AULA IV - 23 de agosto
Modernismo e Arte Moderna: "Paisagem" (1907) de Giacomo Balla
Nesta aula, teremos a oportunidade de analisar a obra de Giacomo Balla, que nos proprõe uma noção de arte moderna por via do modo de tratamento da superfície da pintura. Trabalheremos fundamentalmente na contraposição entre este novo modo de tratar a superfície da pintura - com o qual o artista faz uma referência ao Pontilhismo - e a temática da obra, que deriva de aproximações de Balla com o universo do Impressionismo. Além disso, analisaremos o contexto italiano de produção desta obra e as noções de Realismo então ali implicadas, bem como o histórico de suas chegada à coleção do MAC USP.
24/08 - Tratamos da análise da obra a partir da contraposição de dois momentos:
1- Contexto de produção da obra de Balla e suas vinculações com o Pontilhismo e o Divisionismo
2- Contexto de retomada da produção inicial de Balla, anterior à sua adesão ao Futurismo: momento de apresentação de uma série de salas especiais nas edições de 1948, 1950 e 1952 da Bienal de Veneza, em que se revisitaram os principais movimentos artísticos modernistas. Analisamos em especial a sala especial do Divisionismo/Pontilhismo da Bienal de Veneza de 1952, onde foram apresentadas duas obras de Balla, próximas à nossa.
Leituras sugeridas
SIGNAC, Paul. "De Delacroix au Néo-Impressionnisme" (originalmente publicado em 1899)
Catálogo geral da XXVI Biennale di Venezia, em especial o texto introdutório de Rodolfo Pallucchini (sobretudo pp. XVIII-XXIII) e texto de Marco Valsecchi sobre o Divisionismo italiano (pp. 390-394)
ARGAN, Giulio Carlo. Item "A Itália" (Cap. 3). In: Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, pp. 154-165 (sobre a segunda metade do século XIX na Itália)
READ, Herbert. Uma História da Pintura Moderna (caps. I e II). São Paulo: Martins Fontes, 2001, pp. 11-66 - para o que vimos até agora.