Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 

Obervação importante: Nessa disciplina, o contato com a obra é fundamental. Ela foi pensada desta forma justamente porque o MAC USP tem a possibilidade de oferecer aos seus alunos um aprendizado através da frequentação de seu acervo. Portanto, o aluno que estiver inscrito na disciplina deverá considerar que ao menos 4 aulas ocorrerão fora do campus (conforme programa abaixo) e que sua ausência nessas visitas serão computadas como faltas comuns.

Visitas ao MAC Ibirapuera

As aulas serão na sede do Ibirapuera: Parque do Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão da Bienal, 3o. andar (entrada pela rampa lateral)

Encontro às 10h00 no local

Exposição "MAC em Obras": nos dias 06 de setembro* e 04 de outubro

Exposição "Modernismos": nos dias 20 de setembro e 25 de outubro

*Esta será a única aula na qual a presença é facultativa, uma vez que no calendário de graduação esta data consta como recesso de Semana da Pátria.

 
 

25 outubro - 31 outubro

AULA XIII - 25 de outubro - Visita à exposição "Modernismos no Brasil" (MAC-USP Ibirapuera)

Em nossa visita à exposição "Modernismos no Brasil", analisamos as seguintes obras:

- Karl Schmidt-Rottluff, "Autorretrato", 1916-19, xilogravura, no qual focamos a questão do Primitivismo e comparamos a

- Tarsila do Amaral, "A Negra", 1923, óleo/tela - também aqui discutimos a primeira exposição desta obra, em Paris (1926) e em que medida ela respondia, de um lado, às questões colocadas em pauta no contexto francês, e de outro, procurava criar uma linguagem plástica "autenticamente brasileira"

- Giorgio de Chirico, "O Enigma de um Dia", 1914, óleo/tela e sua relação com a noção de "Pintura Metafísica", que se desdobra em dois momentos: 1- crítica de Guillaume Apollinaire (crítico francês ligado ao ciclo de cubistas na década de 1910, que vai teorizar sobre a necessidade do "retorno à ordem", a partir dessas proposições de De Chirico) e sua série de "Praças da Itália" como precursora da pintura surrealista (André Breton); 2- a chamada Scuola Metafisica, fundada por Carlo Carrà e Alberto Savinio (irmão de De Chirico), e a retomada do estudo da pintura renascentista italiana, sobretudo o círculo de Ferrara. Daí que tratamos dessa obra de De Chirico em relação a

- Achille Funi, "A Advinha", 1924, óleo/madeira, e a formulação de sua pintura de raiz clássica, também debruçando-se sobre os pintores ferrareses renascentistas, que dá naquilo que Margherita Sarfatti chama de "Realismo Mágico"; e 

- Mario Sironi, "Os Pescadores", 1924, óleo/tela, e o movimento Novecento Italiano, fundado por Sarfatti, no qual o resgate da tradição clássica (renascentista) e mediterrânea (italiana) está colocado em pauta.

OBS> em relação a esses três artistas, discutimos ainda como um vocabulário plástico metafísico (de raiz de chirichiana) circula no meio artístico italiano; também tratamos em que medida (e apesar do discurso retórico em torno dela) essa pintura é italiana. 

- Wassily Kandinsky, "Composição Clara", 1942, óleo/tela: terminamos com essa obra abstrata de Kandinsky e tratamos das possíveis referências para o artista, dado o contexto do desenvolvimento da abstração na França (grupo Abstraction-Création vs. debate sobre uma abstração que tem por base o estudo da cor - Sonia Delaunay, as experiências de Alexander Calder no ambiente francês, e a a própria experiência de Wassily Kandinsky como professor da Bauhaus)


Conclusão:

No início da aula, ao abordarmos as obras de Schmidt-Rottluf e Tarsila e em que medida elas tratam da questão do Primitivismo, falamos das referências que estão dadas para todos os artistas analisados e como elas são empregadas. Em última instância, falamos sempre desse vocabulário plástico "híbrido" - que faz referência a várias experiências plásticas modernistas. Concluímos que este procedimento está na base da prática modernista e que esta é a mesma, seja no centro ou nas chamadas periferias. 


Mostrar todas as semanas
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde sábado, 28 junho 2025, 23:53

Nenhuma novidade desde o seu último acesso