* Este programa está sujeito a alterações durante o semestre.
E-mail para contato: cristiane.lucena@caeni.com.br
ciceroluz@gmail.com
Aulas : FEA 1 – Sala E9
Horário para reuniões individuais com os alunos: Terças, 13:30 – 15:30
CAENI, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Av. Luciano Gualberto, 315 – 116B
EMENTA
Esta disciplina tem por objetivo introduzir o aluno ao estudo de interações estratégicas através de elementos da teoria
dos jogos. A teoria dos jogos oferece um arcabouço metodológico que explica fenômenos das relações internacionais
através de modelos formais. O curso está organizado a partir da análise de temas centrais ao estudo das relações
internacionais, tais como: segurança internacional, comércio internacional, direito internacional e direitos humanos.
Ao longo do curso, o aluno terá a oportunidade de discutir e questionar pressupostos da teoria dos jogos, na forma
como estes são entendidos pela abordagem racionalista. O aluno também se familiarizará com conceitos tradicionais no
âmbito da disciplina, entre eles: jogos de soma zero, jogos de soma variável, equilíbrio de Nash, estratégias dominantes e
dominadas, jogos repetidos.
BIBLIOGRAFIA
Brams, Steven J. 1994. Theory of Moves. Cambridge, M.A.: Cambridge University Press.
Elster, Jon. 1989. Peças e Engrenagens das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
Evans, Peter B., Harold K. Jacobson e Robert D. Putnam, Eds. 1993. Double-Edged Diplomacy: International
Bargaining and Domestic Politics. Los Angeles, C.A.: University of California Press.
Fiani, Ronaldo. 2009. Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Editora Campus.
Goldsmith, Jack L. e Eric A. Posner. 2005. The Limits of International Law. Oxford: Oxford University Press.
Sprinz, Detlef e Yael Wolinsky-Nahmias, Eds. 2004. Models, Numbers & Cases. Methods for Studying International
Relations. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press.
Stein, Arthur A. 1990. Why Nations Cooperate. Circumstance and Choice in International Relations. Ithaca, NY:
Cornell University Press.
Tomz, Michael. 2007. Reputation and International Cooperation. Sovereign Debt across Three Centuries. Princeton,
N.J.: Princeton University Press.
AVALIAÇÃO
A avaliação constará de um exame (30%), de uma apresentação em sala de aula (30%), e de um trabalho final (40%).
Assiduidade e participação ativa durante as aulas serão recompensados ao final do semestre. A apresentação deve utilizar
um aspecto da teoria dos jogos para analisar uma questão de política internacional contemporânea discutida na imprensa
internacional recentemente. A apresentação não deve exceder quinze minutos e deve ser feita em Power Point. O tema e a
bibliografia da apresentação e do trabalho final devem ser discutidos com a professora previamente.