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Programação

 

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Disciplina: PRI-5005 – Desenvolvimento do Estudo das Relações Internacionais no Brasil

Docente responsável: Maria Hermínia Tavares de Almeida

Semestre: 2º de 2011 terças-feiras, das 13h00 às 17h00

Créditos: 08

Carga horária: 12 semanas

Textos disponíveis: http://moodle.stoa.usp.br

 

 

 

Objetivos

 

O curso tem por objetivo fazer um balanço da produção recente da área de Relações

Internacionais no Brasil, a partir da discussão de trabalhos resultantes de pesquisa empírica ou análise teórica que tenham contribuído para o desenvolvimento da área no país. Trata-se de examinar as principais publicações acadêmicas (capítulos de livros e artigos publicados nos últimos anos nas principais revistas acadêmicas).

 

 

 

Justificativa

 

O crescimento da área de Relações Internacionais no Brasil, na última década, justifica acompanhamento mais sistemático da produção acadêmica nesta área, tomando a diversidade temática e de abordagens teóricas que adotam os vários programas de pós-graduação. O interesse que o Brasil tem despertado em outros autores estrangeiros é também significativo e merece atenção.

 

 

 

Conteúdo

 

 

O curso está estruturado sob a forma de seminários e discussões da bibliografia indicada. Está dividido em três partes, contemplando algumas das principais temáticas:

 

1. Regimes e organizações internacionais,

2. Contexto intelectual ( Se e com quem está debatendo)

3. Política Externa Brasileira,

4. Países emergentes e coalizões internacionais, e

5. Atores domésticos e relações internacionais.

 

Dois professores visitantes integrarão a disciplina, sendo responsáveis por duas partes do curso: a primeira parte, voltada para a discussão da aplicação das Teorias dos Jogos às Relações Internacionais, será conduzida pelo Prof. Steven Brams (New York University). As aulas serão concentradas na primeira semana, organizadas em três seminários.

 

O Prof. Andrés Malamud (Universidade de Lisboa) será convidado durante o mês de outubro e conduzirá quatro seminários voltados ao tema da Integração Regional.

 

Desenvolvimento do seminário (segmento sob responsabilidade da prof. Maria Hermínia Tavares de Almeida)

 

Os seminários se realizarão com base em apresentações de no mínimo 2 textos por cada apresentador. Os responsáveis pelas apresentações deverão circular, até a véspera da aula, uma pequena resenha escrita, com até 7500 caracteres, seguindo o roteiro abaixo:

 

 

ROTEIRO:

 

1. Tema e problema

2. Contexto intelectual (Se e com quem está debatendo)

3. Tese defendida

4. Argumentos usados para defender a tese

5. Tipo de dados e tratamento de dados utilizado

6. Principais conclusões

7. Crítica:

  • Tese é claramente formulada?
  • Argumentos são consistentes?
  • Dados são adequados?
  • Abordagem escolhida permite discutir a tese?
  • Argumentos podem ser refutados? Com base em que?

 

8. Comparar os dois textos. Convergem ou divergem? Qual o mais convincente e por que. Os alunos não responsáveis por apresentações deverão apresentar, também por escrito, pelo menos uma questão para a discussão geral, versando sobre a tese central, os argumentos desenvolvidos e a adequação dos dados apresentados.

 

 

Formas de avaliação

 

Participação em seminário (60%: 40% apresentação dos textos, 20% participação na discussão), trabalho final sobre um dos temas desenvolvidos na 2ª. ou 3ª. partes do curso (40%). Os alunos são estimulados a escrever trabalhos finais que sejam primeiras versões de artigos para publicação.

 
1

Programa

 

PRIMEIRA PARTE: Teorias dos Jogos e RI

 

16 de agosto

 

AULA 1

 

Fair Division – Prof. Steven Brams (NYU)

Leitura: Brams, Steven. (2011). Game Theory and the Humanities. Bridging Two Worlds. Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Capítulo 4: Philosophy: Paradoxes of Fair Division, pp. 93-110.

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2

17 de agosto

 

AULA 2

Approval Voting – Prof. Steven Brams (NYU)

Capítulo 5: Political Philosophy: How Democracy Resolves Conflict in Difficult Games, pp.111-126.

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3

18 de agosto

 

AULA 3

 

Game Theory and the Humanities – Prof. Steven Brams (NYU)

Capítulo 1: Game Theory and Literature, pp. 1-28

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4

SEGUNDA PARTE: Temas de Política Externa Brasileira

 

23 de agosto

 

AULA 4

Governança global e perspectivas do Pós-Guerra Fria


Lima, Maria Regina Soares de. (1996). “Teses Equivocadas sobre a Ordem Mundial PósGuerra Fria”. Dados, vol. 39.

Fonseca Jr., Gelson (1994). “Aspectos da teoria de relações internacionais: notas didáticas”. Política Externa, vol. 3, nº 3, dezembro, pp. 72-100.

Galvão, Marcos. (1998). “Globalização: arautos, céticos e críticos”. Política Externa, vol. 6, nº 4, março-maio.

Camargo, Sonia. (1999). “Formas de governança no contexto da globalização”. Contexto Internacional, vol. 21, nº 2, julho-dezembro, pp. 225-257.

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5

30 de agosto

 

AULA 5

 

Regimes e Organizações Internacionais

 

Fonseca Jr., Gelson & Belli, Benoni. (2008). Governabilidade democrática: apontamentos para uma análise sobre a (des)ordem internacional. Mimeo.


Villa, Rafael. (2003). “A questão democrática na agenda da OEA no pós-Guerra Fria”. Revista de Sociologia e Política, nº 20, pp. 55-68.4

 

Herz, Monica. (1999). “A Internacionalização da Política: A Perspectiva Cosmopolita em Face do Debate sobre a Democratização da ONU”. Contexto Internacional, vol. 21, nº 2, julho-dezembro, pp. 259-289.

Hurrell, Andrew (1999). “Sociedade Internacional e Governança Global”. Lua Nova, nº 46, pp. 55-76.

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6

13 de setembro

 

AULA 6

Política Externa Brasileira


Pinheiro, Letícia. (2000). “Traídos pelo desejo: um ensaio sobre a teoria e a prática da política externa brasileira contemporânea”. Contexto Internacional, vol. 22 nº 2, julho/dezembro, pp. 305-335.

Hirst, Monica & Pinheiro, Leticia. (1995). “A política externa do Brasil em dois tempos”. Revista Brasileira de Política Internacional, vol. 38, nº 1, pp. 5-23.

Lafer, Celso. (2000). “Brasil: dilemas e desafios da política externa”. Estudos Avançados, nº 38, pp. 260-267.

Vigevani, Tullo, Oliveira, Marcelo & Cintra, Rodrigo. (2003). “Política externa no período FHC: a busca de autonomia pela integração”. Tempo Social, novembro, pp. 31-62.

Ricupero, Rubens. (2010). “À sombra de Charles De Gaulle: uma diplomacia carismática e intransferível. A política externa do governo Luiz Inácio Lula da Silva”. Novos Estudos Cebrap, nº 87, Julho, pp. 35-59.

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7

20 de setembro

 

AULA 7

Países Emergentes e Coalizões internacionais


Lima, Maria Regina Soares de & Hirst, Monica. (2006). “Brazil as an intermediate state and regional power: action, power and responsibilities”. International Affairs, vol. 82, nº 1, 2006, PP. 21-40.

Lima, Maria Regina Soares de. (2005). “A política externa brasileira e os desafios da cooperação Sul-Sul”. Revista Brasileira de Política Internacional, vol. 48, nº 1, pp. 24-59.

Oliveira, Amâncio; Onuki, Janina e Oliveira, Emmanuel Nunes. (2006). “Coalizões Sul-Sul e Multilateralismo: Índia, Brasil e África do Sul”. Contexto Internacional, vol. 28, nº 2, julho/dezembro, pp. 465-504.

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8

AULA 8

Atores domésticos e Relações Internacionais


Diniz, Simone & Ribeiro, Cláudio. (2008). “The Role of the Brazilian Congress in Foreign Policy: an empirical contribution to the debate”. Brazilian Political Science Review, vol. 2, nº 2, December, pp. 10-38.

Santos, Fabiano & Lima, Maria Regina Soares de. (2001). “Congresso e comércio exterior”. Lua Nova, nº 52, pp. 121-149.

Lima, Maria Regina Soares de. (2000). “Instituições democráticas e política exterior”. Contexto Internacional, vol. 22, nº2, pp. 265-303.5

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9

TERCEIRA PARTE: Integração Regional

10 de outubro

 

AULA 9

Teorias da integração regional – Andrés Malamud (Universidade de Lisboa)

Leituras:

Theories of regional integration and the origins of mercosur

La experiencia de integracion europeay el potencial de integraciondel mercosur

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10

11 de outubro

AULA 10

Integração regional comparada – Andrés Malamud (Universidade de Lisboa)


Leituras:


Parlamentos Supranacionais na Europa e na América Latina Entre o Fortalecimento e a Irrelevância

Regional integration in latin america comparative theories and institutions

Latin american regionalism and eu studies

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11

17 de outubro

 AULA 11


A lógica do Mercosul – Andrés Malamud (Universidade de Lisboa)


Leituras:


The internal agenda of mercosur interdependence, leadership and institutionalization


Mercosur Turns 15 Between Rising Rhetorica nd Declining Achievement

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12

18 de outubro


AULA 12


Política externa argentina contemporânea: idealismo, pragmatismo ou peronismo? – Andrés Malamud (Universidade de Lisboa)


Leitura:

Malamud, Andrés: (http://www.palgrave.com/products/title.aspx?pid=492587

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