AULA V - 30 de agosto
Vanguardas Históricas: "Formas Únicas de Continuidade no Espaço" (1912) de Umberto Boccioni e "Torso/Ritmo" (1915-16 ca.) de Anita Malfatti
Discutimos a noção de "vanguarda histórica" e o que ela representa do ponto de vista da afirmação das novas experimentações plásticas do início do século XX. Para tanto trabalhamos com "Torso/Ritmo" de Anita Malfatti, e depois passamos às galerias do MAC para ver a versão em bronze da obra de Boccioni. Nos dois casos, vimos como a noção de Futurismo é abordada pelos dois artistas, bem como suas relações com dois aspectos importantes do contexto dos anos 1910-20:
1- O desenvolvimento do Primitivismo - isto é, a citação/emulação de elementos presentes no que naquele momento convencionou-se chamar de "Arte Negra" e suas vinculações com uma linguagem plástica projetada em direção ao futuro. Tratamos, por exemplo, das soluções de Anita Malfatti em um de seus pastéis do mesmo período da obra do MAC: "O Homem das Sete Cores" (1915-16 ca., MAB-FAAP).
2- O estudo da figura humana por vários artistas dentro de vertentes vanguardistas diversas e sua relação com a retomada dos tratados de representação da figura humana da tradição ocidental. O tema foi introduzido, justamente, pela análise que Carlo Ginzburg faz das "Moças de Avignon" de Pablo Picasso.
Assim, vimos como esses dois elementos se imbricam na evolução da linguagem plástica vanguardista, ao mesmo tempo em que preparam os eventos que se desenvolveriam posteriormente, entre as décadas de 1920 e 1930, que veremos a seguir.
Outro aspecto importante abordado foi o contexto de aquisição/incorporação das obras de Malfatti e de Boccioni ao acervo do MAC USP.
Por ocasião de nossa primeira visita à exposição "Modernismos", teremos a oportunidade de ver outras obras que trabalham sobre as mesmas questões.
Leituras sugeridas
GINZBURG, Carlo. "Além do Exotismo: Picasso e Warburg" In: Relações de Força: História, Retórica, Prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, pp. 118-136.
BOCCIONI, Umberto. "Manifesto Técnico da Escultura Futurista" In: Herschel B. Chipp (org.). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999, pp. 302-308.
ARGAN, Giulio Carlo. "Capítulo Seis: A Época do Funcionalismo" In: Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, pp. 438-445. [Sobre "Nu descendo a escada no. 2", de Marcel Duchamp e "Formas Únicas de Continuidade no Espaço", de Umberto Boccioni]