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Programação

 
* Este programa está sujeito a alterações durante o semestre.

E-mail para contato: cristiane.lucena@caeni.com.br
ciceroluz@gmail.com

Aulas : FEA 1 – Sala E9

Horário para reuniões individuais com os alunos: Terças, 13:30 – 15:30
CAENI, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Av. Luciano Gualberto, 315 – 116B

EMENTA

Esta disciplina tem por objetivo introduzir o aluno ao estudo de interações estratégicas através de elementos da teoria
dos jogos. A teoria dos jogos oferece um arcabouço metodológico que explica fenômenos das relações internacionais
através de modelos formais. O curso está organizado a partir da análise de temas centrais ao estudo das relações
internacionais, tais como: segurança internacional, comércio internacional, direito internacional e direitos humanos.
Ao longo do curso, o aluno terá a oportunidade de discutir e questionar pressupostos da teoria dos jogos, na forma
como estes são entendidos pela abordagem racionalista. O aluno também se familiarizará com conceitos tradicionais no
âmbito da disciplina, entre eles: jogos de soma zero, jogos de soma variável, equilíbrio de Nash, estratégias dominantes e
dominadas, jogos repetidos.

BIBLIOGRAFIA

Brams, Steven J. 1994. Theory of Moves. Cambridge, M.A.: Cambridge University Press.
Elster, Jon. 1989. Peças e Engrenagens das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
Evans, Peter B., Harold K. Jacobson e Robert D. Putnam, Eds. 1993. Double-Edged Diplomacy: International
Bargaining and Domestic Politics. Los Angeles, C.A.: University of California Press.
Fiani, Ronaldo. 2009. Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Editora Campus.
Goldsmith, Jack L. e Eric A. Posner. 2005. The Limits of International Law. Oxford: Oxford University Press.
Sprinz, Detlef e Yael Wolinsky-Nahmias, Eds. 2004. Models, Numbers & Cases. Methods for Studying International
Relations. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press.
Stein, Arthur A. 1990. Why Nations Cooperate. Circumstance and Choice in International Relations. Ithaca, NY:
Cornell University Press.
Tomz, Michael. 2007. Reputation and International Cooperation. Sovereign Debt across Three Centuries. Princeton,
N.J.: Princeton University Press.

AVALIAÇÃO

A avaliação constará de um exame (30%), de uma apresentação em sala de aula (30%), e de um trabalho final (40%).
Assiduidade e participação ativa durante as aulas serão recompensados ao final do semestre. A apresentação deve utilizar
um aspecto da teoria dos jogos para analisar uma questão de política internacional contemporânea discutida na imprensa
internacional recentemente. A apresentação não deve exceder quinze minutos e deve ser feita em Power Point. O tema e a
bibliografia da apresentação e do trabalho final devem ser discutidos com a professora previamente.
 
1
PROGRAMA

I. Teoria dos jogos no estudo das relações internacionais: Utilidade e objetivos.
Elster. Capítulos 1-9.
Fiani. Capítulo 1.
Stein. Capítulo 1.
Mostrar só o tópico 1
2
II. Teoria dos jogos no estudo das relações internacionais: Em defesa de uma abordagem metodológica múltipla.
Sprinz e Wolinsky-Nahmias. Capítulos 1, 10, e 13.
Mostrar só o tópico 2
3
III. Teoria dos jogos: Pressupostos e limitações.
Fiani. Capítulos 2 e 3.
Putnam, Robert. 1988. “Diplomacy and Domestic Politics: The Logic of Two-Level Games.” International Organization
42(3).
Moravcsik, Andrew. 1993. “Introduction: Integrating International and Domestic Theories of International Bargaining.”
In Evans, Jacobson e Putnam, Eds. Double-Edged Diplomacy, p. 3.
Mostrar só o tópico 3
4
IV. Tópicos e teoria aplicada: Segurança internacional.
Stein. Capítulos 2 e 4.
Stein, Janice G. 1993. “The Political Economy of Security Agreements: The Linked Costs of Failure at Camp David.” In
Evans, Jacobson e Putnam, Eds. Double-Edged Diplomacy, p. 77
Mostrar só o tópico 4
5
V. Tópicos e teoria aplicada: Comércio Internacional
Fiani. Capítulos 3 e 4.
Keohane, Robert. 1986. “Reciprocity in International Relations.” International Organization 40(1), pp. 1-27.
Kahler, Miles. 1993. “Bargaining with the IMF: Two-Level Strategies and Developing Countries.” In Evans, Jacobson e
Putnam, Eds. Double-Edged Diplomacy, p. 363.
Paarlberg, Robert. 1997. “Agricultural Policy Reform and the Uruguay Round: Synergistic Linkage in a Two-Level
Game?” International Organization 51(3), pp. 413-444
Mostrar só o tópico 5
6
VI. Exame
Mostrar só o tópico 6
7
VII. Tópicos e teoria aplicada: Comércio internacional.
Tomz. Capítulos 1, 2 e 3.
Mostrar só o tópico 7
8
VIII. Tópicos e teoria aplicada: Direito internacional.
Fiani. Capítulos 5 e 6.
Keohane, Robert. 2002. “Rational Choice Theory and International Law: Insights and Limitations.” Journal of Legal
Studies 31(January), pp. 307-319.
Goldsmith e Posner. Introdução e capítulo 1. 
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9
IX. Tópicos e teoria aplicada: Direito costumeiro internacional e direitos humanos.
Goldsmith e Posner. Capítulos 2 e 4.
Martin, Lisa L. e Kathryn Sikkink. 1993. “U.S. Policy and Human Rights in Argentina and Guatemala, 1973-1980. In
Evans, Jacobson e Putnam, Eds. Double-Edged Diplomacy, p. 330
Mostrar só o tópico 9
10
X. Tópicos e teoria aplicada: Compliance
Downs, George e Michael Jones. 2002. “Reputation, Compliance, and International Law.” Journal of Legal Studies
31(January), pp. 95.
Chayes, Abram e Antonia Chayes. 1993. “On Compliance.” International Organization 47(2), pp. 175-205.
Carneiro, Cristiane. 2008. “Economic Sanctions and Human Rights: An Analysis of Competing Enforcement Strategies
and Compliance in Latin America.” Trabalho apresentado no Simpósio sobre Compliance (USP, 16-17 de março de
2009).
Mostrar só o tópico 10
11
XI. Abordagens não tradicionais: Teoria dos movimentos.
Brams, Steven J. 1994. Theory of Moves, Introdução, Capítulos 1 e 2.
Mostrar só o tópico 11
12
XII. Abordagens não tradicionais: Teoria dos movimentos.
Brams, Steven J. 1994. Theory of Moves, Capítulo 3.
Carneiro, Cristiane. 2008. “Disputas Comerciais e Magnanimidade: Um Estudo do Mecanismo de Solução de
Controvérsias da Organização Mundial de Comércio à Luz da Teoria dos Movimentos.” Contetxto Internacional 30(3),
pp. 615-654.
Mostrar só o tópico 12
13
XIII. Entrega do trabalho final
Mostrar só o tópico 13
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