Programa de
Pós-Graduação em
Relações Internacionais
Disciplina: PRI-5005
– Desenvolvimento do Estudo das Relações Internacionais no Brasil
Docente responsável:
Maria Hermínia Tavares de Almeida
Semestre: 2º de 2011
terças-feiras, das 13h00 às 17h00
Créditos: 08
Carga horária: 12
semanas
Textos disponíveis: http://moodle.stoa.usp.br
Objetivos
O curso tem por objetivo fazer um
balanço da produção recente da área de Relações
Internacionais no Brasil, a
partir da discussão de trabalhos resultantes de pesquisa empírica ou análise
teórica que tenham contribuído para o desenvolvimento da área no país. Trata-se
de examinar as principais publicações acadêmicas (capítulos de livros e artigos
publicados nos últimos anos nas principais revistas acadêmicas).
Justificativa
O crescimento da área de Relações Internacionais no Brasil, na última década, justifica acompanhamento mais sistemático da produção
acadêmica nesta área, tomando a diversidade temática e de abordagens teóricas
que adotam os vários programas de pós-graduação. O interesse que o Brasil tem
despertado em outros autores estrangeiros é também significativo e merece
atenção.
Conteúdo
O curso está estruturado sob a
forma de seminários e discussões da bibliografia indicada. Está dividido
em três partes, contemplando algumas das
principais temáticas:
1. Regimes e organizações
internacionais,
2. Contexto intelectual ( Se e com quem está debatendo)
3. Política Externa Brasileira,
4. Países emergentes e coalizões internacionais,
e
5. Atores domésticos e relações
internacionais.
Dois professores visitantes
integrarão a disciplina, sendo responsáveis por duas partes do curso: a
primeira parte, voltada para a discussão da aplicação das Teorias dos Jogos às Relações
Internacionais, será conduzida pelo Prof. Steven Brams (New York University).
As aulas serão concentradas na primeira semana, organizadas em três seminários.
O Prof. Andrés Malamud
(Universidade de Lisboa) será convidado durante o mês de outubro e conduzirá
quatro seminários voltados ao tema da Integração Regional.
Desenvolvimento do seminário
(segmento sob responsabilidade da prof. Maria Hermínia Tavares de Almeida)
Os seminários se realizarão com
base em apresentações de no mínimo 2 textos por cada apresentador. Os responsáveis pelas apresentações deverão
circular, até a véspera da aula, uma pequena resenha escrita, com até 7500 caracteres, seguindo o roteiro
abaixo:
ROTEIRO:
1. Tema e problema
2. Contexto intelectual (Se e com
quem está debatendo)
3. Tese defendida
4. Argumentos usados para
defender a tese
5. Tipo de dados e tratamento de
dados utilizado
6. Principais conclusões
7. Crítica:
- Tese é claramente formulada?
- Argumentos são consistentes?
- Dados são adequados?
- Abordagem escolhida permite discutir a tese?
- Argumentos podem ser refutados? Com base em que?
8. Comparar os dois textos.
Convergem ou divergem? Qual o mais convincente e por que. Os alunos não
responsáveis por apresentações deverão apresentar, também por escrito, pelo
menos uma questão para a discussão geral, versando sobre a tese central, os
argumentos desenvolvidos e a adequação dos dados apresentados.
Formas de avaliação
Participação em seminário (60%:
40% apresentação dos textos, 20% participação na discussão), trabalho final
sobre um dos temas desenvolvidos na 2ª. ou 3ª. partes do curso (40%). Os alunos
são estimulados a escrever trabalhos finais que sejam primeiras versões de artigos
para publicação.