aula, com atraso, ou por e-mail. Se porventura as aulas forem suspensas (devido a greve ou outro motivo), serão considerados para nota os trabalhos entregues, portanto, é importante que os alunos realizem os primeiros trabalhos.

 

- Análise musical individual: No dia determinado no Calendário (página 1 deste texto), cada aluno deverá entregar um artigo com até 8 páginas, cujo conteúdo consistirá na análise musical de uma peça com aproximadamente 40 compassos, composta durante o século XX e formada por conjuntos (exceções podem ser discutidas com a professora), que será analisada de acordo com as técnicas de análise apresentadas durante o curso, seguindo estritamente a formatação por tópicos apresentada ao final deste texto. Técnicas alternativas às apresentadas em aula não serão aceitas, uma vez que nosso objetivo é proporcionar uma oportunidade de apreensão, experimentação e crítica das técnicas apresentadas.

 

- Conceito final = nota pela entrega dos trabalhos semanal + nota do artigo com análise musical de peça do século XX com peso 2 : 3).

 

- Frequência: A chamada será feita após 15 minutos do início da aula e a presença será válida somente se o aluno permanecer na sala até o término da aula. Os alunos que possuírem mais do que 30% de faltas serão automaticamente reprovados (norma USP).

 

- Plantão de dúvidas: em horário pré-agendado com Roberto Rodrigues (bobs@usp.br), na sala 10A (Laboratório de Percepção e Análise Musical, PAM, coordenado pelos Profs. Adriana e Paulo de Tarso).

 

- Observação: Este calendário poderá sofrer ajustes no decorrer do semestre, por decisão do professor, após comunicado prévio.

 

 

 Objetivo e Conteúdo da disciplina Análise Musical III

 

 

 A disciplina Análise Musical III foca a observação, a manipulação e a compreensão do material empregado em composições escritas durante o século XX. Parte do princípio de que, sendo a música tonal baseada em princípios tonais e analisada segundo estes mesmos princípios, as obras formativas das diversas tendências que constituem a música composta durante o século XX devem ser analisadas de acordo com seu material e terminologia próprios.

 

 

 

 Bibliografia principal: aquisição obrigatória até 08/03/2011

 

 

1. KOSTKA, Stefan M. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2006. É necessária a aquisição da terceira edição (revisada e atualizada), que pode ser copiada a partir do exemplar que se encontra na pasta da Profa. Adriana Lopes, no Xerox da ECA.

 

2. 3 DVDs com o repertório de aula, que podem ser copiados no Laboratório PAM, com Roberto (levar um notebook ou um pendrive de 16GB ou 3 DVDs em branco).

 

3. Fichamento do livro escrito por Kostka, que pode ser copiado no Laboratório PAM, com Roberto.

 

 

 

 Bibliografia complementar

 

 

 Ao final de cada capítulo do título supracitado, Kostka indica ótima bibliografia complementar. Destacamos os seguintes exemplares (e incluímos alguns):

 

 

http://www3.eca.usp.br/biblioteca – Biblioteca da ECA-USP (acesso em 22 de fevereiro de 2011).

 

http://www.jstor.org/ - Site do arquivo JSTOR - Journal Storage - The Scholarly Journal Archive. Permite que se façam download de grande parte dos artigos publicados em revistas científicas, como Music Analysis, Journal of Musical Theory, Perspectives of New Music, Music Theory Spectrum, Journal of Musicology, Music Educators Journal, 19th Century Music, Early Music History, Latin American Music Review, dentre outras, totalizando 83 revistas. Todos os terminais das bibliotecas da USP dão acesso a essa base de dados. Basta acessar http://www3.eca.usp.br/biblioteca >> Biblioteca virtual (à esquerda) >> Comunicações >> Jstor. Ou então, acessando http://www3.eca.usp.br/biblioteca >> Biblioteca virtual (à esquerda) >> Música é possível ter acesso ao Grove Music Online, dentre outros. Além disso, todos os professores e alunos da USP podem acessar a todos os sites pagos pela USP a partir de suas casas, se instalarem em seus micros o sistema VPN (para mais informações, acesse http://www.cce.usp.br/?q=node/101).

 

 

ANTOKOLETZ, Elliott. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1992.

 

BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. NY: Dover, 1987.

 

BURGE, David. Twentieth-Century Piano Music. CD Included . Maryland: Scarecrow Press, 2004.

 

COOKE, Mervyn. New horizons in the twentieth century. In: The Cambridge Companion to the Piano. Edited by David Rowland. NY: Cambridge University Press, 1998.

 

COPE, David. New Directions in Music. 7th ed. Long Grove: Waveland Press, 2001.

 

 Techniques of the Contemporary Composer. NY: Schirmer, 1997.

 

EMMERSON, Simon (Ed.). The Language of Electroacoustic Music. Chur, Switzerland: Harwood Academic Publishers, 1987.

 

GANDELMAN, Saloméa. 36 compositores brasileiros: obras para piano (1950/1988). RJ: Funarte; Relume Dumará, 1997.

 

GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. RJ: Jorge Zahar, 1989. (Deve ser complementada pela leitura do livro escrito por Simms, a seguir.)

 

KATER, Carlos. Cadernos de Estudo: Análise Musical. N.1-9. SP: Atravez, 1990-97.

 

KOSTKA, Stefan M. & PAINE, Dorothy. Tonal Harmony: With an Introduction to Twentieth-Century Music. NY: McGraw-Hill, 2000.

 

LESTER, Joel. Analytic approaches to Twentieth Century music. NY: W. W. Norton, 1989.

 

MATHES, James. The Analysis of Musical Form. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2007.

 

MESSIAEN, Olivier. The Technique of My Musical Language. Text with musical examples. Translated by John Satterfield. Paris: Alphonse Leduc, 1966.

 

MOLINO, Jean. Analisar. Trad. Maria Lúcia Pascoal. In: Analyse Musicale. Paris: Societè Française d’Analyse Musicale. 3e. trimestre, Juin, 1989.

 

MORGAN, Robert P. Twentieth-Century Music: a history of musical style in modern Europe and America. NY: W. W. Norton, 1991.

 

PERLE, George. Serial Composition and atonality: An Introduction to the music of Schoenberg, Berg, and Webern. 6th ed. California: University of California Press, 1991.

 

PERSICHETTI, Vincent. Armonia del siglo XX. Madrid: Real Musical, 1985.

 

PISTON, Walter. Harmony. 5 ed. Revised and Expanded by Mark DeVoto. NY: W. W. Norton, 1987.

 

RISATTI, Howard. New Music Vocabulary: a guide to notational signs for contemporary music. Urbana-Champaign: University of Illinois Press, 1976.

 

ROSS, Alex. O resto é ruído: Escutando o século XX. SP: Companhia das Letras, 2009.

 

SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos composicionais. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.

 

 Aberturas e impasses: O pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil – 1970-1980. SP: Editora da Unesp, 2005.

 

SCHWARTZ, Elliott & CHILDS, Barry, Org. Contemporary Composers on Contemporary Music. Expanded Edition. NY: Da Capo Press, 1998.

 

SIMMS, Bryan R. Music of the Twentieth-Century. NY: Schirmer Books, 1986.

 

SMALLEY, Denis. Spectro-morphology and Structuring Processes. In: Emmerson, Simon. (Ed.). The Language of Electroacoustic Music. London: Macmillan, 1986, pp.61-93.

 

STRAUS, Joseph. Introduction to Post Tonal Theory. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2005.

 

TUREK, Ralph. The Elements of Music: Concepts and applications. 2nd vol. NY: McGraw-Hill, 1996.

 

WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. Trad. Carlos Kater. Prefácio e Posfácio de Willi Reich. SP: Novas Metas, 1984. (Edição esgotada.)

 

WHITTALL, Arnold. Musical Composition in the Twentieth Century. NY: Oxford Univ. Press, 1999.

 

 Music Since the First World War. NY: Oxford University Press, 1995.

 

 Exploring Twentieth-Century Music: Tradition and Innovation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003.

 

WHITE, John. Comprehensive Musical Analysis. New Jersey: Scarecorw, 1994.

 

WHITE, John. The Analysis of Music. 2nd ed. Metuchen: Scarecrow, 1984.

 

WILLIAMS, J. Kent. Theories and Analyses of Twentieth-Century Music. Orlando: Harcourt Brace, 1997.

 

 

 

Localização dos exemplos no interior das gravações

 

disponíveis para cópia no Laboratório PAM:

 

 

 

Exemplo 1-2, 02:50

 

Exemplo 1-3, 02:02

 

Exemplo 1-4, 10:08

 

exemplo 1-6, 00:59

 

Exemplo 1-7, 03:10

 

Exemplo 1-9, 02:19

 

Exemplo 1-10, 00:46

 

Exercício 1-B1, 00:41

 

Exercício 1-B2, 03:36

 

Exercício 1-B3, 00:25

 

Exercício 1-B4, 00:34

 

Exercício 1-B5, 07:32

 

 

Exemplo 2-4, 00:18

 

Exemplo 2-6, 01:49

 

Exemplo 2-7, procurar

 

Exemplo 2-8, 00:08

 

Exemplo 2-11, 00:05

 

Exemplo 2-14, 04:07

 

Exemplo 2-17, 00:41

 

Exemplo 2-18, 16:48

 

Exemplo 2-21, 00:05

 

Exercício 2-B1, 00:38

 

Exercício 2-B5, 08:55

 

Exercício 2-B6, 01:20

 

 

Exemplo 3-8, 01:14

 

Exemplo 3-9, 02:13

 

Exemplo 3-11, 01:20

 

Exemplo 3-13, 00:21

 

Exemplo 3-14, 01:34

 

Exemplo 3-16, 00:12

 

Exemplo 3-18, 06:53

 

Exemplo 3-19, 00:33

 

Exemplo 3-20, 00:23

 

Exemplo 3-21, 00:09

 

Exemplo 3-23, 07:13

 

Exemplo 3-24, Não há gravação

 

Exemplo 3-25, 00:27

 

Exemplo 3-26, c. 02:00

 

Exemplo 3-27, procurar

 

Exemplo 3-32, 00:32

 

Exercício 3-B3, 01:15

 

Exercício 3-B4, 04:15

 

Exercício 3-B5, 01:31

 

Exercício 3-B6, 03:54

 

Exercício 3-B8, 01:57

 

 

Exemplo 4-9, 09:23

 

Exemplo 4-11, 01:05

 

Exemplo 4-12, procurar

 

Exercício 4-B1, 04:10

 

 

 

Exemplo 5-3, 03:20

 

Exemplo 5-4, 04:50

 

Exemplo 5-5, 00:46

 

Exemplo 5-6, 02:54

 

Exemplo 5-7, 00:25

 

Exemplo 5-8, 01:48

 

Exercício 5-B6, 03:20

 

 

Exemplo 6-2, 02:58

 

Exemplo 6-3, 00:12

 

Exemplo 6-5, 00:15

 

Exemplo 6-6, 01:19

 

Exemplo 6-8, 00:47

 

Exemplo 6-10, 09:08 até 09:40

 

Exemplo 6-12, 02:03

 

Exemplo 6-14, 01:00

 

Exemplo 6-15, 01:58

 

Exercício 6-B5, 00:22

 

Exercício 6-B6, 00:30

 

 

Cap. 7: Ouvir as peças na íntegra

 

 

Exemplo 8-1, 03:38

 

Exemplo 8-2, 01:28

 

Exemplo 8-3, procurar

 

Exemplo 8-7, 00:55

 

Exemplo 8-8, 01:08

 

Exemplo 8-9, 00:30

 

 

Cap. 9: Início das peças

 

 

Exemplo 10-1, 04:46

 

Exemplo 10-8, 00:33

 

Exemplo 10-9, 00:05

 

Exercício 10-B3, 00:40

 

 

Exemplo 11-3, 00:54

 

Exemplo 11-4, 01:24

 

Exemplo 11-5, 04:20

 

 
 

17 março - 23 março

Mostrar só a semana 1
 

24 março - 30 março

Mostrar só a semana 2
 

31 março - 6 abril

Mostrar só a semana 3
 

7 abril - 13 abril

Mostrar só a semana 4
 

14 abril - 20 abril

Mostrar só a semana 5
 

21 abril - 27 abril

Mostrar só a semana 6
 

28 abril - 4 maio

Mostrar só a semana 7
 

5 maio - 11 maio

Mostrar só a semana 8
 

12 maio - 18 maio

Mostrar só a semana 9
 

19 maio - 25 maio

Mostrar só a semana 10
 

26 maio - 1 junho

Mostrar só a semana 11
 

2 junho - 8 junho

Mostrar só a semana 12
 

9 junho - 15 junho

Mostrar só a semana 13
 

16 junho - 22 junho

Mostrar só a semana 14
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde sábado, 28 junho 2025, 19:50

Nenhuma novidade desde o seu último acesso

Saltar Gerenciador de Arquivos

Gerenciador de Arquivos